Psicologia Consumidor

Psicologia Consumidor

(Parte 1 de 6)

Psicologia do Consumidor

Licenciatura Ciências do Consumo –1º Semestre Ano Lectivo 2008/2009

Factores que influenciam o comportamento de compra

Kotler(1998) modelocom factoresinternose externos que influenciam o consumidor.

Atributos do Consumidor 4-Atributos do Consumidor

Traços pessoais e personalidade do consumidor Identidade e imagem Atitudes e comportamentos Estilos de vida

1-Traços pessoais e personalidade do consumidor

Cada um possui as suas característicase é influenciado para comprar de acordo com vários estímulos.

Características + Estímulos = Compra Características?

Atributos do Consumidor 1-Traços pessoais e personalidade do consumidor

Dados demográficos: idade, sexo, rendimento, escolaridade, estado civil, nº de filhos, estágio ciclo de vida…

Base do conhecimentoque o Markteer tem sobre o seu consumidor/público.

Atributos do Consumidor

1-Traços pessoais e personalidade do consumidor

Este é insuficiente para resolver problemas práticos de marketing…

Atributos do Consumidor

Mesmas Características… Diferentes formas de pensar, sentir e de agir…

Recursos

Motivação Envolvimento Auto-conceito Atitudes

Conhecimento Personalidade

Valores Estilos de Vida

Diferenças Individuais

1-Traços pessoais e personalidade do consumidor

Assim, à informação demográfica procura-se acrescentar:

1. Personalidade

Para…segmentar, desenvolver novos produtos, escolher media…

Atributos do Consumidor Personalidade

1-Traços pessoais e personalidade do consumidor

Se (emparte) podemosexplicar comportamentos (compra) apartir das motivações…

Será que essas motivações não se apoiam numa base maisfortequecaracterizao consumidorde uma forma permanente?

Atributos do Consumidor

Necessidades Motivação Comportamento

1-Traços pessoais e personalidade do consumidor

Conjunto de reacções estáveise coordenadas de um indivíduo face ao seu meio envolvente…

Atributos do Consumidor

Personalidade Atitudes

Opiniões Comportamentos

1-Traços pessoais e personalidade do consumidor

“Um padrão de acções”-(Catell, 1963)

“A personalidade é constituída pelos modelos de comportamento distintos, incluindo os pensamentos e as emoções, que caracterizam a adaptação de uma pessoa às exigências da vida.” -(Rathus, 2007)

Atributos do Consumidor 1-Traços pessoais e personalidade do consumidor

Para Cattella históriadasTeoriasda Personalidadetem 3 períodos:

1º Literário/Filosófico(até 1850)

Atributos do Consumidor

Sanguíneo Caloroso Activo

Colérico Impulsivo

Melancólico Depressivo

Fleumático

Lento Isolado

Baseado na intuição. Ex.Hipócrates: “humores do ser humano” De acordo com fisiologia do seu comportamento:

(Parte 1 de 6)

Comentários