(Parte 1 de 2)

Teoria dos Tipos de LideranTeoria dos Tipos de Lideranççaa Equipe:Equipe:

JudithJudith

SuzianeSuziane FeitosaFeitosa

Solange TorresSolange Torres

RossyanneRossyanne RochaRocha

Roberta BragaRoberta Braga

Priscila AmaralPriscila Amaral

Neide Veiga Neide Veiga

Maria Maria DoroteiaDoroteia Lucio RochaLucio Rocha

ValdeniseValdenise MouraMoura LaudinexLaudinexda Silvada Silva

JussieneJussiene SoaresSoares

Juliana NogueiraJuliana Nogueira

Helena FurtadoHelena Furtado

GlaerbsonGlaerbson

DelcimDelcimááriaria OliveiraOliveira

D'D'áávilavila MedeirosMedeiros DanielaDaniela

O O perfeccionistaperfeccionistaou ou empreendedorempreendedor

Este tipo tem um grande objetivo de vida: não Este tipo tem um grande objetivo de vida: não errar. De preferência, nunca. errar. De preferência, nunca. ÉÉfixado na ordem e fixado na ordem e na perfeina perfeiçção, mas, geralmente, senteão, mas, geralmente, sente--se preso na se preso na imperfeiimperfeiçção. Acumula inão. Acumula inúúmeros projetos ao meros projetos ao mesmo tempo e, quando finaliza um deles com mesmo tempo e, quando finaliza um deles com uma qualidade desejuma qualidade desejáável, acaba não se vel, acaba não se perdoando. perdoando. Dificilmente o Dificilmente o perfeccionistaperfeccionistavai vai relaxar.relaxar.

Focos de atenFocos de atenççãoão

Na busca da perfeiNa busca da perfeiçção, esquivaão, esquiva--se do erro e do mal.se do erro e do mal.É impulsivo e seu impulso tem pouca duraimpulsivo e seu impulso tem pouca duraçção. Enfatizam ão. Enfatizam virtudes prvirtudes prááticas como trabalho, economia, honestidade ticas como trabalho, economia, honestidade e esfore esforçço.o.

Focos de atenFocos de atenççãoão

Por ser empreendedor, pode chegar a ser um Por ser empreendedor, pode chegar a ser um workaholicworkaholiccontumaz, tendo dificuldade de contumaz, tendo dificuldade de harmonizar famharmonizar famíília com o trabalho, o que o leva a lia com o trabalho, o que o leva a bloquear sentimentos inaceitbloquear sentimentos inaceitááveis.veis.

Quando suas necessidades não são satisfeitas, Quando suas necessidades não são satisfeitas, pode, inconscientemente, sentir raiva e pode, inconscientemente, sentir raiva e ressentimento.ressentimento.

Quando criticado, por mais que assuma uma Quando criticado, por mais que assuma uma nova postura, pode ficar ressentido por anos.nova postura, pode ficar ressentido por anos.

Pessoas com este tipo de personalidade Pessoas com este tipo de personalidade concentramconcentram--se nas necessidades dos outros se nas necessidades dos outros ––o o que não quer dizer que toda essa disposique não quer dizer que toda essa disposiçção em ão em ajudar seja totalmente desinteressada. Ainda ajudar seja totalmente desinteressada. Ainda que seja sob a forma de afeique seja sob a forma de afeiçção e aprovaão e aprovaçção. ão. Serem amadas e apreciadas Serem amadas e apreciadas ééuma questão uma questão fundamental para pessoas com essa fundamental para pessoas com essa personalidade. personalidade.

Doador, prestimoso ou Doador, prestimoso ou prestativoprestativo

Focos de atenFocos de atenççãoão

Para agradar aos outros, muitas vezes, abre Para agradar aos outros, muitas vezes, abre mão de suas prmão de suas próóprias necessidades. Aliprias necessidades. Aliáás, nem s, nem sempre as vê.sempre as vê.

Ao mesmo tempo, senteAo mesmo tempo, sente--se confinado pelo apoio se confinado pelo apoio que dque dááaos outros.aos outros.

Vê como Vê como úúnica forma de ganhar ou reter o amor nica forma de ganhar ou reter o amor de algude alguéém adaptarm adaptar--se aos seus desejos.se aos seus desejos.

Não raro, manipula atravNão raro, manipula atravéés da empatia que cria s da empatia que cria por sua postura solpor sua postura solíícita.cita.

Não hNão hááoutro tipo de pessoa mais dedicada ao outro tipo de pessoa mais dedicada ao trabalho do que esta. De acordo com HURLEYtrabalho do que esta. De acordo com HURLEY e DOBSON (1995) pessoas com este tipo de e DOBSON (1995) pessoas com este tipo de personalidade personalidade ““(...) reprimem o seu desejo por (...) reprimem o seu desejo por relacionamentos de maneira que possam relacionamentos de maneira que possam sustentar uma relasustentar uma relaçção harmoniosa com o ão harmoniosa com o mundo.mundo.””Para elas, o amor vem atravPara elas, o amor vem atravéés de suas s de suas realizarealizaçções e da imagem. Vêem o mundo como ões e da imagem. Vêem o mundo como desafio, por isso, destacamdesafio, por isso, destacam--se em tudo o que se em tudo o que fazem e não hfazem e não hááobstobstááculo que as impeculo que as impeçça de a de seguir adiante em seus objetivos. seguir adiante em seus objetivos.

DesempenhadorDesempenhador ou bemou bem-- sucedidosucedido

OOespespíírito competitivo faz do rito competitivo faz do ““desempenhadordesempenhador”” um lum lííder eficiente der eficiente ––o que vem a coincidir com o que vem a coincidir com seus anseios, pois quer ser o primeiro, liderar, seus anseios, pois quer ser o primeiro, liderar, aparecer.aparecer.

Focos de atenFocos de atenççãoão

Empreendimento: produtividade e Empreendimento: produtividade e desempenho. Objetivos: tarefas e resultados.desempenho. Objetivos: tarefas e resultados.

Buscam a eficiência com fator de vida e temem Buscam a eficiência com fator de vida e temem o fracasso, pensando que este faro fracasso, pensando que este faráácom que com que percam o respeito e a reputapercam o respeito e a reputaçção.ão.

Pouco contato com a vida emocional. O Pouco contato com a vida emocional. O coracoraçção dos ão dos ““desempenhadoresdesempenhadores””estestááno no trabalho;trabalho;

Desprezo pelo lugarDesprezo pelo lugar--comum e pela comum e pela superficialidade de sentimentos.superficialidade de sentimentos.

A forma que encontra para enaltecer o lado A forma que encontra para enaltecer o lado comum da vida comum da vida éépor meio da perda, da por meio da perda, da fantasia, dos vfantasia, dos víínculos com a arte e dos atos nculos com a arte e dos atos dramdramááticos.ticos.

Os relacionamentos dos românticos seguem o Os relacionamentos dos românticos seguem o ritmo instritmo instáável do vel do ““ataata--desatadesata--reatareata””, j, jááque que quer sempre o melhor daquilo que estquer sempre o melhor daquilo que estáá ausente.ausente.

d) Esse tipo extremamente sensd) Esse tipo extremamente sensíível vel éétambtambéém m um grande apoio para pessoas em processo de um grande apoio para pessoas em processo de dor ou crisedor ou crise

O observadorO observador

O observador O observador ééum tipo que se protege das um tipo que se protege das emoemoçções fortes, principalmente quando ões fortes, principalmente quando envolvem outras pessoas. envolvem outras pessoas. Pessoas com este tipo de personalidade, Pessoas com este tipo de personalidade, decididamente, são individualistas e preocupadas decididamente, são individualistas e preocupadas em manter intacta a sua privacidade e evitar o em manter intacta a sua privacidade e evitar o contato mais estreito. contato mais estreito. Ao se verem em pAo se verem em púúblico, sentemblico, sentem--se afastados se afastados das pessoas, permitindodas pessoas, permitindo--se se ààs emos emoçções somente ões somente quando estquando estáásozinho. Sua postura distanciada faz sozinho. Sua postura distanciada faz dele o prdele o próóprio observador.prio observador.

Focos de atenFocos de atenççãoão

Valoriza o domValoriza o domíínio emocional. Prefere eventos nio emocional. Prefere eventos estruturados, nos quais sabe, antecipadamente, estruturados, nos quais sabe, antecipadamente, todos os passos e a diretodos os passos e a direçção a seguir, evitando ão a seguir, evitando exporexpor--se.se.

Organiza os vOrganiza os váários aspectos da vida em rios aspectos da vida em compartimentos separados, pois, na sua visão, compartimentos separados, pois, na sua visão, não hnão hááligaligaçção entre eles.ão entre eles.

Assiste Assiste ààvida do ponto de vista do espectador. vida do ponto de vista do espectador. AlAléém da nom da noçção dos acontecimentos, essa postura ão dos acontecimentos, essa postura pode trazerpode trazer--lhe uma sensalhe uma sensaçção de isolamento.ão de isolamento.

Minimiza o contato para evitar o medo e a Minimiza o contato para evitar o medo e a paixão.paixão.

Patrulheiro,Protetor ou Patrulheiro,Protetor ou LegistaLegista

As dAs dúúvidas são a sombra deste tipo, que passa a vidas são a sombra deste tipo, que passa a vida questionando se o amor e a felicidade vida questionando se o amor e a felicidade existem.existem. Um medo de acreditar e ser traUm medo de acreditar e ser traíído coloca o do coloca o patrulheiro sempre em estado de alerta, razão patrulheiro sempre em estado de alerta, razão pela qual a entrega não encontra espapela qual a entrega não encontra espaçço em o em nenhuma circunstância. nenhuma circunstância. Suas aSuas açções estão sempre ões estão sempre dentro das leis, normas e regulamentos, o que dentro das leis, normas e regulamentos, o que faz com que, muitas vezes, seja moroso no faz com que, muitas vezes, seja moroso no processo decisprocesso decisóório. Alrio. Aléém disso, ao invm disso, ao invéés de agirs de agir, , pensa e, por vezes, perde oportunidades.pensa e, por vezes, perde oportunidades.

Focos de atenFocos de atenççãoão

Mentalmente, o legista funciona com um Mentalmente, o legista funciona com um ““Sim, Sim, mas...mas...””ou ou ““Isso pode não dar certoIsso pode não dar certo””..

Ele tem medo de admitir a prEle tem medo de admitir a próópria raiva e tem pria raiva e tem medo de enfrentar a raiva dos outros.medo de enfrentar a raiva dos outros.

O patrulheiro não convive bem com a O patrulheiro não convive bem com a autoridade, podendo, algumas vezes, rebelarautoridade, podendo, algumas vezes, rebelar--se se contra ela.contra ela.

Para o protetor, o mundo Para o protetor, o mundo éérepleto de amearepleto de ameaçças as

Sonhador ou generalistaSonhador ou generalista

Esse verdadeiro gourmet da vida tem o poder de Esse verdadeiro gourmet da vida tem o poder de reunir em torno de si o lado volreunir em torno de si o lado voláátil das coisas.til das coisas. Ele quer ser um eterno jovem, possui elevado Ele quer ser um eterno jovem, possui elevado grau de energia e motivagrau de energia e motivaçção e ão e ééintuitivo. intuitivo. ÉÉum um amante volamante volúúvel que evita responsabilidades. Sua vel que evita responsabilidades. Sua grande dificuldade estgrande dificuldade estááem finalizar coisas que, em finalizar coisas que, por sinal, inicia com a maior desenvoltura e por sinal, inicia com a maior desenvoltura e entusiasmo. Compromissos tambentusiasmo. Compromissos tambéém m representam um problema para o representam um problema para o epicuristaepicurista, , assim procura neutralizassim procura neutralizáá--lo deixando lo deixando ààsua sua disposidisposiçção vão váárias oprias opçções em aberto. A atraões em aberto. A atraçção ão ao prazer ao prazer ééuma forma de escapar ao uma forma de escapar ao sofrimento.sofrimento.

Focos de atenFocos de atenççãoão

Sempre aberto a coisas novas, busca projetos Sempre aberto a coisas novas, busca projetos interessantes para se envolver, porinteressantes para se envolver, poréém tem m tem dificuldade de levdificuldade de leváá--los adiante.los adiante.

O prazer O prazer ééo seu refo seu refúúgio contra o lado da vida gio contra o lado da vida que considera que considera ““negronegro”” (responsabilidades,sofrimento, compromissos, (responsabilidades,sofrimento, compromissos, envolvimentos mais profundos...).envolvimentos mais profundos...).

Usa seu charme e talento para criar um clima Usa seu charme e talento para criar um clima amistoso com as pessoas. Mas, no fundo, amistoso com as pessoas. Mas, no fundo, ééum um medroso.medroso.

O sonhador dO sonhador dááo seu reino para evitar o seu reino para evitar confrontos, mas, quando eles acontecem, dconfrontos, mas, quando eles acontecem, dááum um jeito de sair pela tangente.jeito de sair pela tangente.

Patrão ou confrontadorPatrão ou confrontador

acaso, tambacaso, tambéém denominado m denominado ““o patrãoo patrão””

Aquele tipo Aquele tipo ““paizãopaizão””, , superprotetorsuperprotetore e controlador controlador ééo retrato do confrontador, não por o retrato do confrontador, não por Ao contrAo contráário do patrulheiro, esse tipo adora uma rio do patrulheiro, esse tipo adora uma briga. No ambiente de trabalho, certamente serbriga. No ambiente de trabalho, certamente seráá aquele que luta pelos companheiros. Aproximaaquele que luta pelos companheiros. Aproxima-- se do lse do lííder de um grupo com facilidade e, caso der de um grupo com facilidade e, caso deseja estar nessa posideseja estar nessa posiçção, inicia o combate. Se ão, inicia o combate. Se não a quer, respeita a pessoa que a tem. não a quer, respeita a pessoa que a tem. É comum ver confrontadores em postos de comum ver confrontadores em postos de comando e, em geral, revelamcomando e, em geral, revelam--se lse lííderes capazes deres capazes de usar o prde usar o próóprio poder com sabedoria.prio poder com sabedoria.

Focos de atenFocos de atenççãoão

Os confrontadores se preocupam com a Os confrontadores se preocupam com a justijustiçça, mas desprezam a fraqueza, nem a, mas desprezam a fraqueza, nem conseguem encarar as prconseguem encarar as próóprias.prias.

O patrão O patrão ééum exagerado no estilo pessoal.um exagerado no estilo pessoal.

Para ele, Para ele, éétudo ou nada. Isso levatudo ou nada. Isso leva--o a o a perceber as situaperceber as situaçções em pontos extremos.ões em pontos extremos.

Como tem dificuldade de controlar os Como tem dificuldade de controlar os impulsos, necessita estabelecer limites.impulsos, necessita estabelecer limites.

O mediador ou pacificadorO mediador ou pacificador

Os dois lados de uma mesma questão estão Os dois lados de uma mesma questão estão sempre presentes na vida de pessoas com este sempre presentes na vida de pessoas com este tipo de personalidade. Deseja possuir uma tipo de personalidade. Deseja possuir uma relarelaçção harmônica com o mundo, sendo, dessa ão harmônica com o mundo, sendo, dessa forma, grandes pacifistas. Não forma, grandes pacifistas. Não ééexagero dizer exagero dizer que este tipo conhece melhor desejos e que este tipo conhece melhor desejos e necessidades dos outros do que os prnecessidades dos outros do que os próóprios. Se prios. Se é solicitado para ajudar, estsolicitado para ajudar, estááali presente ali presente prontamente prontamente ––desde que não exijam dele uma desde que não exijam dele uma postura. Equilibrapostura. Equilibra--se em cima do muro. se em cima do muro. ““SimSim””, , ““talveztalvez””, , ““muito pelo contrmuito pelo contrááriorio”’”’são expressões são expressões que fazem parte do seu repertque fazem parte do seu repertóório.rio.

Focos da atenFocos da atenççãoão

Facilmente substitui necessidades essenciais Facilmente substitui necessidades essenciais por coisas desnecesspor coisas desnecessáárias.rias.

A pessoa com esta personalidade enfrenta A pessoa com esta personalidade enfrenta dificuldades nas mudandificuldades nas mudançças. Para ela, as. Para ela, éémais fmais fáácil cil saber o que não quer do que o que quer.saber o que não quer do que o que quer.

(Parte 1 de 2)

Comentários