Testes sobre Teoria da Administração

Testes sobre Teoria da Administração

Simulado de GN-I

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1- Muitas das cem maiores corporações norte-americanas de 1900 não existem mais hoje, porque seus administradores de nível alto ignoraram o conceito sistêmico. Isto significa:

a) uma ineficácia organizacional do nível intermediário

b) uma ineficiência estrutural do nível operacional

  1. uma inabilidade conceitual da alta administração

  2. uma inabilidade técnica do nível operacional

2-Mary Parker Follet(1868-1933) foi ignorada durante algum tempo, porém suas idéias se encontram hoje em muitos textos de Administração como: a ênfase na participação do trabalhador e as metas compartilhadas entre gerentes. Conclui-se que suas idéias contrastam com:

  1. A administração Científica de Taylor

  2. A abordagem humanística

  3. A Teoria das Relações Humanas de Mayo

  4. A Teoria da Contingência

3-Uma pessoa uma vez afirmou que, para se obter uma administração bem-sucedida: estudar o presente é o mais importante. Estudar o passado é o próximo passo. Estudar o futuro é o menos importante. A partir da Teoria do Sistema conclui-se que:

  1. A afirmação está correta por que o que importa é o aqui e o agora

  2. A afirmação está correta por que é muito difícil imaginar o futuro em países como o nosso

  3. A afirmação está equivocada por que a Teoria do Sistema não inclui mudanças ambientais, mas entradas, processo e saídas

  4. A afirmação está equivocada por que a única certeza que há na vida é que temos que pagar impostos e por isso devemos nos preparar para o futuro

4- A evolução da história das empresas e da Administração pode ser dividida em 5 fases: artesanal, transição para a industrialização, desenvolvimento industrial, moderna e a fase da incerteza. Esta última significa que o gerente:

  1. compreenda que as organizações estão inseridas em ambientes complexos e heterogêneos e em ritmo de mudança

  2. Seja eficaz em sua especialidade

  3. supervisione rotinas e lide com tecnologias específicas adotando ações de curto prazo

  4. pense na organização como algo controlável e passível de uniformização

5- O fato de que na atualidade as mudanças do ambiente externo serem mais rápidas e profundas significam que:

  1. A missão da empresa precisa ser constantemente reformulada

  2. Os planos permanentes da empresa não existem

  3. Os planos operacionais da empresa não são afetados

  4. O planejamento estratégico da empresa é traçado para períodos de tempo menores

6- “Nós buscamos desafios para criar soluções inovadoras, demonstrando nosso compromisso com a excelência”. O trecho é um exemplo de:

  1. plano permanente

  2. missão

  3. slogan de propaganda

  4. plano tático

7- Retrata a relação autoridade-responsabilidade que une superiores e subordinados em toda a organização:

  1. unidade de comando

  2. missão

  3. cadeia de comando

  4. burocracia

8- Um tipo híbrido de departamentalização onde o pessoal de várias especialidades é agrupado para completar tarefas de tempo limitado. É usada em resposta a exigências em caso de combinações especiais de habilidades de especializações diferentes na organização. Esta descrição se refere a:

  1. departamentalização por processo

  2. departamentalização territorial

  3. departamentalização funcional

  4. departamentalização matricial

9- “Tendo decidido minha linha de conduta, considero que meu trabalho é fazer com que cada membro de minha equipe compreenda exatamente o que espero dele em cada momento de seu trabalho”. Por esta afirmação podemos concluir que:

  1. Trata-se de um líder de acordo com a Teoria Y de McGregor

  2. Trata-se de um líder orientado para produção de acordo com Blake e Mouton

  3. Trata-se de um líder do tipo abdicador

  4. Trata-se de um líder inato com características psicológicas adequadas

10- “Coloco a responsabilidade de solucionar os problemas nas mãos de minha equipe. Evito tomar decisões que venham a magoar as pessoas e prefiro atuar como intermediário entre eles e a organização”. Com base nesta afirmação pode-se afirmar que o estilo do líder é:

  1. Autoritário-benevolente

  2. Autoritário-coercitivo

  3. Orientado para pessoas

  4. Orientado para pessoas e para produção

11- Engolir sapo, trabalhar sob pressão do tempo, insensibilidade do pessoal técnico, conflitos, stress e queda do desempenho. Tudo isto poderia ser evitado se os gerentes lembrassem que:

  1. o controle deve existir, mas deve ser aceito pelos funcionários

  2. que um negócio só cresce com o olhar atento do dono

  3. que usuários de sistemas são limitados por princípio

  4. não podem confiar o tempo todo em seus subordinados

12- Gerenciar significa planejar, organizar, dirigir e controlar. Controlar é uma atividade que reflete uma ligação muito próxima com o planejamento por que controlar significa:

  1. verificar o andamento da realização das tarefas

  2. comparar o desempenho com os padrões e agir sobre os desvios

  3. organizar o grupo de trabalho para consecução das tarefas

  4. liderar o grupo de trabalho para o atendimento das metas

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