100 Dicas Windows XP

100 Dicas Windows XP

(Parte 6 de 6)

Configurações de energia

A conservação de energia eventualmente irá parar seu drive se ele não estiver sendo utilizado. Mas, se você está no meio de um jogo e precisa de mais dados do drive (por exemplo, novos níveis ou estágios) ou, na hora de carregar ou salvar o jogo, será necessário esperar infindáveis segundos para que o drive volte a funcionar e possa ser acessado. Esse é um problema comum, agora que os PCs possuem bastante RAM e contam menos com o acesso normal de disco. Se você quiser desabilitar esse recurso, clique em Iniciar, Painel de controle, Desempenho e manutenção e, então, Opções de energia. Na caixa de diálogo de Propriedades das Opções de energia, selecione Nunca, abaixo de Desligar disco rígido. Clique em Aplicar e, em seguida, OK. Isso deve impedir que seu disco rígido perca a energia quando você mais precisar dele.

Memória virtual

A memória virtual é uma maneira útil de utilizar espaço do disco rígido para emular RAM. Isso permite que você execute mais programas e lide com mais dados do que seu PC realmente possui capacidade física para suportar. Se seu sistema se apóia na RAM, o Windows XP irá "reestruturar" mais espaço no drive na forma de memória virtual. Se você possui bastante memória RAM em seu PC, hoje em dia isso quer dizer mais do que 512 MB, pouco espaço no drive será necessário e você pode não precisar transferir dado nenhum com o disco rígido. Mesmo que o Windows XP lide com a memória virtual sozinho, você pode verificar suas configurações e efetuar as mudanças. Por exemplo, você pode evitar a transferência com o disco desabilitando a memória virtual (basta ter bastante memória RAM disponível). No entanto, normalmente, é uma boa idéia deixar um pouco de memória virtual disponível para evitar que o sistema sofra uma queda, no caso de faltar RAM física. Para verificar as suas configurações de memória, clique em Iniciar, Painel de controle, Desempenho e manutenção e, então, Avançado. Sob

Windows XP

Performance, clique no botão Configurações. A caixa de diálogos Opções se abrirá. Verifique as configurações de memória virtual na parte inferior da janela. Se você deseja alterar a configuração de memória virtual, clique no botão Alterar. A caixa de diálogo de memória virtual oferece um relatório completo do espaço de disco, além do arquivo de troca. Para alterar a quantidade de espaço separado para a memória virtual, clique em Personalizar tamanho e entre com os tamanhos mínimo e máximo (em megabytes). Se você preferir deixar o Windows XP lidar com tudo automaticamente, clique em Tamanho especificado pelo sistema. Se você possui uma grande quantidade de RAM e realmente não deseja utilizar nenhuma memória virtual (nós não recomendamos isso), então, clique em Sem arquivo de página. Clique no botão Definir quando tiver efetuado suas mudanças.

Windows XP

Esvazie a lixeira

Sejam eles filmes ou música que você efetuou o download pela Internet, ou jogos instalados através de múltiplos CDs, os enormes discos rígidos de hoje em dia estão sendo preenchidos mais rapidamente do que nunca. Seria uma boa idéia ocasionalmente livrar−se dos arquivos em sua lixeira, pasta de temporários, memória cache de Internet e outras localidades de seu drive. Clique em Iniciar, Painel de controle, Desempenho e manutenção e, em seguida, Liberar espaço em seu disco rígido. A caixa de diálogo de limpeza de disco lista as áreas mais comuns onde arquivos desnecessários se acumulam (por exemplo, arquivos temporários de Internet), além da quantidade de espaço que esses arquivos estão ocupando. Verifique a caixa para cada grupo de arquivos que você gostaria de remover e então clique em OK para limpar o espaço. Se você precisa liberar ainda mais espaço, clique na janela Mais opções. Isso permite remover componentes desnecessários do Windows, programas instalados e antigos pontos de restauração que não são mais úteis. Você pode freqüentemente recuperar cerca de 100 MB ou mais limpando o disco rígido.

Controlando os dispositivos

O Windows XP faz um bom trabalho de reconhecimento, instalação e gerenciamento dos dispositivos de hardware dos jogos automaticamente, mas, certamente, não é um sistema à prova de falhas. Essas dicas o ajudarão a adicionar novos dispositivos e ter a certeza de que está se comportando devidamente.

Acione o gerenciamento

Se você tem vontade em abrir o gabinete da sua máquina e dar uma olhada no que está dentro de seu PC, mas não quer sujar as mãos, um bom lugar para começar é o gerenciador de dispositivos. Clique em Iniciar, Painel de controle, Performance e Manutenção e Sistema. Selecione a janela Hardware e clique no botão Gerenciador de dispositivos. Surgirá uma lista de dispositivos. Abrindo um tipo de dispositivo,

você verá os dispositivos específicos com o qual o Windows XP está trabalhando.

O Gerenciador de dispositivos é uma ferramenta útil para solucionar problemas, pois, isso irá dizer se a nova placa de vídeo, placa de som ou dispositivo de jogo foram instalados devidamente. Se o dispositivo não aparecer, ou estiver marcado com um problema, você pode tomar alguns passos para aliviar as coisas.

Adicionar o Assistente de hardware

Suponhamos que você instale um novo dispositivo e que nada aconteça. O Windows XP tenta reconhecer novos dispositivos e instalar um driver da sua própria biblioteca em arquivo (ou pedir por um driver do CD do dispositivo). O Windows XP pode não reconhecer os mais novos dispositivos ou reconhecê−los como um outro diferente. Quando isso ocorrer, você pode utilizar o Assistente para Adicionar hardware e ajudar o Windows XP no processo. Clique em Iniciar, Painel de controle, Performance e manutenção e Sistema. Selecione a janela Hardware e clique no botão do Assistente para adicionar hardware. O Assistente inicia o guia passo a passo através do processo de identificar e fazer o modelo de seu dispositivo com problema ser reconhecido e, então, deixa você escolher o driver (normalmente através de um CD de instalação do produto). Antes de utilizar o Assistente, verifique as instruções de instalação da produtora e siga suas recomendações. Alguns dispositivos podem precisar que você instale algum software antes de instalar o dispositivo físico em si. Muitos outros dispositivos incluem um utilitário de configuração automática que instalará os drivers do dispositivo por você, sem utilizar o Assistente.

Verificação de dispositivo

Digamos que você não possa utilizar um novo dispositivo (ou outro problema no sistema pode ter ocorrido). Utilize o gerenciador de dispositivos em todos os dispositivos do sistema. Dispositivos marcados com um ponto de exclamação amarelo podem estar em conflito com outro dispositivo no sistema. Dispositivos marcados com um X estão desabilitados. Se você der um clique duplo no dispositivo com problema, sua caixa de diálogo de Propriedades informará o problema (se houver) na área da condição do dispositivo. O Windows XP oferece uma solução para cada tipo de dispositivo de hardware no sistema. Quando um problema de dispositivo ocorrer, clique no botão Soluções e siga os passos através dos sintomas e das soluções para localizar o procedimento para habilitar dispositivos desativados ou resolver conflitos básicos. Tenha em mente que você pode ter que tentar diversas soluções antes de conseguir resolver o problema completamente.

Windows XP

Conclusão O Windows XP é o novo sistema operacional de ponta para qualquer PC que venha a rodar um jogo. E, como a maioria das versões do Windows, o XP nos dá bastante espaço para nos movimentarmos. Esta matéria lhe mostrou alguns truques de otimização para melhorar a performance geral do Windows XP, dando−lhe opções para melhorar as condições de vídeo e operações de disco, bem como gerenciar e configurar seus dispositivos de hardware.

mailto:jvpa@infonet.com.br pra fazer contato comigo, é só mandar um e−mail.

(Parte 6 de 6)

Comentários