Vestibular ufjf 2009

Vestibular ufjf 2009

(Parte 3 de 5)

b) Durante o Governo de Getúlio Vargas (1930-1945), a elaboração de uma legislação trabalhista e sindical ganhou um tratamento mais sistemático que no período anterior.

c) Os Institutos de Aposentadorias e Pensões criados durante a chamada “Era Vargas” asseguravam determinados benefícios apenas às categorias reconhecidas pelo Ministério do Trabalho.

d) Embora a sociedade brasileira fosse majoritariamente rural, a fixação de direitos trabalhistas aos trabalhadores rurais ocorreu apenas na década de 1960.

e) Alguns direitos trabalhistas só foram fixados no Brasil com a promulgação da Constituição de 1988, a exemplo da licença-maternidade, descanso semanal, férias remuneradas e 13° salário.

Questão 24: Leia os versos a seguir. Eles fazem parte do Hino Nacional da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) adotado em 1944.

A grande mãe Rússia consolidou para sempre A união indestrutível das repúblicas livres. Viva a criada pela vontade dos povos, Única, poderosa União Soviética.

Formamos o nosso exército nas batalhas, Varreremos os infames inimigos do caminho! Nas batalhas, decidimos o destino das gerações, Levaremos nossa Pátria para a glória !

Sobre o processo histórico soviético durante o século X, é INCORRETO afirmar que:

a) nos anos 20, apesar da adoção dos princípios socialistas, a Nova Política Econômica (NEP) teve como lema “...voltar um passo atrás, para depois avançar dois passos à frente” com a retomada de algumas práticas capitalistas.

b) nos anos 30, a falta de planejamento econômico estratégico contribuiu para que a economia soviética fosse uma das mais afetadas pelas repercussões da crise de 1929.

c) nos anos 40, as lideranças políticas soviéticas procuraram reforçar a idéia de grandeza da URSS e a importância da unidade entre as repúblicas que a compunham.

d) nos anos 50, a URSS ampliou sua área de influência sobre o leste do continente europeu através de alianças como o Pacto de Varsóvia, que apresentava uma natureza militar.

e) nos anos 60, a URSS buscou demonstrar sua superioridade tecnológica, investindo, por exemplo, na corrida espacial, o que permitiu o lançamento do 1º homem ao espaço.

CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase PROVA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E QUÍMICA

Pág. 12 de 20

Questão 25: “Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.” (http://w.ambientebrasil.com.br/ acessada em: 25 set. 2008).

Nos mapas a seguir, são apresentadas as áreas de ocorrência de impactos ambientais causados pela ação do homem no Brasil.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE na legenda o impacto predominante.

b)
c)
d)

e)

FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico. São Paulo: Moderna, 2006

Área de contaminação dos solos por agrotóxicos.

Área de mineração contaminando o solo e a água.

Área de vegetação nativa extinta.

Área urbano-industrial sujeita à poluição hídrica e atmosférica.

Área sujeita à desertificação.

CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase PROVA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E QUÍMICA

Pág. 13 de 20

Questão 26: A economia mineira está inserida em três espaços geoeconômicos distintos, cada um deles dotados de uma lógica particular de desenvolvimento. A Região Metropolitana de Belo Horizonte cumpre importante papel, por ter inserção articulada nos três espaços geoeconômicos e registrar grande capacidade polarizadora sobre as regiões não integradas a estas lógicas de desenvolvimento.

MINAS GERAIS. Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) 2007/2023. Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão. Belo Horizonte, 2007. Adaptado.

Leia as seguintes afirmativas.

I - O primeiro espaço geoeconômico, com forte influência sobre a porção leste do Estado, desenvolve-se a partir de uma lógica intrinsecamente relacionada à cadeia do agronegócio, incluindo a agregação de valor, a prestação de serviços e o escoamento da produção, por intermédio de um sistema logístico de alta capacidade.

I - O segundo espaço geoeconômico atua, predominantemente, sobre a parte oeste do território e tem seu desenvolvimento orientado pela lógica internacional, destacando-se pela produção de commodities industriais (insumos básicos) e pela elevada integração de suas cadeias ao mercado externo.

I - O terceiro espaço geoeconômico atuante sobre a economia mineira situa-se na porção centro-sul do Estado e sua lógica de desenvolvimento revela elevado grau de complementaridade em relação às cadeias produtivas da indústria de transformação e de serviços da região Sudeste.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas a afirmativa I é verdadeira. b) Apenas a afirmativa I é verdadeira. c) Apenas a afirmativa I é verdadeira. d) As afirmativas I, I e II são verdadeiras. e) Apenas as afirmativas I e I são verdadeiras.

CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase PROVA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E QUÍMICA

Pág. 14 de 20

Questão 27: O cientista político norte-americano Samuel Huntington elaborou uma teoria que propõe que os grandes conflitos da humanidade seriam de ordem cultural, entre as grandes civilizações planetárias. Huntington discorda da idéia de “uma civilização universal” ou de uma “ocidentalização do mundo”. Acredita, ao contrário, que a influência relativa do mundo Ocidental está declinando.

COSTA, Rogério Haesbaert da & PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora UNESP, 2006. Adaptado.

Leia o mapa a seguir.

COSTA, Rogério Haesbaert da & PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora UNESP, 2006

Assim, as pretensões universalistas do Ocidente o estariam levando para o conflito com outras civilizações, especialmente a a) africana e a ortodoxa. b) hindu e a budista. c) japonesa e a latina. d) latina e a hindu. e) sínica e a islâmica.

CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase PROVA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E QUÍMICA

Pág. 15 de 20

Questão 28: Leia o fragmento de texto a seguir.

A região descrita acima pertence ao território:

a) da Bolívia. b) da India. c) do Nepal. d) do Suriname. e) do Tibete.

Questão 29: O comércio mundial cresceu cerca de 20% nos últimos 4 anos. Segundo dados divulgados pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), o PIB per capita cresceu 3,7% na América Latina, 3% na África e 6,2% na Ásia. Nos países desenvolvidos, a média foi de 1,9% entre 2003 e 2006. Tudo isso gerou mais divisas e proporcionou melhorias no padrão de vida, especialmente de populações de países emergentes como Brasil, Índia e China. Com mais dinheiro, eles estão comendo mais e melhor, isso significou intensificação da demanda mundial principalmente de carnes e derivados de leite. Fonte: Galileu Especial Vestibular 2009. São Paulo: Globo, 2008.

A afirmativa de que a melhoria das condições de vida gera o aumento da fome mundial e a atual crise dos alimentos corresponde a um diagnóstico baseado em pressupostos da teoria populacional a) darwiniana. b) malthusiana. c) marxista. d) ortodoxa. e) reformista.

“Primeiro, o altiplano. Esse imenso planalto espremido contra o céu, a 4 mil metros de altitude. À noite, a temperatura chega a 10 graus negativos. É impossível permanecer aquecido nos barracos de lona. Não há lenha. Somente o vento, que sopra furioso. As aldeias são quinhões de terra cultivados.

(Parte 3 de 5)

Comentários