(Parte 1 de 4)

“A importância e utilização da Estatística na atividade profissional”

18 e 19 de Junho de 2007

RESUMOS

Prof. Dr. Eden Januário Neto Reitor da UTFPR

Prof. M. Sc. Carlos Eduardo Cantarelli Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR

Prof. M. Sc. Antônio Luiz Baú Diretor - Campus Medianeira

Prof. M. Sc. Flávio Feix Pauli Gerente de Ensino e Pesquisa - Campus Medianeira

Prof. Dr. Laércio Mantovani Frare Departamento de Pós-graduação - Campus Medianeira

Prof. M. Sc. Estor Gnoatto Coordenador do Curso de Tecnologia em Manutenção Industrial

Prof. M. Sc. Neylor Michel Coordenador do Curso de Tecnologia em Sistemas de Informações

Prof. Dr. Saraspathy N.T.G. Mendonça Coordenador do Curso de Tecnologia em Alimentos

I SEMINÁRIO DE ESTATÍSTICA 18 e 19 de junho de 2007 – Medianeira - PR

Caderno de Resumos das Palestras e Comunicações Orais do I SEMINÁRIO DE ESTATÍSTICA – SESTAT, realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Medianeira, entre os dias 18 e 19 de junho de 2007.

Prof. Dr. Carlos Alberto Mucelin Coordenador do I SESTAT

MEDIANEIRA - 2007

I SEMINÁRIO DE ESTATÍSTICA 18 e 19 de junho de 2007 – Medianeira - PR

“Dados Internacionais de Catalogação - na –Publicação (CIP)”

S471c Seminário de Estatística: a importância e utilização da Estatística na atividade profissional (1. : 2007: Medianeira, PR).

Cadernos de Resumos do I Seminário de Estatística: – SESTAT, 18 e 19 de junho de 2007 / coordenação de Carlos Alberto Mucelin – Medianeira: UTFPR – Campus Medianeira, 2007. 25p.

Promoção: Gerencia de Ensino e Pesquisa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Medianeira. ISBN: 978-85-

1. Estatística 2. Atividade profissional. 3.aplicação. CDD – 519.5

I SEMINÁRIO DE ESTATÍSTICA 18 e 19 de junho de 2007 – Medianeira - PR

I SEMINÁRIO DE ESTATÍSTICA 18 e 19 de junho de 2007 – Medianeira - PR

TEIXEIRA, Paulo Henrique

Engenheiro m. Sc. da Itaipu Binacional E-mail: phteixeira@gmail.com

A manutenção tem como objetivo garantir a disponibilidade da função dos equipamentos e instalações para atender a um processo de produção ou de serviço com confiabilidade, reduzindo os custos operacionais. A filosofia da manutenção das Unidades Geradoras da Itaipu Binacional é Preventiva Periódica, ou seja, procura-se realizar paradas programadas para intervenções. Mesmo assim não se consegue evitar a realização de manutenções não programadas, ou, aperiódicas. Neste trabalho apresentamos exemplos da utilização da estatística em equipamentos mecânicos da unidade geradora da Itaipu Binacional, pela Engenharia de manutenção, a qual, para atingir seu objetivo, aplica procedimentos padronizados de manutenção, instrumentação adequada e pessoal treinado; garantindo que as análises sejam realizadas a partir de dados consistentes e confiáveis, fazendo com que as decisões tomadas sejam as mais adequadas.

PALAVRAS-CHAVE: Manutenção, Estatística, Tomada de decisões

I SEMINÁRIO DE ESTATÍSTICA 18 e 19 de junho de 2007 – Medianeira - PR

GONÇALVES, Clóvis José

Tecnólogo em Alimentos e Mestrando MBA

Garantia da Qualidade Frimesa E-mail: clovis@frimesa.com.br

A Estatística encontra ampla aplicação na indústria de alimentos, especialmente se consideradas as vantagens que oferece em termos de redução de custos, otimização do tempo e aumento da confiabilidade. Como em alimentos os ensaios em geral são destrutivos, a inspeção 100% é, na maioria dos casos, impraticável. Além disso, os resultados das análises podem demorar dias, o que aumenta o custo com estocagem e alarga o prazo de entrega. Por outro lado, os requisitos de segurança dos alimentos requerem que antes de serem liberados eles sejam confiáveis do ponto de vista de saúde pública. O uso correto de estatística possibilita equilibrar custo e confiabilidade. Apesar das inegáveis vantagens dos métodos estatísticos, estes ainda são pouco utilizados. Contribui para isso vários fatores, entre eles a dificuldade do aluno em relacionar o conteúdo da disciplina ao uso prático e posteriormente, já como profissional na indústria, saber qual e como aplicar a estatística na resolução de um problema específico. Neste trabalho são apresentadas possibilidades de aplicação de ferramentas estatísticas nos processos de desenvolvimento de um novo produto, no controle da produção e no controle da qualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, Estatística, Controle de processo, Controle da qualidade

I SEMINÁRIO DE ESTATÍSTICA 18 e 19 de junho de 2007 – Medianeira - PR

FRARE, Laercio Mantovani

Professor Doutor do curso de Tecnologia em Gerenciamento Ambiental

Chefe do Departamento de Ensino de Pós-Graduação. E-mail: laercio@utfpr.edu.br

A pesquisa científica tem o objetivo de comprovar ou contestar uma teoria, ou seja, é uma forma do pesquisador tentar compreender um fenômeno, por meio de um processo lógico de investigação. Uma das ferramentas que o pesquisador possui para realizar adequadamente o seu trabalho é a estatística. Ao usar métodos estatísticos no desenvolvimento de um trabalho experimental, o pesquisador consegue avançar de forma coerente na pesquisa de quais as variáveis que realmente influenciam no processo estudado. O pesquisador usa constantemente da inferência estatística, ou seja, o que ele pode afirmar a partir dos dados que possui. A pesquisa científica procura elaborar uma proposta de trabalho para resolver algum tipo de problema por meio de uma metodologia adequada. É neste ponto que a estatística é necessária, desde o momento da concepção do trabalho (o planejamento que envolve amostragens e seleção de variáveis) durante o seu desenvolvimento (tratamento) e o seu término (análise e inferência sobre os dados).

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa, Planejamento, Estatística

I SEMINÁRIO DE ESTATÍSTICA 18 e 19 de junho de 2007 – Medianeira - PR

I SEMINÁRIO DE ESTATÍSTICA 18 e 19 de junho de 2007 – Medianeira - PR

CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMO DE PRODUTOS DIET E LIGHT EM 3 DIFERENTES CIDADES DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

ALBERTUNI, Ana Carolina*

LOCATELLI, Eleani*

VIAR, Naiara* ORSO, Priscila*

*Alunas de graduação do Curso Superior de Tecnologias de Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR - Campus Medianeira

Este artigo faz parte de um trabalho que investiga a influência de produtos diet e lihgt no comportamento do consumidor de supermercados na cidade de Medianeira, Matelândia e Itaipulândia. Objetivamos caracterizar o perfil do consumidor dos referidos produtos. Foram realizadas 120 amostragens de consumidores com 40 entrevistas em cada cidade: 20 do sexo feminino e 20 do sexo masculino. Apesar de existirem consumidores de todas as idades, obtivemos uma média de idade de 34 anos agrupando os dados das três cidades. A menor idade 10 anos e a maior de 67. Entre os entrevistados, 7,5% são de religião católica. Em relação ao consumo de produtos diet e light, as respostas variaram segundo os locais pesquisados com diferenças expressivas entre as cidades, quando comparadas segundo o sexo. O consumo desses produtos foi justificado por questões estéticas ou problemas de saúde. Outro padrão observado é que os homens têm salários maiores que das mulheres. Lacticínios, sucos e refrigerantes se mostraram como os produtos mais consumidos pelos entrevistados.

PALAVRAS CHAVE: Diet, Lihgt, Mercado

I SEMINÁRIO DE ESTATÍSTICA 18 e 19 de junho de 2007 – Medianeira - PR

GARLINI, Aline* SOUSA,Fabiani*

*Alunas de graduação do Curso Superior de Tecnologias de Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR - Campus Medianeira

(Parte 1 de 4)

Comentários