(Parte 1 de 3)

Sensores de Proximidade Indutivos:

São equipamentos eletrônicos de detecção de objetos sem a necessidade de contato físico entre o sensor e o acionador, aumentando assim a vida útil do sensor por não possuir peças móveis sujeitas a desgastes mecânicos.

Sensor F1:

O sensor é d o tipo embutido, que tem o campo eletromagnético emergindo apenas da face sensora e permite que seja montado em uma superfície metálica.

Função:

Em substituição as tradicionais chaves fim-de-curso o sensor F1 tem a função de detectar a aproximação de peças metálicas, componentes, elementos de máquinas, etc, mudando seu estado assim que o objeto metálico acionador aproxima-se do sensor.

Fixação:

Através de dois parafusos M5 (comprimento maior do que 25mm) e distancia entre furos 25mm.

Conexão: Disponível em 3 diferentes conexões:

• cabo PVC 2m (standard)

• terminais aparausáveis

• conector M12 - 4 pinos

Instalação Elétrica:

Para maiores detalhes da instalação elétrica dos sensores acesse nosso site w.sense.com.br, e vide os mais de instruções completos:

• Sensores Corrente Contínua

• Sensores Corrente Contínua e CA/C

Modelos Disponíveis:

A tabela abaixo apresenta os modelos disponíveis em que o sensor F1 pode ser fornecido.

Modelo Conf. Elétrica Conexão PS5-F1-A NPN Cabo PS5-F1-A-VT NPN Borne PS5-F1-A-V1 NPN Conector M12 PS5-F1-A2 PNP Cabo PS5-F1A2-VT PNP Borne PS5-F1A2-V1 PNP Conector M12 PS5-F1-A2-N-VT Namur Cabo

PS5-F1-WA C A 2 Fios Cabo PS5-F1-WA-VT CA 2 Fios Borne PS5-F1-WA-V1 CA 2 Fios Conector M12 PS5-F1-WF C A 2 Fios Cabo PS5-F1-WF-VT CA 2 Fios Borne PS5-F1-WF-V1 CA 2 Fios Conector M12

Nota:

Podem existir modelos com pequenas diferenças nos códigos, mas as instruções fornecidas permanecem válidas.

Tipos de Conexão: Os sensores F1 podem ser fornecidos com três tipos de conexão:

• standard modelo com cabo.

• V1 modelo com conector macho 4 pinos,

• VT modelo com borne de aparafusar

Versão com Cabo:

Conexão por Conector:

Conexão por Borne:

Configurações Elétricas

Os sensores de proximidades em corrente continua podem ser fornecidos com três tipos de configuração elétrica que são PNP, NPN e Namur:

O que é NPN ?

São sensores que possuem no estágio de saída um transistor que tem função de chavear (ligar ou desligar) o terminal negativo da fonte.

O que é PNP?

São sensores que possuem no estágio de saída um transistor que tem como função chavear (ligar ou desligar) o terminal positivo da fonte.

O que é Namur?

Semelhante aos sensores convencionais diferenciando-se apenas por não possuir o estágio de saída com um transistor de chaveamento. Aplicado tipicamente em atmosferas potencialmente explosivas.

Importante: Apesar da unidade possuir entrada para sensor Namur, este equipamento não é Intrinsecamente seguro, não possibilitando a instalação do sensor em área classificada.

O que é Sensor CA ?

São sensores a dois fios onde a carga deve ser ligada em série com o sensor.

Nota:

Apesar de serem denominados sensores a 2 fios, os sensores CA possuem um terceiro fio que deve ser bem aterrado para evitar risco de choques elétricos.

Instalação Mecânica:

Antes de instalar o sensor em seu devido local verifique a distância sensora, pois se o objeto acionador estiver fora da área de sensibilidade do sensor o mesmo não irá atuar, podendo causar falhas ao processo. Após concluir a instalação verifique se o sensor está bem fixado, afim de evitar grandes vibrações que podem influênciar no funcionamento do sensor.

Parafuso de Fixação:

Recomendamos a utilização de parafusos M5 (não inclusos) somente de cabeça cilindrica, que é adequado ao rebaixo do sensor, e outros tipos de parafusos podem ficar salientes.

Instalação com Porca:

• escolha olocal adequado na estrutura da máquina ou equipamento e coloque o sensor na posição adequada para detectar o acionador,

• marque os furos de fixação e fure utilizando uma broca de 5mm,

• introduza os parafusos no sensor e passe nos furos da chapa,

(Parte 1 de 3)

Comentários