Apostila de Marketing do Prof. Roni A Garcia

Apostila de Marketing do Prof. Roni A Garcia

(Parte 1 de 13)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO

APOSTILA DE MARKETING

Curso: Gestão de Micro e Pequenas Empresas – Seqüencial

Elaboração: Prof. Roni Antonio Garcia da Silva

Algumas reflexões sobre Marketing

Acreditamos que o Marketing é uma ferramenta atual pessoal e comercial da Comunicação humana. Assim ela faz parte do escopo de habilidade que todo Ser saber relacionar-se bem com seus pares e impares, que são fornecedores, colegas de trabalhos, superiores, subordinados, familiares, amigos, etc. e a ele talvez o nosso cliente só assim obtém-se sucesso. Acreditamos que o marketing de relacionamento é uma interação e necessidade humana, o gostarem de gente, mas o que faz com que as pessoas necessitem desenvolver habilidades e rever suas crenças pessoais e profissionais, assim como o resultado de qualquer destas situações será sempre o produto desta interação ou ainda a necessidade de sobrevivência.

Dicas para um bom aproveitamento.

Pratique as abordagens e conceitos aqui expostos de forma intensa e tranqüila, evite a ansiedade por respostas prontas, por fórmulas mágicas, que lhe traga o sucesso imediato, elas virão no momento oportuno. De qualquer forma a melhor solução será aquela que você vai encontrar em seu relacionamento, contato ou negociação especifica que você vai ainda viver, mas para isto deve estar preparado.

Não se preocupe, você tem recursos acumulados ao longo da sua vida, que se somarão às experiências que você vai viver neste breve curso. O resultado deste aprendizado está diretamente ligado à quantidade de abertura e envolvimento com as respostas que vamos juntos alcançar, são estas técnicas aplicadas que farão a diferença, mas somente se aplicadas. Dentro do livro ou guardados em uma pasta nada resolvem. Ao final pratique esse aprendizado na sua vida de uma forma geral. Assim você enriquece sua experiência e também das outras pessoas que compartilham do seu dia-a-dia. Mais uma Dica inicial: não é preciso grandes esforços para se fazer marketing, ou fazê-lo dar resultados, basta acreditar; a partir de agora está em suas mãos.

Sumário

Algumas Reflexões sobre Marketing 1

1. Introdução 2

2.Conceitos Estratégicos de Marketing 3

2.1 O que é Marketing 3

2.2 A Evolução Conceitual do Marketing 3

2.3 Administração Orientada para Produto 4

2.4 Administração Orientada para Vendas 4

2.5 Maslow e a Hierarquia das Necessidades 5

2.6 A era Kotler 7

2.7 A Origem Remontando a 1650 7

2.8 A Chegada do Marketing no Brasil 8

2.9 A Nova Era do Marketing 9

2.10 Distinções Essenciais entre Vendas e marketing

2.11 Administração Orientada para o Consumidor: Marketing 9

2.12 Administração Orientada para o Mercado 10

2.13 Conceitos Atuais de Marketing 10

2.14 Sistema de Marketing e o meio ambiente 11

2.15 Sistemas de Marketing: Os 4Ps e os 4As 13

3. Administração do Composto de Produtos 15

3.1 Conceito de Produto 15

3.2 Classificação do Produto ou Serviço 15

3.3 Componentes do Produto 15

3.3.1 Componentes de Apresentação 24

3.3.2 Componentes Complementares 27

3.4 Desenvolvimento de Novos Produtos 27

3.4.1 Avaliando e Selecionando Idéias 31

3.5 Ciclo de Vida do Produto 32

4. Administração do Composto de Preço 32

4.1 Política de Preço 32

4.2 Estratégias de Preço 32

4.2.1 Preço 33

4.2.2 Oferta e Procura 33

4.2.3 Preço e Qualidade 34

4.2.4 Fatores Psicológicos que influenciam o consumidor quanto ao preço 34

4.3 Precificação 35

4.3.1 Conceito de Precificação 35

4.3.2 Estratégias de Precificação 37

4.3.3 Como Estabelecer Preço 39

4.3.4 Nomenclatura Usual em Precificação 40

4.3.5 Aspectos táticos da precificação 40

4.3.6 Aspectos Éticos da Precificação 41

5. Administração do Ponto de Venda 41

5.1 Distribuição no Varejo 41

5.2 O Pequeno Varejo 41

5.3 Supermercado 42

5.4 Shoping Centers 42

5.5 Hipermercados 43

5.6 Lojas de Departamento 44

5.7 Distribuição de Produtos Industriais 45

6. Administração da Propaganda 46

6.1 O composto Promocional 46

6.1.1 O Processo de comunicação 46

6.2 A Comunicação no Marketing 47

6.3 A Estratégia Promocional 48

6.3.1 Propagandista 49

6.3.2 Publicidade 49

6.3.3 Relações Públicas 49

6.4 Estratégias da Propaganda 49

6.5 A Promoção e Merchandising 51

6.6 A venda Pessoal 52

(Parte 1 de 13)

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