verbos para usar em projetos

verbos para usar em projetos

5

LISTA DE VERBOS RELACIONADOS AO DOMÍNIO COGNITIVO DE ACORDO COM A TAXONOMIA DE BENJAMIN BLOOM (habilidades mentais)

Organizado pela professora Almerinda Holanda Gurgel – Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Farmácia, Odontologia e enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

APLICAÇÃO

. aplicar

. demonstrar

. dramatizar

. empregar

. ilustrar

. interpretar

. inventariar

. operar

. praticar

. tratar

. usar

COMPREENSÃO

.descrever

. discutir

. explicar

. expressar

. identificar

. localizar

. reafirmar

. revisar

. traduzir

. transcrever

CONHECIMENTO

. apontar

. definir

. inscrever

. marcar

. nomear

. recordar

. registrar

. relatar

. repartir

. sublinhar

ANÁLISE

. analisar

. calcular

. categorizar

. comparar

. contrastar

. criticar

. debater

. diferenciar

. distinguir

. examinar

. experimentar

. investigar

. provar

SÍNTESE

. compor

. conjugar

. construir

. coordenar

. criar

. dirigir

. erigir

. esquematizar

. formular

. organizar

. planejar

. propor

. reunir

AVALIAÇÃO

. avaliar

. escolher

. estimar

. julgar

. medir

. selecionar

. taxar

. validar

. valorizar

LISTA DE VERBOS DE NORMAN GROUNLUND VERBOS ILUSTRATIVOS PARA FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS INSTRUCIONAIS GERAIS

. abranger

. analisar

. aplicar

. apreciar

. avaliar

.compreender

. computar

. conhecer

. criar

. desempenhar

. demonstrar

. escrever

. falar

. interpretar

. localizar

. ouvir

. pensar

. reconhecer

. traduzir

. usar

VERBOS ILUSTRATIVOS PARA FORMULAÇÃO DE RESULTADOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM1

COMPORTAMENTOS CRIATIVOS

COMPORTAMENTOS COMPLEXOS, LÓGICOS E DE JULGAMENTO

COMPORTAMENTOS DISCRIMINATIVOS GERAIS

. alterar

. designar

. generalizar

. mudar

. parafrasear

. perguntar

. predizer

. questionar

. reagrupar

. rearrumar

. recombinar

. recontar

. reconstruir

. reelaborar

. reescrever

. reestruturar

. refrasear

. renomear

. reorganizar

. revisar

. simplificar

. sintetizar

. sistematizar

. variar

. analisar

. avaliar

. concluir

. combinar

. comparar

. contrastar

. criticar

. decidir

. deduzir

. estimar

. estruturar

. explicar

. formular

. generalizar

. induzir

. inferir

. planejar

. substituir

. sustentar

. coletar

. colocar

. combinar

. definir

. descrever

. detectar

. diferenciar

. discriminar

. distinguir

. escolher

. identificar

. indicar

. isolar

. listar

. omitir

. ordenar

. selecionar

. separar

COMPORTAMENTOS SOCIAIS

COMPORTAMENTOS DE LINGUAGEM

COMPORTAMENTOS DE ESTUDOS

. aceitar

. agradecer

. ajudar

. ajudar

. argumentar

. comunicar

. concordar

. contribuir

. conversar

. convidar

. cooperar

. cumprimentar

. dançar

. desculpar-se

. discordar

. discutir

. elogiar

. encontrar

. interagir

. participar

. perdoar

. permitir

. permitir

. reagir

. responder

. reunir

. rir

. saldar

. sorrir

. voluntariar-se

. abreviar

. acentuar

. alfabetizar

. articular

. assinalar

. chamar

. colocar hífens

. dizer

. duplicar

. editar

. escrever

. escrever letras maiúsculas

. estabelecer

. falar

. ler

. murmurar

. narrar

. pontuar

. pronunciar

. recitar

. separar sílabas

. soletrar

. sumariar

. traduzir

. verbalizar

. acompanhar

. anotar

. categorizar

. circular

. citar

. compilar

. copiar

. descobrir

. destacar em itens

. fazer marcação

. localizar

. nomear

. pesquisar

. planejar

. preparar

. prestar atenção

. projetar

. registrar

. representar graficamente

. reproduzir

. rotular

. selecionar

. sublinhar

. tomar notas

COMPs. FÍSICOS

COMPs. ARTÍSTICOS

COMPs. DRAMÁTICOS

COMPs. MATEMÁTICOS

. agarrar

. alcançar

. andar

. arquear

. arremessar

. atirar

. balançar

. carregar

. cobrir

. correr

. dar cambalhotas

. empurrar

. encarar

. escalar

. esculpir

. ficar de pé

. flutuar

. golpear

. inclinar

. lançar

. levantar-se

. marchar

. nadar

. patinar

. pegar

. pular

. puxar

. rebater

. saltar

. saltar

. sapatear

. alisar

. arear

. armar

. batucar

. colocar

. colorir

. combinar

. compor

. configurar

. construir

. cortar

. decorar

. desenhar

. edificar

. embrulhar

. enrolar

. entalhar

. entornar

. esboçar

. esculpir

. esfregar

. esfregar

. esmagar

. forjar

. girar

. guiar

. harmonizar

. ilustrar

. inflamar-se

. lustrar

. manobrar

. misturar

. modelar

. ornamentar

. perfurar

. pintar

. pisar

. pontilhar

. pregar

. pressionar

. serrar

. traçar

. vibrar

. abraçar

. atuar

. começar

. comover

. deixar

. desempenhar

. dirigir

. emitir

. exibir

. expressar

. fazer pantomina

. mostrar

. mostrar sofrimento

. penetrar

. prosseguir

. reagir

. realizar

. sair

. sentar

. virar

. adicionar

. calcular

. calcular área

. comparar

. computar

. contar

. derivar

. dividir

. estimar

. extrapolar

. extrair

. fazer gráficos

. grupar

. integrar

. intercalar

. medir

. multiplicar

. numerar

. planejar

. provar

. reduzir

. solucionar

. subtrair

. tabular

. verificar

COMPORTAMENTOS CIENTÍFICOS LABORATORIAIS

. aplicar

. aumentar

. conduzir

. conectar

. controlar

. converter

. criar

. cultivar

. demonstrar

. diminuir

. disseccionar

. encompridar

. escalar

. especificar

. estabelecer

. limitar

. manipular

. manter

. observar

. operar

. pesar

. plantar

. preparar

. recolocar

. restabelecer

. registrar

. regular

. remover

. transferir

COMPORTAMENTOS RELACIONADOS A APARÊNCIA GERAL, HIGIENE E SEGURANÇA

. abotoar

. amarrar

. atar

. beber

. calçar

. clarificar

. cobrir

. comer

. desabotoar

. desatar

. descobrir

. eliminar

. encher

. esperar

. esvaziar

. fechar

. ir

. lavar

. limpar

. parar

. pentear

. provar

. ter energia

. vestir

VARIEDADES

abastecer

abrir

acabar

adquirir

afiar

apontar

apresentar

aproximar

arrancar

atender

datilografar

bater

bater de leve

caçar

chicotear

chorar

colocar

colocar

começar

comprar

completar

conduzir

considerar

convir a

corrigir

Cozer

dar

deixar

derramar

derrubar

descobrir

desdobrar

designar

deslizar

desmontar

determinar

dormir

empacotar

emprestar

encurtar

enganchar

entregar

errar

esmagar

estacar

estender

expandir

fabricar

fechar

firmar

franzir

gritar

guiar

incluir

informar

intimidar

lançar

levantar

levantar

levar

mandar

manifestar

moer

montar

mostrar

oferecer

pagar

pendurar

pôr

pregar

produzir

propor

prover

rasgar

raspar

relatar

reparar

repartir

repetir

retirar

Salvar

segurar

sentir

servir

sugerir

Suprir

sustentar

tecer

tentar

tocar

Torcer

trabalhar

trazer

usar

vigiar

Voltar

votar

Correspondências dos verbos descritos nos objetivos específicos identificados nos resumos de trabalhos científicos.

Níveis Verbos

1 – COMPREENSÃO- descrever, delinear, detectar, examinar, identificar

2 – aplicação- caracterizar, determinar, diagnos-ticar, quantificar, testar, treinar, traçar.

3 – ANÁLISE- Analisar, classificar, comparar, confrontar

4 – SÍNTESE- criar, propor

5 – AVALIAÇÃO- Avaliar, medir, validar

MODALIDADE DE OPERACIONALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS DE PESQUISA EM EFERMAGEM2

Ação - objeto do estudo

Avaliar - efetividade da reciclagem para coleta da urinocultura

Estabelecer e desenvolver - programa de orientação ao autocateterismo intermitente

Elaborar - procedimentos técnicos de prevenção contra AIDS

Acompanhar - evolução do tratamento de queimaduras

Verificar - opinião sobre ensino do processo de enfermagem

Verificar - imagem da enfermagem

Verificar - conhecimento sobre educação sexual e DST

Detectar - necessidades de aprendizagem de administração de medicamentos IM

Identificar - Etiologia bacteriana

Identificar - Necessidades psicossociais referidas

Investigar - incidência de seqüelas físicas

Investigar - tempo de permanência hospitalar

Testar - equipe adaptada de Diálise Peritonial Intermitente

Testar - equipamento adaptado para a irrigação de colostomia

Testar - modelo de ensino de competência.

1 Esta lista foi desenvolvida pôr Calvin K. Claus, Departamento de Psicologia do “National College of Education”, Evanston, J. M. Editado com a permissão de um documento apresentado no encontro anual do “National Council on Measurement in Education . ( Chicago, fevereiro de 1968).

2 Fonte: Santos, Iraci dos. Qualidade dos resumos de comunicação científica em enfermagem. Tese de Concurso para professor titular. Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem UERJ, 1995.

Comentários