Florence nigthingale

Florence nigthingale

RESUMO DO SEMINÁRIO DE FLORENCE NIGTHINGALE

A Dama da Lâmpada

Esta é a história de uma mulher corajosa, impetuosa, dona de uma mente brilhante e que possuía tenacidade de propósitos como característica particular.

Mulher que marcou sua época não só por rebelar-se contra o papel convencional para as mulheres de seu status, mas por abdicar do “reino” de luxo e pomposidade para atender o chamado de Deus e atender o povo.

Mulher que apesar de sua determinação e garra, usou toda sua generosidade e doçura para cuidar de pessoas por quem ela renunciou todos os sonhos que toda moça e sua época possuía.

Mulher que transmitia a imagem (e realmente era) de um anjo auxiliador que consolava os moribundos.

Mulher que rompeu barreiras e mudou conceitos, indo a guerra para cuidar de soldados feridos, reforma hospitais treinar enfermeiras, numa época que estas eram vistas como mulheres marginalizadas, ou seja, fora dos padrões da época, até mesmo como prostitutas.Correndo o risco de ser confundida como tal.

Se prepare para conhecer a fascinante história desta mulher que foi uma candidata perfeita a heroína e que ate hoje é lembrada como tal.

O nome dela?

Florence Nightingale.

Florence Nightingale

Nascida em 12 de maio e 1820, em Florença, na itália ,era filha de ingleses. Possuía inteligência incomum, tenacidade de propósito, terminação e perseverança – o que permitia dialogar com políticos e oficiais do exército, fazendo prevalece as suas idéias. Dominava com facilidade o inglês, o francês, o alemão, o italiano além do grego e latim.

Decidida a seguir sua vocação, procura completar seus conhecimentos que julga ainda insuficiente. Visita o hospital de do blin dirigido pelas irmãs de misericórdia, ordem católica de enfermeiras, fundada 20 anos antes. Conheci as irmãs de caridade de São Vinte de Paulo, mais som de Lá providence em Paris.

Aos poucos vai se preparando para sua grande missão. Em 1854, a Inglaterra, a França e a Turquia declaram guerra a Rússia: é a guerra da Criméia, os soldados acham-se no maior abandono. A mortalidade entre os hospitalizados era de 40%. Com sua técnica de higienização do ambiente e dos feridos consegue reduzir esta taxa para 2%.

Perfil do Profissional de Enfermagem segundo Florence

"A enfermeira não deve ser maldizente; não deve falar em vão; jamais deve responder as perguntas sobre seus pacientes, a não ser aqueles que tem o direito de fazê-las; deve (nem seria preciso dizê-lo) ser sóbria e honrada; mas que isso, deve ter elevado senso de religiosidade e devotamento; deve respeitar a própria vocação, porque a vida, dom precioso que recebemos de Deus muitas vezes estará em suas mãos. A enfermeira deve ser uma observadora segura, atenta e rápida, possuídora de sentimentos elevados e dedicados."

A Escola Anna Nery e o modelo Nightingaleano

O ensino da enfermagem desenvolvia-se através de treinamento de pessoas para desempenhar atividades de confortos, de administração e medicamentos e de limpezas de unidade, cozinha e lavanderia.

Mas, foi com Florence Nightingale, através da sistematização do seu ensino, que a enfermagem começou a tomar forma e adquirir realmente o status de uma ocupação distinta.

Em 1922, foi criada a primeira escola de enfermagem num modelo Nightingaleano no Brasil, a atual escola de enfermagem Anna Nery. E, desde então, muitos profissionais vêm lutando por um espaço junto a sociedade que, de fato, ao que a profissão representa.

Suas Publicações

Desde pequena Nightngale gostava de registrar os acontecimentos ao seu redor.Ela iniciou os registro em enfermagem, fato que resultou em 147 livros e panfletos sobre sanitárismo, em hospitais civis e militares; higiene; enfermagem; estatística e filosofia. Sua correspondência pessoal também foi volumosa.

Entre seus livros destacam-se o tratado de filosófico Suggestions on Tought to Seachers After Truth Among the Antizans os England. Este contém sua própria filosofia. “Notas sobre hospital” em 1858 e “Notas sobre Enfermagem” em 1859. Estes livros abriram uma nova época na reforma e no cuidado à saúde.

Suas Contribuições

A repercussão dos seus atos não foi restrita a Europa, New York Times, 15 de Agosto de 1910 após sua morte: "Poucas vidas foram mais úteis, ou mais inspiradoras do que a dela". Resgatou a enfermagem enquanto profissão digna; infundiu na sociedade o respeito pela profissão, deu início aos registros de enfermagem, seus escritos deram forma à filosofia da teoria de enfermagem, deu início ao ensino formal de enfermagem, influenciou o principio da enfermagem como organização científica.

Conclusão

É com muito orgulho e satisfação que a equipe vem por meio deste seminário informar, destacar, e compreender a vida e os legados de Florence Nightingale.

"Guerreira em pele de burguesa", esta moça européia tinha tudo para ser normal e morrer junto ao seu tempo, mas por meio de suas atitudes ficou imortalizada, sistematizou a enfermagem, uma das mais importantes profissões da área de saúde, e trouxe junto a sua imagem à disciplina.

Após toda essa leitura, voltas e voltas no tempo. Almejamos que o espírito de coragem,trabalho e cuidado de florence estejam aflorando em cada leitor, e que a enfermagem seja executada de forma ética, humanizada e holística.

MENSAGEM

A enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte,requer uma devoção exclusiva,um preparo tão rigoroso,como a obra de qualquer pintor ou escritor,pois o que é o tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo-o templo do Espírito de Deus.É uma das artes;poder-se-ia dizer, a mais bela das artes.

Florence Nithingale.

CAMPUS DE JEQUIÉ

Seminário apresentado à disciplina enfermagem e sociedade como parte da avaliação da II unidade da turma I B, tendo como docente Jair Magalhães.

DISCENTES:

Bruna de Souza

Charles Arruda

Isaelma Galvão

Ian Barreto

Gilmara Damascena

Laila Muniz

Liviane Moraes

Lorena Morbeck

Mateus Pereira

Rubinete

Thais Calazans

JEQUIÉ – BAHIA

MAIO DE 2007

Comentários