calculos tecnicos

calculos tecnicos

(Parte 1 de 3)

AULA 1

Usando unidades de medida

Quando alguØm vai à loja de autopeças para comprar alguma peça de reposiçªo, tudo que precisa Ø dizer o nome da peça, a marca do carro, o modelo e o ano de fabricaçªo. Com essas informaçıes, o vendedor Ø capaz de fornecer exatamente o que a pessoa deseja em poucos minutos.

Isso acontece devido à normalizaçªo, isto Ø, por causa de um conjunto de normas estabelecidas de comum acordo entre fabricantes e consumidores. Essas normas simplificam o processo de produçªo e garantem um produto confiÆvel, que atende às necessidades do consumidor.

Um dos dados mais importantes para a normalizaçªo Ø exatamente a unidade de medida. Graças a ela, vocŒ tem certeza de que o parafuso quebrado que prendia a roda de seu carro poderÆ ser facilmente substituído, uma vez que Ø fabricado com unidades de medida tambØm padronizadas.

Na Mecânica, o conhecimento das unidades de medida Ø fundamental para a realizaçªo de qualquer tarefa específica nessa Ærea.

Por exemplo, vamos fazer de conta que vocŒ Ø um torneiro e recebeu o desenho de uma peça para fabricar. No desenho, vocŒ nota que nªo estÆ escrita a unidade de medida usada pelo desenhista. VocŒ sabe por quŒ? Nªo? Entªo estude esta liçªo, porque nela daremos a resposta a essa e a outras perguntas que talvez vocŒ tenha sobre este assunto.

O milímetro

Em MatemÆtica, vocŒ jÆ aprendeu que, para medir as coisas de modo que todos entendam, Ø necessÆrio adotar um padrªo, ou seja, uma unidade de medida.

Em Mecânica, a unidade de medida mais comum Ø o milímetro, cuja abreviaçªo Ø m. Ela Ø tªo comum que, em geral, nos desenhos tØcnicos, essa abreviaçªo (m) nem aparece.

O milímetro Ø a milØsima parte do metro, ou seja, Ø igual a uma parte do metro que foi dividido em 1.0 partes iguais.Provavelmente, vocŒ deve estar pensando: “Puxa! Que medida pequenininha! Imagine dividir o metro em 1.0 partes!”.

Pois, na Mecânica, essa unidade de medida Ø ainda considerada enorme, quando se pensa no encaixe de precisªo, como no caso de rolamentos, buchas, eixos. E essa unidade Ø maior ainda para instrumentos de mediçªo, como calibradores ou blocos-padrªo.

1 A U L A

O problema

Nossa aula

AULA1

Assim, a Mecânica emprega medidas ainda menores que o milímetro, como mostra a tabela a seguir.

DØcimo de milímetro0,1 mm1 10

CentØsimo de milímetro0,01 mm1 100

Na prÆtica, o milØsimo de milímetro tambØm Ø representado pela letra grega m (lŒ-se mi). Assim, o milØsimo de milímetro pode tambØm ser chamado de micrometro ou, simplesmente, de mícron (0,001 m = 1 m = 1m).

É bom estudar os assuntos passo a passo, para nªo perder nenhuma informaçªo. Por isso, vamos propor um exercício bem fÆcil, para vocŒ fixar as informaçıes que acabamos de lhe dar.

Exercício 1

Identifique as medidas, escrevendo 1, 2, 3 ou 4 nos parŒnteses. ( 1 )milímetros()0,5 m ( 2 )dØcimos de milímetro()0,008 m ( 3 )centØsimos de milímetro()3 m ( 4 )milØsimos de milímetro()0,04 m ()0,6 m ()0,003 m

A polegada

A polegada Ø outra unidade de medida muito utilizada em Mecânica, principalmente nos conjuntos mecânicos fabricados em países como os Estados Unidos e a Inglaterra.

Embora a unificaçªo dos mercados econômicos da Europa, da AmØrica e da `sia tenha obrigado os países a adotarem como norma o Sistema MØtrico Decimal, essa adaptaçªo estÆ sendo feita por etapas. Um exemplo disso sªo as mÆquinas de comando numØrico computadorizado, ou CNC - Computer Numerical Control, que vŒm sendo fabricadas com os dois sistemas de medida. Isso permite que o operador escolha o sistema que seja compatível com aquele utilizado em sua empresa.

Por essa razªo, mesmo que o sistema adotado no Brasil seja o sistema mØtrico decimal, Ø necessÆrio conhecer a polegada e aprender a fazer as conversıes para o nosso sistema.

A polegada, que pode ser fracionÆria ou decimal, Ø uma unidade de medida que corresponde a 25,4 m.

Tente vocŒ tambØm

AULA 1

Observe que, na rØgua de baixo, os nœmeros aparecem acompanhados de um sinal (“). Esse sinal indica a representaçªo de uma medida em polegada ou em fraçªo de polegada.

Da mesma forma que o milímetro Ø uma unidade de medida muito grande para a Mecânica e, por isso, foi dividido em submœltiplos, a polegada tambØm foi dividida. Ela tem subdivisıes que podem ser usadas nas medidas de peças de precisªo.

Assim, a polegada foi dividida em 2, 4, 8, 16, 32, 64 e 128 partes iguais. Nas escalas graduadas em polegada, normalmente a menor divisªo corresponde a 1/16". Essas subdivisıes sªo chamadas de polegadas fracionÆrias.

cala apresenta as fraçıes 1/8", 1/4", 3/8"e assim por diante. Observe que os

DŒ mais uma olhada na figura acima. VocŒ deve ter percebido que a esnumeradores das fraçıes sªo sempre nœmeros ímpares. Como se chegou a essas fraçıes?

Para obter essa resposta, vamos representar uma escala de uma polegada de comprimento e verificar como as subdivisıes foram feitas:

VocŒ que estudou fraçıes em MatemÆtica jÆ sabe que algumas das que estªo na escala mostrada acima podem ser simplificadas. Por exemplo:

Esse procedimento Ø realizado atØ obtermos a fraçªo final da escala. Os resultados dos exemplos acima mostram as subdivisıes mais comuns da polegada fracionÆria.

AULA1

Para medidas menores, o procedimento serÆ o mesmo. As subdivisıes sªo obtidas a partir da divisªo de 1/16", e seus valores em ordem crescente serªo:

A representaçªo da polegada em forma decimal Ø tªo usada na Mecânica quanto a fracionÆria. Ela aparece em desenhos, aparelhos de mediçªo, como o paquímetro e o micrômetro, e permite medidas menores do que a menor medida da polegada fracionÆria, que Ø 1/128".

Uma polegada decimal equivale a uma polegada fracionÆria, ou seja, 25,4 m. A diferença entre as duas estÆ em suas subdivisıes: em vez de ser subdividida em fraçıes ordinÆrias, a polegada decimal Ø dividida em partes iguais por 10, 100, 1.0 etc.

A divisªo mais comum Ø por 1.0. Assim, temos, por exemplo: 1/2" correspondente a 0,5" (ou 5 dØcimos de polegada) 1/4" correspondente a 0,25" (ou 25 centØsimos de polegada) 1/8" correspondente a 0,125" (ou 125 milØsimos de polegada)

Transformaçªo de unidades de medida

VocŒ deve estar pensando que entender o que Ø o milímetro e suas subdivisıes, bem como o que Ø a polegada e como ela estÆ dividida, nªo Ø muito difícil. Provavelmente o que vocŒ deve estar se perguntando agora Ø: “E se eu tiver uma medida em polegadas e precisar saber quanto isso vale em milímetros e vice-versa?”.

Esse cÆlculo Ø necessÆrio, por exemplo, quando um operador recebe materiais cujas dimensıes estªo em polegadas e precisa construir uma peça ou dispositivo cujo desenho apresenta as medidas em milímetros ou fraçıes de milímetros, o que Ø bastante comum na indœstria mecânica.

Transformando polegadas em milímetros

Vamos começar pelo mais fÆcil, entªo. Para transformar uma medida dada em polegadas para milímetros, basta apenas multiplicar a fraçªo por 25,4 m. Veja como isso Ø fÆcil nos exemplos a seguir.

a)VocŒ tem em casa uma furadeira e um conjunto de brocas medidas em milímetros. Para instalar a secadora de roupas de sua mªe, Ø necessÆrio fazer um furo na parede de 5/16". Qual a medida da broca que vocŒ precisa para fazer o furo?

1281 "641 "1283 "321 "1285 "643 "1287 "16 1 " x x

AULA1

(Parte 1 de 3)

Comentários