Questionario de PFA - Parte de conformação

Questionario de PFA - Parte de conformação

(Parte 3 de 4)

3) Faça uma comparação entre uma barra de aço laminado e trefilado com relação as suas características e aplicações. Comparando-os com uma barra laminada, o trefilado tem melhor acabamento superficial, acabamento dimensional, propriedades mecânicas, precisão dimensional, porem geralmente e dimensões muito menores.

4) O que é o processo de patenteamento e onde é aplicado? É um tipo de tratamento térmico onde se aquece o fio em um forno e em seguida resfria-se através da imersão em um tanque com chumbo derretido, com o objetivo de gerar um aumento da resistência mecânica (dureza) através da formação de uma estrutura perlítica fina ou até baianítica. É geralmente aplicado na fabricação de fios de cabos de aço ou fios de música.

5) Explique a diferença entre o processo de trefilação de barras e arames. A diferença entre a trefilação de barras e arames, está no equipamento de fabricação. A fabricação de arames requer um equipamento a mais, chamado de sarilho.

6) Quais as formas de se fazer trefilação de tubos e quais as vantagens e desvantagens típicas de cada uma? - Trefilação de tubos usando apenas a matriz sem o mandril ou plugue.

Desvantagem: A parede se torna ligeiramente mais espessa e a superfície interna fica irregular. - Trefilação de tubos com plugue estacionário.

Desvantagem: Haste tem que ser tão comprida quanto o tubo. Vantagem: Tanto o diâmetro interno como o externo são controlados no processo.

- Trefilação de tubos com plugue flutuante.

Vantagem: permite a trefilação e o bobinamento de tubos longos. Desvantagem: A lubrificação e o desenho da ferramenta podem ser bastante críticos.

- Trefilação de tubos com mandril passante.

Vantagem: Reduz problemas de atrito; grande precisão dimensional e bom acabamento.

7) Como é feita a conformação de tubos muito finos? É quase impossível a fabricação de um tubo capilar através da trefilação, pois seria muito difícil fabricar uma fieira com um orifício tão pequeno. Neste caso, o material após trefilado até uma dimensão que o processo permite, é estirado através da aplicação de uma força de tração por intermédio de rolos tracionadores.

8) Quais os elementos de uma fieira de conformação e qual a função de cada um? - Ângulo de entrada: tamanho suficiente para dar espaço ao lubrificador.

- Ângulo de aproximação: seção da matriz onde realmente ocorre a redução do diâmetro

- Superfície de apoio: serve para guiar a barra ou o arame, a medida que esta deixa a matriz.

9) Qual a importância e como é feita a lubrificação durante a trefilação? A lubrificação é feita para reduzir o desgaste e também o atrito; é feita pela adição de lubrificantes na matriz, junto com o material a ser trefilado. Ela (lubrificação) pode ser feita a seco (graxa e pó de sabão) ou úmida (toda matriz imersa num fluido lubrificante).

10) Qual a razão de se aplicar cal após a laminação e antes da trefilação dos arames? Revestir o material, e na trefilação serve como lubrificante.

1) Qual a importância do ângulo da fieira sobre o processo de conformação? O ângulo ótimo da fieira é 14º; é importante obedecer a esse ângulo porque é o ângulo que necessita menor forca de tração para a trefilação.

1) Como é feita a extrusão a quente de materiais metálicos? O material é aquecido ate a temperatura máxima de trabalho que é o ponto de fusão depois disso um êmbolo empurra o material pela matriz, orifício que possui a seção desejada e em seguida o material é retirado da matriz na forma desejada.

2) Para que casos se justifica a utilização do processo de extrusão? O processo de extrusão é geralmente utilizado para produzir barras cilíndricas ou tubos vazados, geralmente na produção de pecas com seções transversais irregulares e principalmente em metais mais facilmente extrusáveis, como o alumínio, cobre e outros.

3) Porque na maioria dos materiais a extrusão é feita a quente? Porque a extrusão a frio necessitaria de forcas muito grandes. Logo o material é aquecido e a resistência a deformação torna-se menor em muitos casos ele é aquecido ate o ponto de fusão se tornando muito mais maleável.

4) Quais as vantagens da extrusão indireta sobre a direta? Uma das vantagens da extrusão indireta sobre a direta é a inexistência de movimento relativo entre as paredes do container e do tarugo. Assim, existirão menores forcas de atrito e menores cargas para a extrusão.

5) Qual o efeito da lubrificação sobre o processo de extrusão?

O lubrificante evita o contato entre o material e a ferramenta, reduzindo o atrito, o desgaste da ferramenta, os esforços envolvidos na conformação diminuindo a perda de potencia no processo.

6) Quais os tipos e as principais características dos equipamentos de extrusão? Extrusoras horizontais e verticais são geralmente utilizadas para extrusão. As horizontais apresentam vantagem de um fácil alinhamento entre o êmbolo e a ferramenta; além disso, fornece uma alta taxa de produção e produz uma deformação uniforme. Já as verticais produzem deformações não uniformes. Essas extrusoras devem ter resistências mecânicas, tenacidade para resistir a impactos e dureza para resistir ao desgaste.

7) Quais as principais variáveis do processo de extrusão? Dependem: do tipo de extrusão, a razão de extrusão, a temperatura de trabalho, a velocidade de deformação e o atrito.

8) Onde é utilizado o processo de extrusão a frio? O processo de extrusão a frio está relacionado com a conformação a frio do fio-máquina e perfis de aço de pequenos componente de maquinas. Corpos de velas de ignição, eixos, alfinetes e cilindros vazados e componentes assimétricos são adequados para o processo de extrusão a frio.

9) Quais as vantagens e as limitações do processo de extrusão a frio? Algumas das vantagens deste tipo de extrusão são: alta precisão, bom acabamento

caras,

superficial e a possibilidade de utilizar materiais mais baratos (com baixo teor de elementos de liga) devido ao intenso encruamento que ocorre no trabalho a frio. As limitações são por exemplo, as elevadas forcas envolvidas, a necessidade de o material ter boa conformabilidade já que será conformado a frio, as ferramentas são bastante complexas e

10) Quais os tipos de processos de extrusão a frio? - Extrusão direta: o material escoa na mesma direção do deslocamento do estampo.

- Extrusão inversa: o material escoa na direção inversa ao deslocamento do estampo.

- Extrusão combinada: o material escoa em ambas as direções.

- Extrusão transversal: o material escoa na direção transversal ao deslocamento do estampo.

1) Faça uma comparação entre os processos de forjamento livre e forjamento em matriz com relação à aplicabilidade, vantagens e desvantagens.

Forjamento livre - Aplicabilidade: Peças muito grandes, produção de lotes pequenos, preparação da peça para o forjamento em matriz. - Vantagens: As matrizes são planas ou de formas simples.

- Desvantagens: Possibilidade de abaulamento da peça. Forjamento em matriz - Aplicabilidade: Peças de menor porte, peças que exigem elevada precisão dimensional.

-Vantagens: Utilização de matriz fechada projetada de acordo com as especificações do produto. - Desvantagens: Necessidade de alta tolerância dimensional, custo elevado da matriz, necessita da preparação do tarugo, necessita de alta pressão para deformar a peça.

2) Quais os principais tipos de operações e aplicações do forjamento livre? As principais operações deste processo são a compressão, a expansão, o desbaste, o estiramento, o forjamento noestampo, a mandrilagem e o puncionamento. O forjamento livre é geralmente aplicado na fabricação de furos através de puncionamento, confecção de peças que necessitam de alta dureza, estiramento de barras e tubos, desbaste de peças.

3) Explique a operação de recalque no forjamento. O principal objetivo do recalque é pré-deformar o tarugo cilíndrico para os próximos passos do processo. Coloca-se o tarugo entre as duas matrizes planas e se comprime ele até a espessura desejada.

4) Quais as etapas do processo de forjamento em matriz? Inicialmente o tarugo é pré-moldado no forjamento bruto; Em seguida a peça é forjada nas formas e dimensões finais (forjamento final) e por último retira-se a rebarba.

5) Qual a finalidade da rebarba na matriz de forjamento? Ela atua como uma válvula de segurança pois, evita o excesso de material na cavidade da matriz.

6) Quais os principais tipos de equipamentos de forjamento? Martelos de forja, prensas de forja mecânica, prensas hidráulicas.

7) Qual a importância das principais variáveis do processo de forjamento? São importantes para definir as etapas do forjamento de determinada peça, como a força a ser aplicada, o tempo de contato, o tempo de aplicação da carga para avaliar a taxa de produção, rigidez do equipamento.

01) Quais os principais operações e equipamentos utilizados na conformação de chapas? As principais operações na conformação de chapas são: dobramento, corte ,embutimento e estampagem, E os principais equipamentos utilizados são: a)máquinas:

• prensas: -excêntricas;

-de manivela;

-de joelho;

-de fricção;

-hidráulicas;

• máquinas especiais: -tesouras;

-guilhotinas;

(Parte 3 de 4)

Comentários