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Pontuação (., ;:), Trabalhos de Cultura

Trabalho de pontuação ponto final (.); ponto e vírgula (;) vírgula (,) dois pontos (:)

Tipologia: Trabalhos

Antes de 2010
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Compartilhado em 09/11/2008

frederico-r-s-morais-7
frederico-r-s-morais-7 🇧🇷

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Baixe Pontuação (., ;:) e outras Trabalhos em PDF para Cultura, somente na Docsity! PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos gráficos próprios da linguagem escrita. Embora não consigam reproduzir toda a riqueza melódica da linguagem oral, eles estruturam os textos e procuram estabelecer as pausas e as entonações da fala. Sinais de pausa 1- . (ponto) 2- ; (ponto e vírgula) 3- , (vírgula) 1- Ponto ( . ) O ponto é o sinal de pausa de grande duração, empregado geralmente:  Para separar períodos entre si. Ex.:  Estou muito satisfeito com esta aula de pontuação. Hoje, nada é capaz de tirar minha atenção.  Nas abreviaturas: Ex.:  Cel. (coronel)  Dr. (doutor)  a.c. (antes de Cristo) 2- Ponto e vírgula ( ; ) O ponto e vírgula é um sinal intermediário entre o ponto e a vírgula. Emprega-se para:  Separar as partes distintas de um período, que se equilibram em valor e importância. Ex.:  “Todas as obras de Deus são maravilhosas; porém a maior de todas as maravilhas é a existência do próprio Deus.” (M de Maricá)  “As preces feitas a Deus escutam-nas os Espíritos incumbidos da execução de suas vontades; as que se dirigem aos bons Espíritos são reportadas a Deus.’’ (Evangelho)  Separar os diversos itens que constituem uma lei, um decreto, uma portaria, um relatório, um regulamento, uma instrução normativa, uma exposição de motivos. Ex.:  “Art 12. Os cargos públicos são providos por: I – Nomeação; II – Promoção; III – Transferência; IV – Reintegração;... (Estatuto dos Funcionários Públicos)”  Foram definidas quatro esferas institucionais, representativas dos atores sociais e institucionais envolvidos com as questões ambientais em Minas Gerais: 1. Órgãos Públicos; 2. Organizações Não Governamentais; 3. Instituições de Ensino; 4. Empresas. (Uma construção coletiva)  Nas datas, para separar o nome da localidade: Ex.:  Itabirito - MG, 18 de agosto de 2008.  Brasília - DF, 02 de fevereiro de 2006.  Depois do sim e do não, usados como resposta, no início da frase. Ex.:  - Você comprou a moto? - Sim, uma azul. - Tem partida e pedal? - Não, só pedal.  Para separar termos de uma mesma função sintática. Ex.: A competição era carioca, mas havia mineiros, paulistas, cearenses, pernambucanos, goianos e um baiano na disputa pelo prêmio. Ex.: Havia lindas mulheres morenas, mulatas, loiras, negras e ruivas naquele desfile.  Para separar o aposto. Ex.:  O ornitorrinco, único mamífero que põe ovos, vive boa parte de sua vida na água.  Itabirito, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, está rodeada de muitas montanhas e lindas cachoeiras. APOSTO identifica ou explica o termo anterior.  Para separar palavras e expressões explicativas ou retificadoras. Ex.:  Meu trabalho de pontuação será apresentado no dia 17 de agosto, aliás, 18 de agosto.  Hoje recebi cinco mil dólares, ou melhor, cinco mil euros. As orações coordenadas assindéticas são aquelas ligadas sem o uso da conjunção.  Para separar orações coordenadas sindéticas, com exceção das introduzidas por e, ou e nem. Ex.:  João gasta muito, mas sempre compra produtos de boa qualidade.  Já estava cansado, mas continuei a correr. As orações coordenadas sindéticas são aquelas ligadas por meio de conjunções (mas, senão, nem, que, pois, porque).  Para separar orações intercaladas ou interferentes. Ex.:  A boa conduta, esclarecia o palestrante, vem da alma.  “Desta vez, disse ele, vais para a Europa.” (M. de Assis) 4- DOIS PONTOS ( : ) Os dois pontos destinam-se a marcar uma pausa repentina da voz, mais acentuada que a da vírgula, indicando que a frase não está concluída. É freqüente seu uso para:  Para anunciar uma citação. Ex.:  Como dizia a vovó: “O sucesso é para aqueles que trabalham continuamente, a mente e o corpo.”  Jesus disse: “Deixai vir a mim as criancinhas.” (Evangelho)  Para introduzir um esclarecimento ou explicação. Ex.:  O desejo da maioria dos brasileiros é um só: ter melhores condições de vida.  “Vamos ter uma nova geografia na Alemanha: no Ocidente, o capital, e no Leste, se tivermos sorte, o trabalho.” (Revista Veja) Exercício  Faça um exemplo sobre cada situação apresentada. OBRIGADO PELA ATENÇÃO!
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