Treinamento Tratores Agrícolas

Treinamento Tratores Agrícolas

(Parte 1 de 5)

Tratores Agrícolas Prof. Dr. Suedêmio de Lima Silva

Cascavel – PR 2005

1 TRATORES AGRÍCOLAS1
1.1 Definição1
1.2 Evolução dos tratores1
1.3 Importância dos tratores na agricultura1
1.4 Funções do trator1
1.5 Constituição geral e funções de suas principais partes constituintes1
1.6 Classificação dos tratores3
1.6.1 Tratores de rodas3
1.6.2 Tratores de semi-esteiras4
1.6.3 De acordo com a conformação do chassi5
1.6.3.1 Tratores semi-agrícolas5
1.6.3.2 Tratores florestais5
1.6.3.3 Tratores com tração nas quatro rodas5
2 Manejo de tratores6
2.1 Preparo do trator para o trabalho6
2.2 Verificação de instrumentos e controle6
2.3 Riscos do trabalho rural7
2.4 Acidente de trabalho10
2.4.1 Legislação10
2.4.2 prevencionista10
2.5 Precauções de segurança10
3 Operação com o trator e implemento12
3.1 Colocando o motor em funcionamento12
3.1.1 Antes da partida12
3.1.2 Partida12
3.1.3 Motor em funcionamento13
3.2 Saída13
3.3 Trator em movimento13
3.4 Mudança de marchas13
3.5 Parada do trator14
3.6 Manobras com uso do freio14
3.7 Acoplamento de implementos montados15
3.8 Comando do sistema hidráulico15
3.9 Principais cuidados a serem observado na utilização da TDP16

1 TRATORES AGRÍCOLAS

1.1 Definição

É uma máquina autopropelida que, além de conferir apoio estável sobre uma superfície impenetrável, tem a capacidade de tracionar, transportar e fornecer potência mecânica aos implementos e máquinas agrícolas.

1.2 Evolução dos tratores

1858 – J. W. Fawkes puxou um arado de 8 discos utilizando um sistema com motor a vapor (41 toneladas); 1892 – Jonh Froelich montou o primeiro trator com motor de combustão interna;

1913 – Foi fundada a primeira indústria de tratores; 1920 – Início dos testes em tratores (Nebraska); 1924 – Introdução do trator triciclo no mercado; 1927 – Padronização da TDP; 1928 – Primeiro sistema de levante; 1932 – Primeiro trator com pneus;

1933 – Primeiro uso comercial de tratores com motores diesel; 1939 – Introdução de levante hidráulico de três pontos (Fergusson);

1952 – Introdução do sistema de direção hidráulica; 1958 – 1959 – No Brasil 50.0 tratores (143 marcas e modelos diferentes) 1959 – Plano nacional da indústria de tratores agrícolas; 1962 – Plano nacional da indústria de cultivadores; 1965 – Plano nacional da indústria de tratores de esteiras;

1970 – 1978 – Introdução de turbo-compressor e intercooler nos motores diesel; 1979 – 1985 – tratores equipados com sensores e sistema de controle automáticos.

1.3 Importância dos tratores na agricultura

- Substitui os animais domésticos como fonte de potência; - São mais adequados para fornecer potência em movimento de rotação;

- São mais adequados para trabalhos estacionários do que os animais;

- Aumenta a produtividade por área trabalhada no campo;

1.4 Funções do trator

O trator foi sendo aperfeiçoado com o passar do tempo para atender a muitas tarefas desenvolvidas nas propriedades agrícolas, adaptando-se as modernas práticas agrícolas, se tornando um dos mais importantes insumos agrícolas modernos, que deve cumprir as seguintes funções básicas: Tracionar máquinas e implementos de arrasto através de sua barra de tração;

Acionar máquinas estacionárias através de tomada de potência (TDP); Tracionar máquinas simultaneamente com acionamento de sues mecanismos através da barra de tração ou do engate de três pontos e da tomada de potência; Tracionar e carregar máquinas e implementos montados através do engate de três pontos com levantamento hidráulico.

1.5 Constituição geral e funções de suas principais partes constituintes

Os tratores agrícolas são constituídos pelos seguintes órgãos básicos: Motor: converte a energia potencial do combustível em energia mecânica

Embreagem: é um órgão receptor e transmissor de potência do motor a caixa de marcha sob o comando do pedal acionado pelo tratorista;

Caixa de mudança de marchas ou câmbio: é um órgão transformador e transmissor de movimento, responsável pela transformação do torque e velocidade angular do motor no torque e velocidade requerido pelo rodado, pelo acoplamento e desacoplamento de engrenagens; Coroa, pinhão e diferencial: responsável pela transmissão do movimento da caixa a cada uma das rodas motrizes envolvendo redução de velocidade e mudança na direção do movimento em 90o (pinhão: acoplado à semi-árvore terciária; coroa: acoplada a semi-árvore motora através do diferencial e movimentado pelo pinhão; diferencial: acoplado a coroa, equilibra o movimento aplicado e ambas as rodas (curvas); Redução final: responsável pela transmissão do movimento do diferencial às rodas motrizes, com redução da velocidade angular e aumento do torque. Protege o diferencial contra choques, impac tos e quebra de dentes; Semi-árvores: recebem e transmitem o movimento proveniente do diferencial às rodas motrizes (eixos); Rodado: responsável pela sustentação, direcionamento do trator, propulsão e desenvolvimento de força de tração na barra; Sistema hidráulico: conjunto de órgãos receptores, transformadores e transmissores da potência do motor por meio de um fluido sob pressão, a órgãos operadores respresentadas por cilindros hidráulicos;

Tomada de potência: (TDP, TDF ou PTO) transmite e transforma o movimento do motor para movimentar órgãos ativos de máquinas e implementos, cuja parte final fica externamente na traseira do trator; Reguladores: conjunto de órgãos que tem por função regular a velocidade angular do motor, em função das variações de carga a que é submetido; Sistema de freio: interrompe a passagem do movimento do mecanismo de transmissão para as rodas;

Sistema de direção: dá o direcionamento ao deslocamento do trator; Sistema elétrico: fornece corrente elétrica.

1.6 Classificação dos tratores

A classificação dos tratores agrícolas pode ser feita segundo dois critérios básicos: de acordo com o tipo de rodado de acordo com a conformação geral do chassi

De acordo com o tipo de rodado Tratores de rodas de duas rodas triciclos (de três ou quatro rodas) de quatro rodas Tratores de esteiras Tratores de semi-esteiras

1.6.1 Tratores de rodas

Os tratores de rodas constituem o tipo predominante para uso agrícola. Caracterizam-se por possuírem, como meio de propulsão, rodas pneumáticas cujo número e disposição determinam os seguintes subtipos: Tratores de duas rodas: possuem duas rodas motrizes e um par de rabiças para comando

pelo tratorista que, geralmente, caminha atrás do trator. Recebem também a denominação de tratores de rabiças.

Figura 2 Trator de duas rodas ou trator de rabiças

Tratores triciclos: são tratores cuja sustentação, proporcionada pelos rodados, é feita por três pontos, duas rodas motoras traseiras e uma frontal movida. Todavia, muitos tratores triciclos podem apresentar duas rodas dianteiras gêmeas, dispostas uma ao lado da outra, numa só coluna de sustentação. O direcionamento é feito por motivo rotativo da coluna de sustentação.

Figura 3 Trator triciclo

Tratores de quatro rodas: são aqueles que possuem duas rodas motrizes na parte posterior e duas rodas movidas, de menor diâmetro e apartadas uma da outra, na frente. São, portanto tratores cuja sustentação pelos rodados é proporcionada através de quatro pontos de apoio, o que lhe confere maior estabilidade que os triciclos.

Figura 4 Trator de quatro rodas convencional ou standard

Tratores de esteiras: O rodado destes tratores é constituído, basicamente, por duas rodas motoras denteadas, duas rodas guias movidas e duas correntes sem fim, formadas de elos providos de pinos e buchas dispostos transversalmente, denominadas esteiras. As rodas denteadas transmitem movimento às esteiras que se deslocam sobre o solo, apoiadas em chapas de aço denominadas sapatas. O direcionamento do trator é feito através de uma diferença de velocidade relativa entre as esteiras. O emprego desses tratores na agricultura é limitado às operações que exigem grande esforço tratório. Todavia, os tratores de esteiras suplantam os tratores de rodas no que tange à estabilidade, compactação do solo e derrapagem dos rodados.

Figura 5 Trator de esteiras

São tratores de quatro rodas, porém modificadas, de forma a admitirem o emprego de uma esteira sobre as rodas traseiras motrizes. Desta forma procura-se aliar os aspectos positivos de ambos os rodados, sem alterar as características básicas do trator de pneus.

Figura 6 Trator de roda equipado com semi-esteira

1.6.3 De acordo com a conformação do chassi

De acordo com a conformação do chassi, em função da disposição de suas partes constituintes, distinguem-se os seguintes tipos de tratores:

a) Tratores semi-agrícolas - de esteiras;

- de rodas;

- convencional (standard);

- de tração nas quatro rodas.

- com chassi rígido;

- com chassi articulado. - de tração com rodas em tandem b) Tratores florestais - cortador abatedor;

- carregador transportador (forwarder);

- transportador de arrasto (skidder);

- processador. c) Tratores agrícolas

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