Historia da Recreação e Classificação de Atividades

Historia da Recreação e Classificação de Atividades

História da Recreação

Escrito por Profº Mauricio Leandro (Choquito)   

segunda, 02 de abril de 2007

Prof. Maurício Leandro

  

A recreação teve sua origem na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, ou a habitação de uma nova caverna. As atividades se caracterizavam por festas de adoração, celebrações fúnebres, invocação de Deuses, com alegria, caracterizando assim um dos principais intuitos da recreação moderna, e também, o vencimento de um obstáculo.As atividades (jogos coletivos) dos adultos em caráter religiosas foram passadas de geração em geração às crianças em forma de brincadeiras.    O movimento da recreação sistematizada iniciou-se na Alemanha em 1774 com a criação do Philantropinum por J. B. Basedow, professor das escolas nobres da Dinamarca. Na Dinamarca, as atividades intelectuais ficavam lado a lado às atividades físicas, como equitação, lutas, corridas e esgrima.    Na Fundação Philantropinum havia cinco horas de matérias teóricas, duas horas de trabalhos manuais, e três de recreação, incluindo a esgrima, equitação, as lutas, a caça, pesca, excursões e danças. A concepção Basedowiana contribuía para a execução de atividades a fim de preparação física e mental para as classes escolares maiores. Contribuindo, Froebel criou os Jardins de Infância onde as crianças brincavam na terra. Nos EUA o movimento iniciou em 1885 com a criação de jardins de areia pra as crianças se recrearem. Com o tempo, o espaço tornou-se pequeno visto que os irmãos mais velhos vinham também se recrearem nos jardins. Criavam-se então os Playgrounds em prédios escolares, chamados também de pátios de recreio.    O 1º - HULL HOUSE – Chicago, em 1892. Área para jogos, aparelhos de ginástica e caixa de areia.    Prevendo a necessidade de atender as diversas faixas etárias, foram criados os Centros Recreativos, que funcionavam o ano todo. Eram casas campestres com sala de teatro, de reuniões, clubes, bibliotecas e refeitórios. Havia estruturas semelhantes ao que temos hoje em dia: Caixas de areia, escorregadores, quadras e ginásio para ambos os sexos com vestiários e banheiros, balanços, gangorra, etc. Para orientação das atividades existiam os líderes especialmente treinados.    Em 1906 foi criado um órgão responsável pela recreação, o Playground Association Of America , hoje mundialmente conhecido com NATIONAL RECREATION ASSOCIATION.   O termo playground foi mudado para “recreação” devido à necessidade de atingir um público de diferente faixa etária, como os jovens e adultos. E devido a crescente importância do tempo de lazer dos indivíduos da sociedade.    No Brasil a criação de praças públicas iniciou-se em 1927, no Rio Grande do Sul com o ProfºFrederico Guilherme Gaelzer. O evento chamava “ Ato de Bronze ”, onde foram improvisadas as mais rudimentares aparelhagens. Pneus velhos amarrados em árvores construíam um excelente meio de recreação para a garotada. Em 1929, aparecem as praças para a Educação Física, orientadas por instrutores, pois não havia professores especializados.    Surgia a partir daí, Centros Comunitários Municipais.    Em 1972, foi criado o “ Projeto RECOM ” (Recreação – Educação – Comunicação), pelo prefeito Telmo Flores juntamente com o profº Gaelzer. Porto Alegre (a pioneira desse tipo de projeto), realizou atividades recreativas e físicas promovendo o aproveitamento sadio das horas de lazer e a integração do homem com sua comunidade.    Funcionavam no RECOM uma Tenda de Cultura e um Carrossel de Cultura, desmontáveis e de fácil remoção. A Tenda é uma casa de espetáculos. O Carrossel foi criado para apresentações externas, espetáculos ao ar livre.    Façamos a ressalva pela importância da recreação, a Alemanha, a introduzindo nas escolas e criando os parques infantis. Os EUA, criando os playgrounds equipados revolucionando a recreação pública. O Rio Grande do Sul pelo pioneirismo e a implantação do “ RECOM ” com a recreação móvel.

Ref. Bibliográfica: GUERRA, Marlene. Recreação e Lazer.Porto Alegre, Sagra, 1988.

 

 

Texto:Prof. Maurício Leandro - "Choquito” – CREF nº 03560 – G/BA

Prof. de Fund. Recreação e Lazer II - FACSUL – Itabuna / Bahia

 Assessor de Eventos da Educação Física FACSUL – Itabuna / Bahia

 Prof. de Estágios em Recreação e Lazer das Faculdades Integradas Montenegro - Ibicaraí / Bahia

 Coordenador de Recreação da Cooperativa do Fitness – CDOF

Classificação de atividades Recreativas

Escrito por Profº Mauricio Leandro (Choquito)   

domingo, 15 de abril de 2007

Profº Mauricio Leandro (Choquito)

 

O objetivo da classificação das atividades recreativas além da padronização, é evidenciar a funcionabilidade dessas atividades dentro de uma programação ou de um programa de lazer e recreação.

Para escolhermos uma determinada atividade para fazer parte da nossa programação, é necessário que saibamos suas características e classificações. De acordo com os objetivos aos quais nos propomos alcançar, escolhemos uma determinada atividade recreativa.Enaltecemos o valor e a importância da leitura e da pesquisa como fonte de aquisição de conhecimento. O que fazemos aqui é uma compilação de dados, extraídas de boas literaturas, mas não expressamos seu conteúdo na íntegra. Por isso insisto, BUSQUEM NOS LIVROS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS E COMPLETAS!

Vejamos o que alguns como alguns autores classificam as atividades recreativas:

Segundo Ferreira, Vanja. Educação Física - Recreação, Jogos e Desportos; 2003Classifica as atividades em:Grandes jogos - grande números de participantes. Difícil se ser dominado.Pequenos jogos - extrai dos participantes características individuais como: velocidade, destreza, força.Revezamento ou Estafetas - constitui-se pelo revezamento dos participantes para a realização de tarefas. É uma atividade em grupo que preza pelas potencialidades individuais. Indicado para a infância. Jogos combinados (exigem mais de uma aptidão física), correr, saltar, giros.Aquáticos - jogos realizados dentro da água, com excelente valor terapêutico por diminuir o impacto causado pelo solo.Jogos sensoriais - utilizam os sentidos (tato, visão, audição, etc). esses jogos desenvolvem o pensamento, diminui a tensão.Jogos Sociais de Mesa - jogos que são realizados na mesa, com caráter educativo, sem estimular os jogos de azar.

Segundo Caillois, R. Los juegos y los Hombres. México, 1994Analisando as habilidades e interesses, classifica os jogos em:Alea - Jogos de azar;Agon - Competição;Mimicry - Imitação;Ilinix - Vertigem;Se algum tiver uma organização mais complexa - LudosMais informal - Paidia

Segundo Veríssimo de Melo. Folclore Infantil, 1981Jogos de Seleção - utilizada para a separação de equipes e/ou participantes (par ou ímpar, palitinho);Jogos Gráficos - realizado em cima de algum desenho ou traçado (amarelinha, xadrez);Jogos de Competição - disputa física entre os participantes (pegas, cabo de guerra);Jogos de Salão - motricidade fina em locais restritos e/ou fechados (baralho, quebra - cabeça);Jogos com Música - com ritmo (catinga de roda, karaokê);

Segundo Mian, Robson. Monitor de Recreação: Formação Profissional, 2003Classifica dos jogos em:Pequenos - regras fáceis e em menor quantidade, menor nº de participantes e locais restritos;Médios - com regras pré - estabelecidas, em locais maiores como quadras ou piscina;Grandes - com regras pré - estabelecidas e complexas, em maior quantidade e em locais grandes e abertos, com maior nº de participantes.

Segundo Guerra, Marlene. Recreação e Lazer. 1988Quanto a Forma de Participação: Recreação Ativa e Recreação Passiva.

Ativa:Atividades Motoras - Exigência maior do físico. Ex. Jogos Infantis e Esportes em Geral;Atividades Intelectuais - A mente é mais utilizada. Ex. Xadrez e Quebra-cabeça;Atividades Artísticas ou Criadoras - Ex. pintura, desenho, carpintaria, escultura, teatro, música, etc.Atividades de Risco - Ex. àquela na qual o praticante coloca à prova sua integridade. Ex. pára-quedismo, mergulho profundo, vôo livre etc.

Passiva:Atividades Sensoriais - Tem uma participação interativa com a atividade. Ex. Torcida no estádio - grita, balança os braços, salta participando emotiva e fisicamente.Atividades Transcendentais - Confunde-se com o Ócio pela participação de espectador. Ex. Ver pinturas no museu, contemplar o pôr-do-sol, relaxamento tranqüilizante.

Quanto à Faixa Etária as Recreações podem ser:Adulta - para maiores de 18 anos;Infanto-juvenil - para crianças de 8 a 12 anos;Juvenil - para Jovens acima de 12 anos;Infantil - para crianças até os 7 anos;Mista - para várias faixas etárias - como pais e filhos juntos;Terceira Idade ou Idade Especial - para idosos.

Quanto ao espaço as Recreações podem ser Internas e Externas:Internas:Salas de Festas; Ginásios Esportivos; Salas de Ginásticas, Salas de Musculação; Salas de Danças Modernas ou Clássicas; Salas de Música; Salas de Leitura; Salas de Projeção; Piscinas Térmicas, Saunas, Duchas; Salões de Jogos - sinuca, bilhar, tênis de mesa, totó, bilhar, boliche etc; Salões de Jogos de Mesa - buraco, biriba, paciência, xadrez, dama etc; Estandes Fechados - tiro ao alvo e arco e flecha; Sala de Jogos Eletrônicos.Externas:Campos - Futebol, beisebol, golfe etc; Quadras poliesportivas - esportes individuais e coletivos; Playgrouds infantis; Piscinas; Pátios para comemoração de datas espaciais; Pistas de Atletismo; Hortos com pistas diversas, quadras, lagos, ciclovias etc.

Quanto ao ambiente:Atividades Terrestres;Atividades Marinhas, Náuticas ou Aquáticas;Atividades Aéreas.

CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOSJogos por Séries - de acordo à Faixa Etária;

Quanto ao Local:Jogos de Campo - com bolas, jogos de correr, jogos de agilidade;Jogos de Salão - Sensoriais, motores, psíquicos (intelectuais e afetivos) para dias de chuva;

Jogos quanto à dificuldade de execução:Pequenos - duração pequena e de regras fáceis e flexíveis - combinadas;Grandes - duração de 10 a 20 minutos com as primeiras regras preestabelecidas - preparam para os desportos e destina-se para alunos de 4ª série em diante.

Quanto à participação nas Atividades Físicas:

Ativa;Moderada;Calma;

 

Textos como estes são frutos de um trabalho de pesquisa

 

Referências Bibliográficas:FERREIRA, Vanja. Educação Física - Recreação, Jogos e Desportos; Rio de Janeiro, Editora Sprint, 2003.CAILLOIS, R. Los juegos y los Hombre: la máscara y el vertigos. México, Editora Fondo de cultura económica, 1994.MELO, V. de. Folclore Infantil. Rio de Janeiro, Editora Cátedra, 1981.MIAN, Robson. Monitor de Recreação: Formação Profissional. São Paulo, Editora Textonovo, 2003.GUERRA, Marlene. Recreação e Lazer. Porto Alegre, Editora Sagra, 1988.

 

Texto:Prof. Maurício Leandro - "Choquito” – CREF nº 03560 – G/BA

Prof. de Fund. Recreação e Lazer II - FACSUL – Itabuna / Bahia

 Assessor de Eventos da Educação Física FACSUL – Itabuna / Bahia

 Prof. de Estágios em Recreação e Lazer das Faculdades Integradas Montenegro - Ibicaraí / Bahia

 Coordenador de Recreação da Cooperativa do Fitness – CDOF

Fonte: Cooperativa do Fitness

 

 

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