Operações imobiliarias

Operações imobiliarias

(Parte 1 de 11)

INEDI – Cursos Profissionalizantes

BRASÍLIA – 2005

Noções de Operações Imobiliárias

Técnico em Transações Imobiliárias

MÓDULO 09

Os textos do presente Módulo não podem ser reproduzidos sem autorização do

INEDI – Instituto Nacional de Ensino a Distância

SDS – Ed. Boulevard Center, Salas 405/410 – Brasília - DF Telefax: (0XX61) 3321-6614

COORDENAÇÃO NACIONAL André Luiz Bravim – Diretor Administrativo

Antônio Armando Cavalcante Soares – Diretor Secretário

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Maria Alzira Dallla Bernardina Corassa – Pedagoga

COORDENAÇÃO DIDÁTICA COM ADAPTAÇÃO PARA AED Neuma Melo da Cruz Santos – Bacharel em Ciências da Educação

José de Oliveira Rodrigues – Extensão em Didática Josélio Lopes da Silva – Bacharel em Letras

André Luiz Bravim

Rogério Ferreira Coêlho Robson dos Santos Souza

Francisco de Assis de Souza Martins Adélia Maria Moura de Moraes

PRODUÇÃO EDITORIAL Luiz Góes

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA E CAPA Vicente Júnior

IMPRESSÃO GRÁFICA Gráfica e Editora Equipe Ltda

_, Operações Imobiliárias, módulo IX, INEDI, Curso de Formação de Técnicos em Transações Imobiliárias, 3 Unidades. Brasília. Disponível em: w.inedidf.com.br. 2005.

Conteúdo: Unidade I: o corretor de imóveis; Unidade I: o exercício da profisão – Unidade I: o Sistema Cofeci/Creci´s; legislação profissional – Exercícios

347.46:459 C413m

Caro Aluno

O início de qualquer curso é uma oportunidade repleta de expectativas. Mas um curso a distância, além disso, impõe ao aluno um comportamento diferente, ensejando mudanças no seu hábito de estudo e na sua rotina diária, porque estará envolvido com uma metodologia de ensino moderna e diferenciada, proporcionando absorção de conhecimentos e preparação para um mercado de trabalho competitivo e dinâmico

O curso Técnico em Transações Imobiliárias ora iniciado está dividido em nove módulos. Este módulo 09 traz para você a básica disciplina Operações Imobiliárias que dividida em três grandes unidades de estudo, apresenta, dentre outros itens essenciais, a origem da profissão e o seu exercício, as normas legais, os órgãos de fiscalização, o código de ética e noções sobre avaliação de imóveis, além de exercício de fixação, testes para avaliar seus aprendizado e lista de vocabulário técnico que, com certeza, será indispensável no seu desempenho profissional.Trata-se, como você pode perceber, de uma completa, embora sintética, habilitação no âmbito desse conhecimento tão decisivo para o futuro profissional do mercado imobiliário.

Se o ensino a distância garante maior flexibilidade na rotina de estudos também é verdade que exige do aluno mais responsabilidade. Nós, do INEDI , proporcionamos as condições didáticas necessárias para que você obtenha êxito em seus estudos, mas o sucesso completo e definitivo depende do seu esforço pessoal. Colocamos à sua disposição, além dos módulos impressos, um completo site (w.inedidf.com.br) com salas de aula virtuais, fórum com alunos, tutores e professores, biblioteca virtual e salas para debates específicos e orientação de estudos.

Em síntese, caro aluno, o estudo dedicado do conteúdo deste módulo lhe permitirá não só o domínio dos conceitos mais elementares de Operações Imobiliárias, como também a melhor abordagem do cliente, além do conhecimento dos instrumentos básicos para que o futuro profissional possa atingir os seus objetivos no mercado de imóveis. Enfim, ao concluir seus estudos neste módulo você terá vencido uma importante etapa para atuar com destaque neste seguimento da economia nacional.

Boa sorte!

INTRODUÇÃO07
1. O CORRETOR DE IMÓVEIS1
1.1 – Conceito de Corretagem1
1.2 – Características profissionais do Corretor1
1.3 – Histórico08
1.4 – Espécies de Corretores09
1.5 – Legitimidade09
2. O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO1
2.1 – Formas de Exercer1
2.2 – A Remuneração12
2.3 – O Over-price13
2.4 – A Opção de Venda13
2.5 – Encargos do Corretor15
2.6 – Avaliação de Imóveis16
2.7 – Benfeitorias17
2.8 – Bens passíveis de avaliação18
2.9 – Métodos de avaliação18
3. COFECI e CRECI21
3.1 – Os Órgãos Fiscalizadores21
3.2 – COFECI21
3.3 – CRECI2
4. OS ÓRGÃOS DE CLASSE24
4.1 – O Sindicato dos Corretores de Imóveis24
4.2 – O Sindicato das Empresas Imobiliárias24
5. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL25
6. CÓDIGO DE PROCESSO DISCIPLINAR26
7. NOÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS29
7.1 – Noções Básicas sobre Financiamento de Imóveis29

UNIDADE I 7.2 – Noções Básicas sobre Locação de Imóveis.....................................................34

7.4 – Noções Básicas sobre Loteamentos urbanos42
7.5 – Noções Básicas sobre Incorporação Imobiliária43
7.6 – Como constituir uma empresa imobiliária45
TESTE SEU CONHECIMENTO9
GLOSSÁRIO119
BIBLIOGRAFIA131

A sociedade brasileira tem vivenciado uma grande transformação no mundo dos negócios. Desde o seu descobrimento o Brasil viveu períodos bem definidos no seu desenvolvimento. Do período colonial até o final da Segunda Guerra, tivemos o predomínio das atividades ligadas à terra. Era o país agro-pastoril.

A partir de 1945, com o fim da guerra, o país entrou na era da industrialização. Houve o êxodo do campo para as cidades e a população foi se transformando de mão-de-obra agrária para mão-de-obra industrial e comercial. Valorizou-se o trabalhador das empresas produtoras de bens de consumo.

Nas duas últimas décadas, surgiu um outro tipo de trabalhador, tal seja, o prestador de serviços. Esta atividade terciária tem se expandido por todos os cantos do território brasileiro. Tal fenômeno é universal. Em todos os países, principalmente os mais desenvolvidos, o profissional liberal, enquadrando-se como atividade prestadora de serviços é a que mais cresce. É a que mais movimenta a economia. O Corretor de Imóveis se enquadra nesta nova categoria de prestador de serviços.

Dois terços da riqueza nacional dos países em desenvolvimento dependem da propriedade imobiliária.

Assim, a importância de se adaptar a esses novos tempos. É a época da competição e que vence quem tem melhor qualidade a oferecer. Dar subsídios para que o Corretor de Imóveis tenha esse padrão de qualidade é o objetivo deste módulo. Ao mesmo tempo em que mostra a evolução da profissão, dálhe também a oportunidade de conhecer as normas de seu trabalho e de sua conduta e, acima de tudo, a importância de oferecer serviços com princípios, com ética e com capacidade. Este é o motivo maior do exame de proficiência instituído pelo COFECI por meio das diversas disciplinas curriculares.

O presente módulo tem como meta auxiliar ao candidato no exame de proficiência. Todavia, pela extensão dos assuntos, não deverá ele ater-se somente ao texto. A consulta às obras indicadas na bibliografia servirá como fonte riquíssima para um melhor entendimento da matéria.

Bons estudos !

OPERAÇÕES IMOBILIÁRIAS – Unidade I

Unidade I

¾ Conceituar os termos específicos da área de transação imobiliária - corretor e espécies, corretagem - transação imobiliária, honorários, opção de venda, profissional autônomo; ¾ Identificar as características profissionais do Corretor;

¾ Identificar os encargos do Corretor;

¾ Analisar a evolução histórica da profissão no Brasil;

¾ Identificar as exigências vigentes para o desempenho da profissão

¾ Identificar as prerrogativas do profissional da área;

¾ Apresentar argumentos relativos à remuneração devida ao Corretor;

¾ Identificar as características do processo de avaliação de imóvel,

¾ Refletir sobre o uso de possibilidades da profissão de forma indevida. ¾ Refletir sobre a responsabilidade social do profissional da área.

OPERAÇÕES IMOBILIÁRIAS – Unidade I

1. O CORRETOR DE IMÓVEIS

1.1 – CONCEITO DE CORRETAGEM

“A palavra corretagem, geralmente, é usada com vários sentidos. Ela pode significar o acordo, o trato, o contrato que pessoas jurídicas ou particulares ajustam com corretores para a compra e venda de mercadorias ou títulos e efeitos de comércio; pode indicar, também, a função ou ofício do corretor e, ainda, pode significar o próprio salário, ou honorários (comissão) a que o corretor faz jus, quando consegue, proveitosamente, aproximar as partes interessadas numa transação”.

(Parte 1 de 11)

Comentários