feridas

feridas

(Parte 1 de 3)

ÉÉo maior o maior óórgão do corpo humano; rgão do corpo humano;

Principais funPrincipais funçções: ões:

--proteproteçção contra infecão contra infecçções, lesão ou ões, lesão ou traumas; traumas;

--controle da temperatura controle da temperatura

-- sensasensa çção ão

CompõeCompõe--se de três camadas: se de três camadas:

-- Epiderme Epiderme

-- Derme Derme

-- Hipoderme Hipoderme

-- ApAp ó s a lesão de um tecido, s a lesão de um tecido, imediatamente iniciamimediatamente iniciam -- se fenômenos se fenômenos dinâmicos conhecidos como dinâmicos conhecidos como cicatrizacicatriza çção. ão.

--A cicatrizaA cicatrizaçção envolve processos ão envolve processos catabcatabóólicoslicosde degradade degradaçção, limpeza e ão, limpeza e digestão enzimdigestão enzimáática e processo tica e processo anabanabóólicos de proliferalicos de proliferaçção e reparaão e reparaçção. ão.

Fase inflamatFase inflamatóória ou ria ou exsudativa exsudativa

--DuraDuraçção de aproximadamente 48 a 72h. ão de aproximadamente 48 a 72h.

--CaracterizaCaracteriza--se pelo aparecimento dos se pelo aparecimento dos sinais sinais prodrômicosprodrômicosda inflamada inflamaçção: ão: dor, dor, calor, rubor e edema. calor, rubor e edema.

--Mediadores quMediadores quíímicos provocam micos provocam vasodilatavasodilataçção aumentam a ão aumentam a permeabilidade dos vasos e favorecem a permeabilidade dos vasos e favorecem a quimiotaxia dos leucquimiotaxia dos leucóócitos citos --neutrneutróófilos filos combatem os agentes invasores e combatem os agentes invasores e macrmacróófagos realizam a fagocitose. fagos realizam a fagocitose.

Fase proliferativa Fase proliferativa

--DuraDuraçção de 12 a 14 dias. ão de 12 a 14 dias.

--Ocorrem Ocorrem neoneo--angiogêneseangiogênese, produ, produçção de ão de colcol á genos jovens pelos fibroblastos e genos jovens pelos fibroblastos e intensa migraintensa migraçção celular, promovendo a ão celular, promovendo a epitelizaepiteliza ççãoão . .

--A cicatriz possui aspecto avermelhado. A cicatriz possui aspecto avermelhado.

Fase de maturaFase de maturaçção ou remodelaão ou remodelaçção ão

A terceira etapa pode durar de meses a A terceira etapa pode durar de meses a anos. anos.

--Ocorre reorganizaOcorre reorganizaçção do colão do coláágeno, que geno, que adquire maior foradquire maior forçça a tênsiltênsile empalidece. e empalidece.

--A cicatriz assume a coloraA cicatriz assume a coloraçção ão semelhante semelhante ààpele adjacente. pele adjacente.

Quanto ao agente causal: Quanto ao agente causal:

--IncisaIncisa: feita por um corte de um : feita por um corte de um instrumento afiado, incisão cirinstrumento afiado, incisão cirúúrgica com rgica com um bisturi. um bisturi.

--ContusaContusa: Provocada pela a: Provocada pela açç ão de um ão de um objeto rombo. objeto rombo.

--LaceradaLacerada: por um objeto que lacera : por um objeto que lacera os tecidos, produzindo bordas irregulares os tecidos, produzindo bordas irregulares

--EscoriaEscoriaççõesões: A lesão surge : A lesão surge tangencialmente tangencialmente ààsuperfsuperfíície cutânea, cie cutânea, com com arrancamentoarrancamento da pele.

da pele.

Quanto ao grau de contaminaQuanto ao grau de contaminaçção: ão:

--LimpaLimpa: feita em condi: feita em condiçções assões asséépticas pticas e isenta de microorganismos; e isenta de microorganismos;

-- PotencialmentePotencialmente contaminadacontaminada ((limpalimpa - - contaminadacontaminada): produzidas por meio ): produzidas por meio assassééptico que penetra nos tratos ptico que penetra nos tratos respiratrespiratóório, alimentar ou rio, alimentar ou genitouringenitourinááriorio; ;

--ContaminadasContaminadas: Feridas expostas a : Feridas expostas a quantidades excessivas de bactquantidades excessivas de bactéérias, rias, contato com material como terra, fezes; contato com material como terra, fezes;

--InfectadasInfectadas: sinais n: sinais níítidos de infectidos de infecçção ão

Quanto ao tipo de cicatrizaQuanto ao tipo de cicatrizaçção: ão:

--Primeira intenPrimeira intenççãoão: as bordas são : as bordas são adequadamente aproximadas por adequadamente aproximadas por suturas. suturas.

--Segunda intenSegunda intenççãoão: h: hááperda perda acentuada do tecido sem possibilidade acentuada do tecido sem possibilidade de fechamento das bordas. de fechamento das bordas.

--Terceira intenTerceira intenççãoão: h: hááfatores que fatores que retardam o processo de cicatrizaretardam o processo de cicatrizaçção por ão por

11ªªinteninten ç ão, as suturas se rompem e a ão, as suturas se rompem e a ferida pode suturada posteriormente. ferida pode suturada posteriormente.

Quanto ao comprometimento tecidual Quanto ao comprometimento tecidual

--pele pele ííntegra, eritema que não ntegra, eritema que não regride apregride apóós eliminas eliminaçção da pressão ão da pressão com diminuicom diminuiçção da sensibilidade na ão da sensibilidade na áárea. rea.

Quanto ao comprometimento tecidual Quanto ao comprometimento tecidual

--perda parcial da pele envolvendo a perda parcial da pele envolvendo a epiderme, derme ou ambas. epiderme, derme ou ambas.

--A A úúlcera lcera éésuperficial e apresentasuperficial e apresenta- - se como uma abrasão, uma bolha ou se como uma abrasão, uma bolha ou uma cratera rasa. uma cratera rasa.

Quanto ao comprometimento tecidual Quanto ao comprometimento tecidual envolvendo lesão ou necrose do tecido subcutâneo, que pode se estender atéa fáscia subjacente, sem atravessá-la.

Quanto ao comprometimento tecidual Quanto ao comprometimento tecidual com destruição extensa, necrose tecidual ou lesão muscular, óssea ou das estruturas de suporte ( por ex.: tendão ou cápsula articular).

--Antigamente era atribuAntigamente era atribuíído como do como sinônimo de sinônimo de úúlcera de pressão lcera de pressão

--PorPoréém inadequado pois, representa a m inadequado pois, representa a crosta ou camada de crosta ou camada de tecido tecido necrnecróótico tico que pode estar cobrindo a lesão em que pode estar cobrindo a lesão em estestáágios mais avangios mais avanççados. ados.

--SSóóapapóós o desbridamento s o desbridamento ééque o que o estestáágio desta gio desta úúlcera pode ser lcera pode ser identificado de acordo com a identificado de acordo com a profundidade ou grau de profundidade ou grau de comprometimento dos tecidos comprometimento dos tecidos

--Termo utilizado para caracterizar o Termo utilizado para caracterizar o tecido necrosado de consistência tecido necrosado de consistência delgada, mucdelgada, mucóóide e macia. ide e macia.

(Parte 1 de 3)

Comentários