Válvulas Pneumáticas

Válvulas Pneumáticas

(Parte 1 de 2)

Eletropneumática Válvulas de Controle Direcional

Fabricio Bertholi Dias

Os elementos pneumáticos podem ser subdividido em:Elementos de trabalho;Elementos de comando;Elementos de sinais.

Todos os elementos de comando e de sinaisque têm por finalidade influenciar o fluxo de informações ou energia (em nosso caso fluidos hidráulicos / pneumáticos) são denominados válvulas, independente de sua forma construtiva.

Introdução

As válvulas são classificadas segundo as suas funções em cinco grupos:

1)Válvulas de Controle Direcionais 2) Válvulas de Bloqueio 3) Válvulas de Controle de Pressão 4) Válvulas de Controle de Fluxo

Tipos de Válvulas

Tem por função orientar a direção que o fluxo deve seguir, a fim de realizar um trabalho proposto

Em esquemas pneumáticos/hidráulicos, usam-se símbolos gráficos para descrições de válvulas. Estes símbolos não caracterizam os diferentes tipos de construção, mas somente a função das válvulas.

Elas se caracterizam por Número de posições

Posição de repouso

Tipo de acionamento (comando)

Tipo de retorno (para a posição de descanso)

Válvulas de Controle Direcionais

O que vem a ser o Número de Posições ?

Éa quantidade de manobras distintas que uma válvula direcional pode executar ou permanecer sob a ação de seu acionamento.

Nestas condições, a torneira, que éuma válvula, tem duas posições: ora permite passagem de água, ora não permite.

Norma para representação:

CETOP -Comitê Europeu de Transmissão Óleo - Hidráulica e Pneumática.

ISO -Organização Internacional de Normalização.

As válvulas direcionais são sempre representadas por um retângulo.

Este retângulo édividido em quadrados.

O número de quadrados representados na simbologia éigual ao número de posições da válvula, representando a quantidade de movimentos que executa através de acionamentos.

Posição de repouso (ou posição normal)

Éaquela em que a válvula se encontra quando não estáacionada. Neste caso para as válvulas de 2 posições, a posição de repouso éaquela situada a direita da válvula e para de 3 posições a posição de repouso seráa posição central.

Número de Vias

Éo número de conexões de trabalho que a válvula possui. São consideradas como vias a conexão de entrada de pressão, conexões de utilização e as de escape.

Para fácil compreensão do número de vias de uma válvula de controle direcional podemos também considerar que:

Direção do Fluxo: Nos quadros representativos das posições, encontram-se símbolos distintos: As setas indicam a interligação interna das conexões, mas não necessariamente o sentido de fluxo.

Passagem Bloqueada Os bloqueios ou fechamentos estão indicados por um traço curto transversal, formando um T, colocado no interior do retângulo.

Uma regra prática para a determinação do número de vias consiste em separar um dos quadrados (posição) e verificar quantas vezes o(s) símbolo(s) interno(s) toca(m) os lados do quadro, obtendo-se, assim, o número de orifícios e em correspondência o número de vias.

Preferencialmente, os pontos de conexão deverão ser contados no quadro da posição inicial.

Escape

O escape de ar é representado por triângulos no lado externo do retângulo, podendo ser não provido para conexão (não canalizado ou livre) e provido para conexão (canalizado).

Indentificaçãode uma válvula A válvula é identificada da seguinte forma:

Número de Vias / Número de posições Exemplo:

Para garantir a identificação e ligação corretas das válvulas, marcam-se as vias com letras maiúsculas (DIN) ou com números (ISO)

Identificação dos Orifícios das VálvulasAcionamentos ou Comandos

As válvulas exigem um agente externo ou interno que desloque suas partes internas de uma posição para outra, ou seja, que altere as direções do fluxo, efetue os bloqueios e liberação de escapes.

Os elementos responsáveis por tais alterações são os acionamentos, que podem ser classificados em:

Comando Indireto

Comando Direto. Éassim definido quando a força de acionamento atua diretamente sobre qualquer mecanismo que cause a inversão da válvula.

Comando Indireto. Éassim definido quando a força de acionamento atua sobre qualquer dispositivo intermediário, o qual libera o comando principal que, por sua vez, é responsável pela inversão da válvula. Estes acionamentos são também chamados de combinados, servo etc.

Para que as válvulas comutem entre as várias posições existentes, énecessário que elas sejam acionadas, estes acionamentos podem ser:

Acionamento Muscular

Acionamento mecânico

Acionamento elétrico

Acionamento pneumático

Estes elementos são representados por símbolos normalizados e são escolhidos conforme a necessidade da aplicação da válvula direcional.

(Parte 1 de 2)

Comentários