Introdução ao Visual Basic

Introdução ao Visual Basic

(Parte 1 de 4)

Fundamentos do Visual Basic

índice i

Introdução ao Visual Basic 4

Autor: ALONCIO DE CARVALHO SANTOS

Fundamentos do Visual Basic

Apresentação1
O que é o Visual Basic ?1
Vantagens do Visual Basic1
Edições do Visual Basic2
Objetivos do Curso2
Introdução3
Ambiente de Trabalho do Visual Basic3
Terminologia do Visual Basic5
Projetos e Executáveis do Visual Basic6
Passos para a criação de uma aplicação em VB6
Técnicas de Programação7
Fundamentos8
Objetos8
Nomeando Objetos9
Propriedades10
Eventos12
Controles Básicos13
Manipulando Código e Formulários17
Trabalhando com Código17
Trabalhando com Formulários22
Exibindo e Escondendo Formulários22
Formulários Modal23
Configurando o Startup Form23
Encerrando sua Aplicação24

Índice

Fundamentos do Visual Basic

Variáveis26
O que é uma Variável?26
Tipos de Variáveis do Visual Basic26
Nomeando Variáveis27
Declaração28
Conversões31
Manipulando Strings32
Manipulando Datas32
Procedures35
Procedures35
Procedures de Evento35
General Declarations35
Sub Procedures35
Function Procedures36
Passagem de Parâmetros36
Controlando a Execução38
Estruturas de Seleção38
Estrutura de Repetição40
Depuração de Aplicativos45
Tipos de Erros45
Ferramentas de Depuração45
Break Mode46
Debug Window46

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Índice

Fundamentos do Visual Basic

Controles48
Controles Padrões48
Custom Controls50
Controles de Arquivos51
CommonDialog52
Indexando Controles53
Projetando Menus54
Acessando Banco de Dados57
Conceitos Básicos57
Acessando Dados com o Visual Basic57
Trabalhando com o Data Control58
RecordSet59
Usando SQL60
Data Form Designer61
Manipulando Registros61
Detalhes Finais65
Projetando sua Interface65
Desenvolvimento em 16 e 32 Bits66
Distribuindo seus Aplicativos66
Glossário68

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Índice

Fundamentos do Visual Basic

Aloncio de C. Santos página 1

1 APRESENTAÇÃO

Veremos neste capítulo: 4 o que é Visual Basic 4 conhecer as edições do Visual Basic 4 objetivos do Curso

O Visual Basic é uma linguagem de programação, que permite a criação de aplicativos para o ambiente Windows. Através de ferramentas gráficas você desenha seu aplicativo, atribui suas características e gera seu código de maneira rápida e eficiente. Trata-se de uma das mais utilizadas ferramentas de programação utilizadas atualmente.

Microsoft Visual Basic é a maneira mais rápida e fácil de se criar aplicações poderosas e com recursos que exploram todas as possibilidades da interface gráfica do Windows. Dentre as vantagens oferecidas pelo VB podemos destacar:

• Ambiente de desenvolvimento que possibilita a criação de aplicativos de maneira rápida, oferecendo diversas ferramentas de depuração.

• Capacidade de programação para múltiplas plataformas, gerando aplicativos de 16 bits para o Windows 3.1 ou aplicativos 32 bits para o Windows 95 e Windows NT.

• Extensibilidade da linguagem, permitindo o acréscimo de controles personalizados para ampliar seus recursos.

• Linguagem de programação derivada do BASIC, comum aos aplicativos do

Microsoft Office (VBA - Visual Basic for Application), permitindo a integração de suas funcionalidades através da Automação OLE.

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O Visual Basic pode ser adquirido em três edições:

• Standard Edition Edição padrão com Ambiente de trabalho em 32 bits e com controles padrões

• Professional Edition Edição com ambiente de trabalho para gerar aplicativos 16 e 32 bits, acrescida de controles personalizados e completa documentação on-line

• Enterprise Edition Edição voltada para grupos de desenvolvimento corporativo, possuindo alguns controles personalizados adicionais e serviços remotos

O Curso Fundamentos do Visual Basic tem por objetivos básicos: • Manipular o ambiente de desenvolvimento.

• Conhecer conceitos de orientação à evento, propriedades e métodos.

• Conhecer os conceitos básicos de programação no VB como: declaração e escopo de variáveis, subrotinas, funções, estruturas de controle.

• Desenvolver e depurar aplicações simples, usar controles padrões.

O Curso de Fundamentos do Visual Basic exige, como prérequisito, o conhecimento básico de Lógica de Programação (variáveis, estruturas de controle, algoritmos estruturados) sendo recomendável, portanto, noções em alguma linguagem de programação.

Questões

1. Porque utilizar o Visual Basic como linguagem de programação ? Para quais plataformas podemos desenvolver nossos aplicativos com o Visual Basic ?

2. Se eu desejo desenvolver aplicativos para serem executados no Windows 3.1, qual edição do Visual Basic devo adquirir?

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2 INTRODUÇÃO

Neste capítulo você vai aprender: 4 o Ambiente de Trabalho do Visual Basic 4 terminologia do Visual Basic 4 projetos e executáveis do Visual Basic 4 passos para a criação de uma aplicação

4 programação Orientada a Eventos versus programação Procedural

AMBIENTE DE TRABALHO DO VISUAL BASIC Exibimos abaixo o Ambiente de Trabalho do Visual Basic:

Ambiente de Trabalho do VB

Barra de Ferramentas

Janela de Projeto

Caixa de Ferramentas

Janela de Propriedades

Formulário

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O Ambiente de Trabalho do Visual Basic consiste dos seguintes elementos:

Toolbox (caixa de ferramentas)

A Toolbox contém todos os objetos e controles que você pode utilizar na criação de sua aplicação. Você pode adicionar objetos a sua Toolbox utilizando a Opção “Custom Controls” no menu “Tools”.

Form (formulário)

O formulário serve como uma janela que você pode configurar a interface para a sua aplicação.

Project Window (janela de projeto)

A janela de projeto contém um lista com todos os itens que compõem a sua aplicação, formulários, módulos de código e resource files. A janela de projeto é discutida mais tarde neste capítulo.

Properties Window (janela de propriedades)

A janela de propriedades lista as propriedades de um ou mais objetos selecionados (controles ou formulários), estas propriedades podem ser alteradas quando o formulário o controle é criado.

Code Window (janela de código)

A janela de código é aonde o código do o seu projeto pode ser exibido ou editado.

Toolbar (barra de ferramentas)

A barra de ferramentas facilita o trabalho, contendo botões que servem de atalhos para os comandos mais comuns no desenvolvimento de projetos.

Quando você inicia o Visual Basic, um projeto default (padrão) é criado com um formulário genérico denominado Form1. A Caixa de Ferramentas exibirá as ferramentas (controles) padrão.

Caso não estejam sendo mostrados alguns destes elementos, você pode exibi-los, através do menu View escolhendo o elemento desejado (Project, Properties, Toolbox, etc)

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TERMINOLOGIA DO VISUAL BASIC Existem alguns termos que usaremos constantemente no ambiente do VB:

Design time (projeto)

Design time é definido como qualquer momento que você esteja construindo ou dando manutenção na sua aplicação

Run time (execução)

Run time é quando a sua aplicação está sendo executada. É importante saber diferenciar este dois termos pois certas propriedades só podem ser alteradas em Design time, enquanto outras só podem ser feitas em Run time

Forms (formulários)

Servem como janelas para o desenvolvimento da sua aplicação

Controls (controles)

São representações gráficas de objetos tais como botões de comando, caixas de edição onde o Usuário pode interagir com a aplicação

Properties (propriedades)

como Caption, Colors

São características, valores que um objeto possui, tais

Methods (métodos)

São ações que podem ser feitas no objeto, como exibir ou não um formulário

Events (eventos)

São as ações reconhecidas pelo seu aplicativo, que podem ser efetuadas pelo Usuário, por seu programa ou pelo próprio Sistema Operacional

Como usaremos a versão do Visual Basic em inglês (pois este não possui versão em língua portuguesa), diversos termos serão mencionados como no software e outros serão citados na apostila já traduzidos, quando isto for apropriado.

Noções de Inglês são úteis ao trabalhar com o Visual Basic, uma vez que seus menus, mensagens e principalmente sua Ajuda é toda exibida em inglês.

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Os arquivos de projetos do Visual Basic tem a extensão .VBP e contém informações sobre os itens que são utilizados numa determinada aplicação. Projetos podem ser compostos pelos seguintes arquivos:

Tipo de arquivo Extensão Descrição

Forms (formulários)

Representam os Formulários. Incluem o formulário, objetos / controles e código contido no formulário.

Standards Modules (módulos)

.BAS Contém procedimentos SUB e

FUNCTION que podem ser chamados de objetos ou formulários.

Custom Controls (controles personalizados)

Controles personalizados, que servem como uma extensão da funcionalidade do Visual Basic, agregando novos recursos

Class Modules (classes)

.CLS Módulos que contém definições de classes, com seus métodos e propriedades.

Resource Files (arquivos de recursos)

.RES Arquivos que contém informações binárias que podem ser utilizadas pela aplicação.

1. Criar a interface com o usuário 2. Definir as propriedades dos objetos da interface 3. Escrever os código para os eventos 4. Salvar o projeto 5. Testar e depurar a aplicação 6. Gerar um arquivo executável 7. Criar o programa de instalação (setup)

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A Programação Orientada a Evento trouxe um novo estilo de programação, novos conceitos, voltados para a criação de interfaces gráficas cuja interação com as ações do Usuário é o fator chave de sucesso para seu aplicativo.

Para começarmos a compreender estes novos conceitos, vamos comparar o estilo de programação procedural (que estamos habituados a trabalhar em linguagens como Pascal, Clipper, etc) com a orientação a evento.

Na programação procedural, o programador controla as ações de forma linear, perguntando ao usuário por informações em seqüência. Por exemplo, um programa pergunta ao usuário que tipo de relatório ele deseja. Quando o tipo de Relatório é escolhido, o programa verifica que um período de datas é necessário, então ele pergunta ao usuário as datas e assim por diante. Na programação procedural geralmente é um programa grande que chama rotinas quando necessário.

Programação Orientada a Eventos capacita o sistema a responder ao usuário. O usuário tem o controle de decidir quando e onde fazer alguma coisa, e pode entrar com informações e selecionar opções em qualquer ordem. Um programa orientado a eventos, como um criado com o Visual Basic, é tipicamente feito de pequenos blocos de código (ou procedures) que executam tarefas discretas. A maior parte destas procedures são procedure de evento, e são invocadas quando o usuário faz alguma ação.

Questões

1. O que são Properties? E o que são Methods?

2. Diferencie Programação Procedural de Programação Orientada a Evento.

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3 FUNDAMENTOS

Neste capítulo você vai aprender: 4 objetos e sua nomenclatura 4 o que são Propriedades e Métodos 4 visão geral de Eventos

4 controles básicos (forms, labels, text boxes, commandbuttons

No Visual Basic um objeto é algo que você controla. Um objeto pode ser um formulário em sua aplicação, qualquer controle (caixa de texto, botão de comando, imagem, etc) e até mesmo classes de objetos. Para controlar um objeto usamos suas Propriedades (características) e seus Métodos (ações que podem ser exercidas pelos objeto).

Para compreender melhor os conceitos de Objeto, Propriedades e Métodos, vamos exemplificá-los através de uma comparação: Um rádio seria um Objeto. Este rádio possuiria Propriedades como tamanho, cor, nome. Os Métodos seriam as ações a serem tomadas, como aumentar volume, mudar de estação, desligar.

Cada objeto possui seus próprios Eventos, Propriedades e Métodos, sendo alguns destes comuns a diversos objetos.

Como o Visual Basic possui um ambiente gráfico de desenvolvimento, para criarmos controles em um formulário basta selecionar o controle desejado na Caixa de Ferramentas e desenhá-lo no formulário (arrastando com o mouse).

Para selecionar um controle, selecione a ferramenta Ponteiro do Mouse e clique no controle desejado ou arraste em sua área. Você pode selecionar vários controles ao mesmo tempo, para movê-los ou exclui-los.

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Por padrão, os controles no VB tem o nome definido como, por exemplo, Form1, Command3, Label2. Para deixar seu código mais fácil de se entender, você deve alterar a propriedade Name de cada controle em Design time para um nome que seja mais adequado a função do controle. Sugerimos a utilização da convenção de nomes de objetos descrita na tabela a seguir:

Objeto Prefixo Exemplo

Check box chk chkEntregue Combo box cbo cboNatural Command button cmd cmdCancelar Data dat datFunc Directory list box dir dirOrigem Drive list box drv drvPadrao File list box fil filOrigem Form frm frmPrincipal Frame fra fraConfig Grid grd grdProducts Horizontal scroll bar hsb hsbVolume Image img imgLogo Label lbl lblNomeCompleto Line lin linDetalhe List box lst lstUnidadeFederativa Menu mnu mnuArquivoFechar OLE ole oleQuadro Option button opt optSexo Picture box pic picMapaRegional Shape shp shpCircular Text box txt txtNome Timer tmr tmrAlarme Vertical scroll bar vsb vsbIndice

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Propriedades são características, valores de um determinado Objeto, tais como: Name, Text, Caption, BorderStyle, Visible, as quais trocam a identificação e a aparência do controle. Você pode alterar propriedades em design time ou em run time.

Para exibir as propriedades de um objeto, selecione-o e pressione a tecla F4 ou no menu View escolha a opção Properties. Será então exibida a Janela Properties.

Para alterar uma propriedade em design time, nós utilizamos a janela Properties. Em run time para alterarmos uma propriedade nós temos que utilizar a programação para alterar a propriedade como no exemplo abaixo:

Sintaxe:

Objeto.Propriedade = Valor

Exemplo:

Sub Command1_Click()

Label1.Caption = “Teste” End Sub

Você pode também obter o valor de uma propriedade, atribuindo tal valor a uma variável em run time.

Sintaxe: Variável = Objeto.Propriedade

Exemplo:

atribui o conteúdo do controle txtNome a uma variável strNomeCliente = txtNome.Text

Algumas propriedades podem ser alteradas somente em design time e outras são apenas para leitura em run time.

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Métodos fazem um objeto executar uma ação ou tarefa. Métodos como Move e SetFocus fazem, respectivamente, um objeto ser movido ou receber o foco no controle.

Métodos podem possuir argumentos e também podem retornar valor. Por isso, teremos duas sintaxes:

Sintaxe: Objeto.Método [Arg1, Arg2 ,...] ou Variável = Objeto.Método([Arg1, Arg2 ,...]) onde os colchetes [ ] indicam argumentos opcionais e no caso de um método retornar valor, seus argumentos deverão ser colocados entre parêntese ( ).

Exemplos:

‘ move um formulário para as coordenadas iniciais da tela frmStartUp.Move 0, 0

‘ posiciona o foco na caixa de texto txtMatricula txtMatricula.SetFocus

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Eventos são ações reconhecidas por formulários ou controles. Eventos podem ocorrer quando o usuário toma alguma ação (por exemplo, clicar em um botão), ou através de comandos em seu programa ou ainda pelo próprio Sistema Operacional.

Você escreve o código do evento (Procedure de Evento) que só vai ser executado quando o evento ocorrer. Virtualmente, quase todas as ações possíveis estão associadas com um evento do Visual Basic, dando a você o controle total sobre como a sua aplicação vai responder a ação.

Aqui estão alguns exemplos de eventos dos controles do Visual Basic:

Evento Descrição

Change Indica que o conteúdo de um controle mudou, como o evento ocorre varia de acordo com o tipo de controle

Click Indica que o mouse foi pressionado sobre um controle

DblClick Indica que o usuário pressionou o mouse duas vezes no controle

GotFocus Ocorre quando o controle recebe o foco LostFocus Ocorre quando o controle perde o foco Load Ocorre quando o formulário é carregado na memória Unload Ocorre quando o formulário é descarregado da memória KeyDown Indica quando uma tecla foi pressionada e não foi solta KeyUp Indica quando uma tecla foi liberada MouseDown Indica que um botão do mouse foi pressionado MouseUp Indica que um botão do mouse foi liberado MouseMove Ocorre quando o mouse se movimenta sobre um controle

Cada objeto no Visual Basic tem seus próprios eventos. Os eventos acima listados não se aplicam a todos os objetos. Explorar os Eventos disponíveis para cada objeto é parte importante no aprendizado do Visual Basic.

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