NR-11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

NR-11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

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1 INTRODUÇÃO

Com este trabalho visamos mostrar a evolução, importância e os cuidados que precisamos ter nas atividades de Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. Dando ênfase a riscos que essa atividade pode proporcionar além do Transporte de Produtos Perigosos.

Entre as numerosas cargas movimentadas e armazenadas no Brasil todos os dias, muitas pertencem a categoria de cargas perigosas. Estes produtos oferecem inúmeros riscos à saúde das pessoas, ao meio ambiente e ao patrimônio se não forem obedecidas normas técnicas de segurança e saúde.

2 HISTÓRICO TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO

2.1 Transporte

O ínicio da operação de transporte tem seu desenvolvimento com o surgimento da roda.

Não existe prova arqueológica de sua origem pré-histórica. Pode-se supor que esta tenha existido antes do período histórico, talvez antes do domínio das técnicas metalúrgicas pelo homem, ou durante esta fase. Os primitivos instrumentos de pedra ou metal poderiam ter sido utilizados para se lavrar ou talhar as primeiras rodas. Os primeiros testemunhos de seu aparecimento, contudo, ligam sua origem à civilização Suméria, aproximadamente em 3000 A.C.

A invenção da roda foi de grande valia em lugares em que o terreno favorecia sua utilização: planícies, cobertas por plantas rasteiras. Ela facilitou enormemente o transporte dos fardos pesados, desta forma permitindo o aumento da atividade econômica. Seguindo suposições da arqueologia, Os célebre Estandarte de Ur, um mosaico que era carregado em procissões. Ele mostra uma cena de transporte, e podemos observar a presença de carros de combate e transporte, com suas rodas peculiares formadas de duas peças de madeira, sendo tracionados por onagros. (2500 A.C.)

Os Carros egípcios tornaram o carro de guerra mais leve, e sua construção tornou-se extremante refinada. A escolha de materiais era cuidadosa, e para cada parte era empregada a madeira que melhor se adequasse à função. O encaixe das peças era perfeito. Os raios das rodas, por exemplo, eram compostos de duas peças separadas, que eram coladas a seguir. Isto visava obter uma maior elasticidade. As imagens nos dão uma idéia da leveza destes veículos, os quais, nas vastas planícies do Egito, certamente permitiam aos combatentes alcançar grande velocidade, uma vantagem decisiva nos confrontos (aproximadamente 1400 A.C.).

Carpentum era um carro de duas rodas puxado por dois cavalos. Era utilizado por sacerdotes; foi sobre carpenta que foram trazidos para o Capitólio os objetos cultuais. O carpentum de quatro rodas estava reservado ao imperador, altos dignatários e magistrados.

2.1.1 Construção das Estradas Romanas

A construção de estradas foi um fator essencial no desenvolvimento econômico do Império Romano, além de favorecer enormemente seu domínio militar. A circulação viária só poderia florescer em um país onde estradas apropriadas estivessem à disposição do tráfego. Contudo, o desenvolvimento da rede viária exigia muito tempo. Havia um regulamento sobre as estradas, mas ela ainda não considerava sua construção e manutenção como uma tarefa do estado, tornando-a um dever dos proprietários das terras situadas à margem das estradas. Por outro lado, se a civilização romana tomava de empréstimo os elementos da construção das estradas aos Etruscos, assim como em tantas outras conquistas culturais, ela não deixava de as enriquecer com um espírito criativo, renovador e organizador. (século I D.C.)

2.2 Armazenagem

Cientistas franceses, estudando o comportamento da humanidade nos seus primórdios, chegaram a uma interessante e curiosa conclusão. Um marco importante da história da humanidade, dizem, quem sabe o marco divisor, poderia ter sido o início da prática da armazenagem. Para os pesquisadores, mesmo os mais notáveis feitos da humanidade não teriam a importância que teve a experiência e o aprendizado da armazenagem na vida das pessoas e dos povos. Com ela, os agrupamentos, antes nômades, deixaram de vagar de terra em terra à cata do alimento, e passaram a colher e armazenar para o consumo diário e os períodos em que a natureza não os agraciava com seus generosos frutos. Estabelecidos, não mais abandonavam as suas terras, construíam aldeias e, fixados ao solo, passavam a cultivar de forma mais intensa, a colher e a armazenar, o marco, que poderia dividir a história da humanidade, o antes e o depois da armazenagem. O Museu Britânico preserva até hoje um papiro com uma história do Egito, em que se conta sobre a fome que sobreviria ao país. Seriam sete anos de grandes safras, boas produções de grãos, haveria fartura e sobrariam mantimentos. Mas haveria, a seguir, outros sete anos, estes de miséria e fome, sem produção de alimentos.

3 DESLOCAMENTO, LEVANTAMENTO E TRANSPORTE DE CARGAS

Deslocar, levantar e transportar cargas, define-se como sendo os movimentos e esforços desprendidos por uma ou mais pessoas, objetivando movimentar cargas dos mais diversos tipos, formas ou tamanhos, pelo processo manual.

3.1 Riscos Possíveis

-Esforço físico intenso;

- Levantamento e Transporte de peso;

- Postura Inadequada;

- Rítmos excessivos;

- Trabalhos em turnos e noturnos;

- Monotonia;

- Repetitividade;

- Jornada de Trabalho prolongada, etc.

3.2 Fatores Considerados no Processo de Transporte de Materiais

-Peso

- Forma

- Volume

- Tipo

- Condições gerais

- Trajetos: Distâncias, Adversidade, Portas, Escadas, Local da reposição

- Posicionar-se sempre próximo a carga;

- Não torcer o corpo para pegar ou movimentar cargas;

- Usar sempre a musculatura das pernas;

- Aproximar bem a carga do corpo;

- Centralizar a carga em relação as pernas;

- Observar quais Equipamentos de Proteção Individual que a carga exige;

- Jamais tentar transportar quando a carga tiver peso, tamanho ou forma adversas;

- Lembre-se que outros colegas de trabalho, poderão auxiliá-lo quando necessário, e;

- Existem limites para o deslocamento, levantamento e transporte de CARGAS MANUAIS. Existem outros meios e máquinas disponibilizadas para o transporte de cargas.

4 TRANSPORTE DE EQUIPAMENTOS PERIGOSOS

Primeiramente precisamos ter consciência de qual produto iremos transportar e ou armazenar e qual classe pertencem, podem ser os seguintes:

Classe 1: explosivos.

Classe 2: gases.

Classe 3: líquidos inflamáveis.

Classe 4: sólidos inflamáveis.

Classe 5: substâncias oxidantes peróxidos orgânicos.

Classe 6: substâncias tóxicas e infectantes.

Classe 7: material radioativo.

Classe 8: substâncias corrosivas.

Classe 9: substâncias e artigos perigosos diversos.

É muito importante saber o tipo do produto que esta sendo transportado. Antes de sair é conveniente saber as características e os perigos relativos aos produtos que você irá transportar.

A seguir realizaremos uma analise de cada produto e seus perigos.

4.1 Classe 1 - Explosivos

Os explosivos são produtos que podem ocasionar reações químicas sob determinadas condições. Quando ocorre uma explosão são liberados gases e consequentemente um violento deslocamento do ar isto que causa a destruição. Imagine a quantidade de gases liberados na explosão de um caminhão carregado de dinamite, isto destrói tudo o que estiver na sua volta.

Segundo o R-105 do ministério da defesa compete ao comando do exercito fiscalizar o transporte de armas, munições e explosivos.

Além da fabricação de munições para armas de fogo, os explosivos são muitos usados em mineração, para remover rochas.

Em função do risco que apresentam os explosivos foram agrupados em subclasses:

- Substâncias com risco de explosão em massa

- Substâncias com riscos de projeção, mas sem risco de explosão em massa.

- Substâncias com riscos de fogo e com pequeno risco de explosão ou de projeção, ou ambos, mas sem riscos de explosão em massa.

- Substâncias que não apresentam riscos significativos.

- Substâncias muito insensíveis, com risco de explosão em massa.

- Artigos extremamente insensíveis, sem risco de explosão em massa.

4.2 Classe 2 - Gases

São todas as substâncias que pertencem ao estado gasoso da matéria.

Devido a seu alto poder de expansão uma vez liberado os gases são muito perigosos.

Os gases podem ser classificados como:

- Gases permanentes: não se liquefazem quando comprimidos à temperatura ambiente.

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