Fabricação de Sabão e Detergentes

Fabricação de Sabão e Detergentes

Indústria de Sabões e Detergentes

História do Sabão

  • Sabão: surgiu no séc. XXV a.C.;

  • Antes era feito de uma mistura de cinza vegetal e gordura animal;

  • Atualmente o sabão é obtido de gorduras (de boi, de porco, de carneiro, etc.) ou deóleos (de algodão, de vários tipo de palmeiras) e NaOH.

  • Detergentes: surgiram na 1°Guerra Mundial devido a escassez de óleos e gorduras necessárias para a fabricação de sabões;

  • Obtido pela Sulfonação-sulfatação do Alquilbenzeno e Álcool graxo (sebo).

Fabricação do Sabão em pedra

  • A equação abaixo representa genericamente a hidrólise alcalina de um óleo ou de uma gordura:

  •  

Falando um pouco sobre a glicerina

  •  

  • É um subproduto da fabricação do sabão.

  • Ela é adicionada aos cremes de beleza e sabonetes, pois é um bom umectante, isto é, mantém a umidade da pele;

  • Em produtos alimentícios é adicionada com a finalidade de manter a umidade do produto ;

  • Outra utilidade da glicerina é na fabricação do explosivo conhecido como nitroglicerina.

Fabricação de Detergente em Pó

  • Reação Principal – Sulfonação linear de um alquilbenzeno:

Base: 1.000 kg do produto acabado

  • Balanço de Massa

  • Detergente em Pó

  • Alquilbenzeno : 75 kg

  • Álcool graxo (do sebo): 75 kg

  • Óleum: 150 kg

  • Solução de NaOH: 200 kg

  • Silicato de Sódio: 125 kg

  • Tripolifosfato de Sódio: 500 kg

  • Diversos aditivos: 30 kg

  • Água: 500 kg

Mercado

  • O mercado brasileiro de sabão em pó movimenta anualmente, cerca de R$ 1,5 bilhão.

  • O consumo per capita anual no país é uma média de 3,65 kg, enquanto a média da América Latina é de 4,26.

  • Nos Estados Unidos, cada consumidor utiliza por ano, uma média de 5,47 kg de sabão em pó.

  • Na Europa, esse índice chega a 8,4 kg.

Sabão em pedra Neste seguimento as vendas registraram queda de 3,54% em 2006 com faturamento de R$ 808 milhões

Detergente Líquido Com faturamento de R$ 651 milhões em 2006,os detergentes apresentaram crescimento de 5,7% de vendas em relação a 2005

Nos lares brasileiros...

Marcas mais vendidas

  • OMO (Unilever) com 47,9%;

  • Brilhante (Unilever) com 9,6%;

  • Surf (Unilever) com 8,1%;

  • Ace (Procter & Gamble ) 7,7%;

  • Assim e Assolan (Hypermarcas) e outras marcas menos conhecidas com 26,7%

  • FONTE: GAZETA MERCANTIL – JULHO/2008

DIFERENÇAS ENTRE SABÃO E DETERGENTE

  • Os detergentes são mais eficazes que os sabões em água dura devido os sais de cálcio e magnésio serem solúveis(ausente nos sabões).

  • Sendo os detergentes sais de ácidos fortes, produzem soluções neutras, ao contrário dos sabões que, por serem sais de ácidos fracos, originam soluções levemente alcalinas.

DIFERENÇAS ENTRE SABÃO E DETERGENTE

  • Os detergentes quando utilizados para a lavagem de louças, retiram, a gordura natural presente nas mãos de quem o utiliza, causando o ressecamento da pele;

  • A grande vantagem na utilização do sabão está no fato deste ser sempre biodegradável e de ser produzido a partir de matéria-prima renovável - os óleos e as gorduras.

FIM

Comentários