A Importância da Gestão do Conhecimento

A Importância da Gestão do Conhecimento

A importância da gestão do Conhecimento

Por Caroline Lemes

Vivemos em uma era onde é imprescindível a busca por conhecimentos. Hoje a Informação assume uma importância crescente, e uma necessidade para qualquer setor da atividade humana. A cada momento, nos deparamos com novos conceitos e nos surpreendemos com a velocidade que eles estão ocorrendo. O setor empresarial está cercado de turbulências, crises. A crescente intensidade da competitividade e da complexidade do meio ambiente fazem sentir, no mundo empresarial, a necessidade de obter melhores recursos do que os dos seus concorrentes. Devido a todo esse turbilhão de acontecimentos externos, as organizações investem em novas situações, que resulta em mudanças nas envolventes do negócio. E para isso, o empresário, precisa saber das ameaças e oportunidades que tal mudança iria acarretar, por isso, a necessidade de informação é permanente, a todos os níveis, pois a informação constitui o suporte de uma organização e é um elemento essencial e indispensável â sua existência. Além de ser um importante recurso que necessita e merece ser gerido.

A gestão de Sistemas de Informação e a sua inserção na estratégia empresarial são um fator chave na criação de valor acrescentado e das vantagens competitivas para a empresa. De um lado, ajudam a detectar novas oportunidades e criar vantagens competitivas, por outro, ajudam a defendê-la de ameaças provenientes da concorrência.

Segundo Greewood, referido por Cautela e Polioni (1982), "A informação é considerada como o ingrediente básico do qual dependem os processos de decisão", mas se, por um lado, uma empresa não funciona sem informação, por outro, é importante saber usar a informação e aprender novos modos de ver o recurso informação para o melhor funcionamento da empresa, isto é, para que se torne mais eficiente. Assim, quanto mais importante for determinada informação para as necessidades empresariais, e quanto mais rápido for o acesso a ela, mais essa empresa poderá atingir os seus objetivos. Hoje, as novas Tecnologias de Informação são os instrumentos que vieram permitir gerir a informação em novos moldes, deixando mais ágil o fluxo das informações e tornando a sua transmissão mais eficiente (gastando menos tempo e menos recursos) e facilitando, por sua vez, a tomada de decisão.

Portanto, essa revolução da Informação exige, mudanças profundas no modo como vemos a sociedade na organização e sua estrutura, o que se traduz num grande desafio: aproveitar as oportunidades, dominando os riscos inerentes, porém só conseguiremos alcançar nossos objetivos se soubermos gerenciar todo esse conhecimento que nos rodeia.

Comentários