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algumas historia sobre a ciencia da computção, Notas de estudo de História

a historia

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 17/01/2009

nielson-guedes-10
nielson-guedes-10 🇧🇷

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Baixe algumas historia sobre a ciencia da computção e outras Notas de estudo em PDF para História, somente na Docsity! Ciência da computação Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação, pesquisa Nota: Se procura Teoria da computação, consulte Computação. Ciência da computação é o estudo dos algoritmos e suas aplicações, bem como das estruturas matemáticas indispensáveis à formulação precisa dos conceitos fundamentais da teoria da computabilidade e da computação aplicada. Desempenha por isso um papel importante na área de ciência da computação a formalização matemática de algoritmos, como forma de representar problemas decidíveis, i.e., os que são susceptíveis de redução a operações elementares básicas, capazes de serem reproduzidas através de um qualquer dispositivo mecânico/eletrônico capaz de armazenar e manipular dados. Um destes dispositivos é o computador digital, de uso generalizado, nos dias de hoje, pelo custo reduzido dos componentes eletrônicos que formam o seu hardware. Os estudos oriundos da Ciência da Computação podem ser aplicados em qualquer área do conhecimento humano em que seja possível definir métodos de resolução de problemas baseados em repetições previamente observadas. A Wikipédia possui o(s) portal(is): Portal das tecnologias de informação Índice [esconder] • 1 História • 1.1 Início da computação • 1.2 Algoritmos • 1.3 Lógica binária • 1.4 Engenho analítico • 1.5 Nascimento da ciência da computação • 1.6 Trabalho teórico • 1.7 Shannon e a teoria da informação • 2 Realizações para a sociedade • 3 Pessoas notáveis • 3.1 Precursores • 3.2 Pioneiros • 3.3 Pesquisadores influentes • 4 Áreas de pesquisa • 4.1 Fundamentos matemáticos • 4.2 Fundamentos de computação • 4.3 Equipamentos eletrônicos • 4.4 Tecnologia da computação • 4.5 Ciência da computação aplicada • 4.6 Organização dos sistemas computacionais • 5 Relacionamento com outros campos • 6 Profissão • 7 Notas e referências • 8 Ver também [editar] História [editar] Início da computação Ver artigo principal: História da computação O ábaco, primeira ferramenta de computação, em sua forma moderna A primeira ferramenta conhecida para a computação foi o ábaco, cuja invenção é atribuída a habitantes da Mesopotâmia, em torno de 2400 a.C.. Seu uso original era desenhar linhas na areia com rochas. Versões mais modernas do ábaco ainda são usadas como instrumento de cálculo. No século V a.C., na antiga Índia, o gramático Pānini formulou a gramática de Sânscrito usando 3959 regras conhecidas como Ashtadhyāyi, de forma bastante sistemática e técnica. Pānini usou meta-regras, transformações e recursividade com tamanha sofisticação que sua gramática possuía o poder computacional teórico tal qual a Máquina de Turing. Entre 200 a.C. e 400, os indianos também inventaram o logaritmo, e partir do século XIII tabelas logarítmicas eram produzidas por matemáticos islâmicos. Quando John Napier descobriu os logaritmos para uso computacional no século XVI, seguiu-se um período de considerável progresso na construção de ferramentas de cálculo. Al-Khwarizmi [editar] Algoritmos No século VII, o matemático indiano Brahmagupta explicou pela primeira vez o sistema de numeração hindu-arábico e o uso do 0. Aproximadamente em 825, o matemático persa Al-Khwarizmi escreveu o livro Calculando com numerais hindus, responsável pela difusão do sistema de numeração hindu-arábico no Oriente Médio, e posteriormente na Europa. Por volta do século XII houve uma tradução do mesmo livro para o latim: Algoritmi de numero Indorum. Tais livros apresentaram novos conceitos para definir sequências de passos para completar tarefas, como aplicações de aritmética e álgebra. Por derivação do nome, atualmente usa-se o termo algoritmo. [editar] Lógica binária Por volta do século III a.C., o matemático indiano Pingala inventou o sistema de numeração binário. ainda usado atualmente no processamento de todos computadores • Ada Lovelace, inventou a primeira linguagem de programação [editar] Pioneiros Ciência da computação tem tanto a ver com o computador como a Astronomia com o telescópio, a Biologia com o microscópio, ou a Química com os tubos de ensaio. A Ciência não estuda ferramentas, mas o que fazemos e o que descobrimos com elas. — citação atribuída a Edsger Dijkstra • Alan Turing, participou do projeto Colossus e foi um dos cérebros que decifra a Enigma. Também inventou um tipo teórico de máquina super-simples capaz de realizar qualquer cálculo de um computador digital, a Máquina de Turing. • John von Neumann, descreveu o computador que utiliza um programa armazenado em memória, a Arquitetura de von Neumann, que é a base da arquitetura dos computadores atuais. • John Backus, líder da equipe que criou o Fortran e criou a notação BNF • Maurice V. Wilkes, inventor do somador binário • Howard Aiken, inventor do Mark I • Walter H. Brattain, inventor do transístor • William Shockley, inventor do transístor • John Bardeen, inventor do transístor • Fred Williams, inventor da memória RAM • Tom Kilburn, inventor da memória RAM • Konrad Zuse, inventor independente do computador digital e de linguagens de programação na Alemanha nazista. • John Vincent Atanasoff, possivelmente o inventor do primeiro computador digital, o computador de Atanasoff-Berry, ABC • Clifford E. Berry, assistente de Atanasoff • Almirante Grace Hopper, programadora do Mark I, desenvolveu o primeiro compilador; primeira mulher a receber um Ph.D. em matemática • Edsger Dijkstra, líder do ALGOL 60, publicou o artigo original sobre programação estruturada • J. Presper Eckert, criador do ENIAC • John William Mauchly, criador do ENIAC [editar] Pesquisadores influentes • Andrew Stuart Tanenbaum, pesquisador na área de sistemas operacionais, inventor do Minix; seus livros-texto são dos mais referenciados na área • Edgar Frank Codd, inventor de Banco de dados relacionais • Brian Kernighan, inventor do C • Dennis Ritchie, inventor do C e do Unix • Bjarne Stroustrup, inventor do C++ • Ken Thompson, inventor do Unix e da codificação de caracteres UTF-8 • Peter Chen, inventor do Modelo de entidades e relacionamentos • Donald Ervin Knuth, criador do TeX, da programação literária e da influente série (inacabada em 2006) sobre algoritmos The Art of Computer Programming • Linus Torvalds, criador do kernel Linux • Alan Kay, um dos inventores da orientação a objeto, também concebeu o laptop e a interface gráfica do utilizador [editar] Áreas de pesquisa [editar] Fundamentos matemáticos • Álgebra linear • Analise combinatória • Cálculo diferencial e integral • Cálculo numérico • Geometria analítica — o estudo de algoritmos para a resolução de problemas de geometria, ou que dependem da geometria. • Lógica matemática — lógica booleana e outras formas para a modelagem lógica de problemas. • Matemática discreta • Probabilidade e estatística • Teoria da informação • Teoria das categorias • Teoria dos grafos — fundações para estruturas de dados e algoritmos de busca. • Teoria dos números — teoria para a definição de provas a conjunto dos números inteiros, usada em criptografia e no teste de inteligência artificial. • Teoria dos tipos — análise formal de tipos de dados e seu uso para entender a propriedade de programas de algoritmos. [editar] Fundamentos de computação • Arquitetura de computadores — o desenvolvimento, a organização, a otimização e a verificação de sistemas computacionais. • Circuitos digitais • Complexidade computacional — definição de limites computacionais (sobretudo relativo a espaço e [editar] Tecnologia da computação • Banco de dados • Compiladores — tradução de algoritmos entre diferentes linguagens de computador, geralmente de uma linguagem de alto nível, mais abstrata e legível para seres humanos, para uma linguagem de baixo nível, mais concreta e voltada para o computador digital. • Computação gráfica — geração sintética de imagens, e a integração ou alteração visual de informações visuais do mundo real. • Engenharia de software • Inteligência artificial — o estudo e a implementação de sistemas que exibem um comportamento autônomo inteligente. • Processamento de imagens — a obtenção de informação a partir de imagens. • Rede de computadores — algoritmos e protocolos para a comunicação de dados confiável entre diferentes sistemas, incluindo mecanismos para a identificação e correção de erros. [editar] Ciência da computação aplicada • Álgebra computacional • Especificação de programas • Estrutura de dados • Interação homem-computador — estudo sobre a utilidade e usabilidade de computadores, tornando-os acessíveis às pessoas. • Otimização combinatória • Pesquisa operacional tempo) fundamentais em classes de computação. • Criptografia — aplicação da complexidade computacional, da probabilidade e da teoria de números para a criação ou quebra de códigos. • Estrutura de dados — a organização e as regras para a manipulação de informação. • Linguagens formais — estudo de modelos para especificar e reconhecer linguagens de forma geral. • Métodos formais — o uso de abordagens matemáticas para descrever e formalizar padrões de desenvolvimento de software. • Pesquisa e ordenação • Projeto e análise de algoritmos — complexidade computacional aplicada aos algoritmos • Semântica formal — estudo da especificação do significado (ou comportamento) de programas de computador e partes de hardware. • Teoria da Computabilidade — definição do que é computável utilizando-se os modelos atuais, definindo as possibilidades teóricas da computação. • Teoria da computação • Teoria dos algoritmos de informação • Teoria dos autômatos [editar] Equipamentos eletrônicos • Robótica — o controle do comportamento de robôs • Sistemas digitais • Planejamento automatizado[3] — estuda o processo de deliberação por meio da computação • Programação de computadores — o uso de linguagens de programação para a implementação de algoritmos. • Reconhecimento de padrões • Recuperação de informações • Redes de Petri • Redes neurais • Redes semânticas • Segurança de computadores • Sistemas multiagentes • Tolerância a falhas • Vida artificial — o estudo de organismos digitais. [editar] Organização dos sistemas computacionais • Arquitetura de computadores — o desenvolvimento, a organização, a otimização e a verificação de sistemas computacionais. • Computação distribuída — computação sendo executada em diversos dispositivos interligados por uma rede, todos com o mesmo objetivo comum. • Computação paralela — computação sendo executada em diferentes tarefas; geralmente concorrentes entre si na utilização de recursos. • Computação quântica — representação e manipulação de dados usando as propriedades quânticas das partículas e a mecânica quântica. • Sistemas operacionais — sistemas para o gerenciamento de programas de computador e para a abstração da máquina, fornecendo base para um sistema utilizável. [editar] Relacionamento com outros campos Por ser uma disciplina recente, existem várias definições alternativas para a ciência da computação. Ela pode ser vista como uma forma de ciência, uma forma de matemática ou uma nova disciplina que não pode ser categorizada seguindo os modelos atuais.
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