Principios do Marketing

Principios do Marketing

Mas afinal o que é esse tal de marketing?

Segundo Philip Kotler, em seu livro

‘Marketing para o século XXI - Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados’ “marketing tem sido definido por diversos observadores como a arte de conquistar e manter clientes”. Se alguém lhe disser algum conceito de marketing não terá sucesso algum para a sua compreensão, mas se analisarmos as palavras acima referendadas como o conceito de marketing - CONQUISTAR E MANTER CLIENTES. Marketing tem compromisso com o resultado do cliente. Marketing é, acima de tudo, ética e respeito com o consumidor.

Princípios básicos de marketing

Vejamos alguns princípios básicos de marketing que servem para guiar tanto o conceito como a ação do marketing.

Princípio 1 - O cliente é o centro de tudo

O primeiro princípio do marketing é o próprio conceito do marketing em si. Ele reconhece que os objetivos de longo prazo da organização, sejam eles financeiros ou sociais, poderão ser mais facilmente alcançados se o cliente estiver extremamente satisfeito;

Princípio 2 - Os clientes não compram produtos

O segundo princípio fundamental estabelece que os clientes não compram produtos; eles compram o que o produto faz para eles. Em outras palavras, os clientes estão menos interessados nas características técnicas do produto ou serviço do que nos benefícios que eles obtêm por meio da compra, uso ou consumo do produto ou serviço.

Princípio 3 - O marketing é uma coisa importante demais para ser deixado a cargo apenas do departamento de marketing (mesmo se ainda houver um).

O marketing é uma tarefa de todos na organização. As ações de todos podem ter um impacto sobre os clientes finais e sobre sua satisfação.

Princípio 4 - Os mercados são heterogêneos

Torna-se mais evidente a cada dia que a maioria dos mercados não é homogênea, e sim constituída de clientes individuais diferentes, submercados ou segmentos. Enquanto alguns clientes compram um carro para se locomoverem a baixo custo de A para B, outros o farão porque desejam viajar de forma confortável ou segura; ao passo que outros, ainda, o fazem por motivos de status ou para satisfazer e projetar sua auto-imagem. Os produtos e serviços que tentam satisfazer um mercado segmentado por meio de um produto padronizado geralmente fracassam ao tentar satisfazer diferentes tipos de clientes a um só tempo e se tornam vulneráveis a concorrentes, dispondo de metas mais objetivas.

Princípio 5 - Os mercados e clientes mudam constantemente

Os mercados são dinâmicos e praticamente todos os produtos têm uma vida limitada até ser descoberta uma nova maneira de satisfazer o desejo ou a necessidade que os geraram; em outras palavras, até que apareça uma outra solução ou fornecedor do benefício.

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