gestao em marketing

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(Parte 1 de 8)

Gestão Empresarial

PROFª GLAYCE ROCHA SANTOS COIMBRA

COMUNICAÇÃO

INTEGRADA DE

MARKETING

SUMÁRIO

1.

MÓDULO 1 - O QUE É MARKETING

02

1.1

MARKETING, CONCEITOS E IDÉIAS

03

1.2

O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO

07

2.

MÓDULO 2 - COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

04

2.2

ELABORAÇÃO DA MENSAGEM

10

3.

MÓDULO 3 - RELAÇÕES PÚBLICAS

13

3.1

IDENTIDADE CORPORATIVA

16

3.2

IMAGEM

18

3.3

IVY LEE

19

3.4

BRIEFING

20

3.5

UM BOM BRIEFING É O 1º PRIMEIRO PASSO P/ O SUCESSO

21

3.6

ONIPIÃO

24

3.7

PÚBLICO

26

4.

MÓDULO 4 - PROPAGANDA

28

4.1

HISTÓRIA DA PROPAGANDA – LEITE MOÇA NESTLÉ

30

5.

MÓDULO 5 - MERCHANDISING

34

6.

MÓDULO 6 - MARKETING DIRETO

36

7.

MÓDULO 7 - PROMOÇÃO DE VENDAS

41

8.

MÓDULO 8 - E-MARKETING

48

9.

BIBLIOGRAFIA

49

10.

ANEXOS

50

Mód ulo 1 - O QUE É MARKETING?

Marketing é uma palavra em inglês derivada de market, que significa mercado. É utilizada para expressar a ação voltada para o mercado. Assim entende-se que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como a razão e o foco de suas ações.

O conceito moderno de marketing surgiu no pós-guerra, na década de 1950, quando o avanço da industrialização mundial acirrou a competição entre as empresas e a disputa pelos mercados trouxe novos desafio, Já não bastava desenvolver e produzir produtos e serviços com qualidade e custo competitivo para que receitas e lucros fossem alcançados. O cliente pasou a contar com o poder da escolha, selecionando a alternativa que lhe proporcionasse a melhor relação entre custo e benefício.

As empresas, reconhecendo que a decisão final sobre a compra estava nas mãos dos clientes, passaram a adotar práticas como pesquisa e análise de mercado, adequação dos produtos segundo as características e necessidades dos clientes, comunicação dos benefícios do produto em veículos de massa, promoção de vendas, expansão e diversificação dos canais de distribuição. Passou-se a orientar as decisões e ações das empresas para o mercado surgindo novos conceitos como "empresa orientada para o mercado", "criação de vantagem competitiva" e, mais recentemente, "criação de valor para o cliente", entre outros.

Portanto, o conceito de marketing pode ser entendido como:

“A função empresarial que cria continuamente valor para o cliente o gera vantabem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, rlrlrrricuçnn e distribuição.

A prática contínua, eficaz e competente da função de marketing possibilita o crescimento sólido das receitas e dos lucros da empresa, bem como a realização plena de sua contribuição social.

A American Marketing Association (Associação Americana de Marketing) define Marketing como a execução das atividades de negócios que encaminham o fluxo de mercadorias e serviços do produtor aos consumidores finais, industriais e comerciais. É o processo de planejamento e execução de criação, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços para criar intercâmbios que irão satisfazer as necessidades do individuo e da organização.

“Um empreendimento comercial possui duas, e só duas, funções básicas: o marketing e a inovação. O resto é custo.”

(Peter Drucker)

O marketing em si é planejamento e ação de detalhes.”

(Vicente Ambrosio)

A inovação está em se criar um valor novo para o cliente que desequilibre a concorrência. (Marketing – Criando Valor para o Cliente)

“Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de obtêm aquilo que necessitam ou desejam, através da criação, da oferta e da livre negociação de produtos e serviços de valor com outrem”. (Philip Kotler)

1.1 – MARKETING, CONCEITO E IDÉIAS

PESQUISA DE MERCADO

  • Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores e concorrentes;

  • Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço;

  • Consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.

HIERARQUIA DE MASLOW

Parte do pressuposto de que o comportamento humano não pode ser explicado pela simples relação entre estímulo e resposta ou como resultado de impulsos e conflitos. Maslow explicou que as pessoas são dirigidas por certas necessidades em ocasiões específicas, tendo como meta principal a auto-realização. As pessoas são impelidas a satisfazer suas necessidades de acordo com a hierarquia, conforme mostra a figura ao lado. Na medida em que uma necessidade é satisfeita, a pessoa tenta satisfazer outra necessidade. O último nível da hierarquia é a auto-realização. Todas as atividades que representam crescimento pessoal são motivados

NECESSIDADES, DESEJOS E DEMANDAS

  • Necessidades: é o estado de carência que provoca a motivação de consumo.

  • Desejos: são descritos em função de produtos que podem satisfazer a necessidade percebida.

  • Demanda: desejo aliado a poder de compra.

VALOR E SATISFAÇÃO

•Valor ao cliente é a relação custo x benefício de um produto.

  • A satisfação é determinada pela expectativa do cliente e pelo nível de qualidade entregue efetivamente pelo produto.

Dilema promessa X qualidade

TROCA, TRANSAÇÃO E RELACIONAMENTO

•Troca é o ato de obter um objeto desejado de alguém dando algo em retorno

•Transação consiste de uma negociação de valores entre duas partes (monetária x permuta-escambo).

  • Relacionamentos: ligação profissional através da convivência com os clientes. (obtidos pela promessa e fornecimento de produtos de alta qualidade, bom serviço e preço justos: laços econômicos e sociais).

MERCADO CONSUMIDOR – É PRECISO CONHECÊ-LO

  1. Identificar características gerais

    • PF: Qual a faixa etária? Maioria de Homens ou Mulheres?

    • PF: Qual o seu trabalho? Quanto ganham? etc...

    • PJ: Setor que as empresas trabalham.

    • PJ: Tipo de produto / serviço que oferecem. etc...

  2. Identificar atividades interesses e opiniões

    • O que ele gosta de fazer? Como utiliza o tempo livre?

    • O que consideram importante em seu produto / serviço?

  3. Identificar o que leva essas pessoas a comprar

    • Preço? Prazo? Qualidade? Marca? Garantias?

  4. Identificar onde está o seu Mercado Consumidor

    • Qual o tamanho da área onde você atua?

    • Apenas sua rua? Seu bairro? Sua cidade?...

    • Seu cliente vai encontrar você facilmente?

MERCADO FORNECEDOR

Fornecedores são aqueles que vão “alimentar” sua empresa com mercadorias e/ou matérias- primas.

    • O trabalho com os Fornecedores é um trabalho de PARCERIA.

    • Qualidade, Preços, Prazos, Regularidade são fundamentais para garantir a saúde de sua empresa.

O que é importante saber sobre o Mercado Fornecedor:

    • Quem são seus fornecedores?

    • Onde estão?

    • Qual a capacidade de fornecimento?

    • Quais as condições de venda?

    • Que alternativas você tem numa emergência,se um fornecedor falhar, por exemplo?

MERCADO CONCORRENTE

Concorrentes são aqueles que atendem às mesmas necessidades

    • Um bom concorrente é um ótimo professor.

    • Procure observar os erros e acertos de cada concorrente e aprender com eles a conquistar consumidores.

O que é importante saber sobre o Mercado Concorrente:

    • Quais empresas estão disputando mercado com você?

    • Quantas são?

    • O que oferecem de diferente?

    • Quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas em relação à sua empresa?

COMPOSTO MERCADOLÓGICO

PRODUTO – PREÇO – PRAÇA – PROMOÇÃO

PRODUTO

  • É tudo aquilo capaz de satisfazer um desejo ou uma necessidade.

  • Um bem físico ou um serviço.

  • É necessário pesquisas para saber a aceitação do produto.

  • Possui características tangíveis e intangíveis.

Tamanho, cor, embalagem, rótolo, qualidade, matéria prima, nome da marca etc.

PREÇO

  • Valor agregado que justifica a troca.

  • A quantidade cobrada por aquilo que oferecem.

  • Deve ser adequado às necessidades

  • Análise de custo, método de determinação de preço e ofertas dos concorrentes

Formas de pagamento: dinheiro, cheque, cartão, permuta, carnê, promissória, etc.

Condições de pagamento: a vista, prazo, desconto.

PRAÇA

  • Refere-se a como produtos e serviços são entregues aos mercados para se tornarem disponíveis para a troca.

  • Processo que leva produto até o cliente.

  • Onde, como, quando.

Canais de distribuição: ponto de venda, filiais, distribuidores, representantes, parceiros comerciais, varejistas, atacadistas.

PROMOÇÃO

  • É a maneira como os profissionais de marketing informam, convencem e lembram os clientes sobre produtos e serviços.

Propaganda, cupons, serviço ao cliente,mala direta,Internet,Relações Públicas,telemarketing,televendas, feiras e exposições.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Fatores culturais

    • Cultura

    • Microcultura

    • Classe social

Fatores sociais

    • Grupos de Referência

    • Família

    • Papéis sociais e status

Fatores pessoais

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