Genes Hox - Basico

Genes Hox - Basico

Genes HOX

Os genes homeobox são conhecidos como genes controladores do desenvolvimento (do inglês “master control genes”), pois atuam no topo de hierarquias genéticas regulando aspectos essenciais da embriogênese, morfogênese e diferenciação celular de uma série de organismos dos mais simples aos mais complexos..

Os genes Hox são um subgrupo dos genes homeobox. Esses genes definem um padrão para a formação do eixo corporal. Dessa forma, ao fornecer a identidade de certas regiões do corpo, os genes Hox determinam onde as pernas e outros segmentos do corpo crescerão e se desenvolverão em um feto.

O esqueleto axial é composto principalmente por vértebras e costelas. No embrião, estes elementos esqueléticos desenvolvem-se a partir dos somitos, unidades segmentadas de mesoderma localizadas em ambos os lados do tubo neural. Todos os somitos são morfologicamente idênticos, no entanto, o de tipo vértebra que originam é específico do nível axial no qual o somito se localiza. Esta especificidade é garantida, em grande parte, pelos genes Hox, que codificam factores de transcrição.

Dados recentes indicam que os genes Hox do grupo 10 são essenciais para a produção de vértebras lombares ao bloquearem a formação de costelas (caracteristicamente associadas às vértebras torácicas).

A descoberta dos genes homeobox foi importante para o entendimento do desenvolvimento embrionário e da evolução, que foram encontrados homólogos com função semelhante em várias espécies, de fungos e vegetais a humano. O nome homeobox foi dado a esse grupo de genes porque foram descobertos a partir dos genes homeóticos da mosca da fruta Drosophila melanogaster, responsáveis pelo fenômeno conhecido como homeose quando sofrem mutação. A homeose consiste na transformação de uma estrutura corporal em outra. Exemplo típico ocorre na mutação do gene Antennapedia, que acarreta a formação de patas no lugar das antenas. Sabe-se que nos vertebrados os genes homólogos ao complexo homeótico da Drosophila estão dispostos de maneira agrupada e são chamados de HOX. A expressão dos genes HOX é iniciada na gastrulação e segue um padrão de colinearidade temporal e espacial.

Comentários