APRESENTAÇÃO

A área de atuação no campo de estágio á a área administrativa. O administrador deve estar focalizado no futuro para poder preparar sua empresa para enfrentar os novos desafios que surgem, seja através de novas tecnologias, novas condições sociais e culturais, novos produtos e serviços. O gerente e o seu subordinado participam ativamente do processo de estabelecer e fixar objetivos. Trata-se de um processo de negociação entre ambos. A liderança também é outro aspecto que nos leva a escolher a área gerencial administrativa.

Liderança é um processo contínuo de escolha que permite à empresa caminhar em direção a sua meta, apesar de todas as perturbações internas e externas. O líder é a pessoa que sabe conjugar e ajustar todas essas características. Não há um tipo único e exclusivo para cada situação. A área administrativa é a área mais importante de uma empresa, já que lida diretamente com as tomadas de decisões. É certo que a administração de qualquer organização tem seus subordinados e subgerentes, mas as decisões sempre são tomadas pelos grandes cargos da organização.

Mas durante o estágio, o foco foi para outra área, a de compras. Não especificamente só compras, mas o gerente administrativo de estoque e compras. Pôde-se agrupar assim porque é pouco o controle que se faz nessa área desta empresa. Nela também pude colocar em prática todo o parendizado que obtive na área de gerenciamento logístico, e setor de compras, que está intimamente ligado ao estoque e armazenamento de materiais de utilidade diária. O fato da mudança de área não deixou de desmerecer a atuação na área administrativa, onde também pude participar de decisões importantes.

OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é o de mostrar como foi o desenvolvimento das atividades no campo de estágio.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

a) Caracterização do campo de estágio

b) Situação Atual do Setor onde o estágio realizado:

A situação do setor do estágio atualmente é de estabilidade. Antes não havia um setor de compras e estocagem nesta empresa. Ao entrar como auxiliar administrativo, surgiu a idéia de assumir o setor de controle de compras, também auxiliando administrativamente a diretoria. Após assumir esse cargo, consegui controlar de forma mais concreta o estoque da empresa, assim como a necessidade de compras de materiais à partir do estoque em escassez.

As compras de materiais passaram agora, a ter um controle mais eficiente, porque antes era feito de forma aleatória, sem saber realmente o que estava faltando no estoque. O controle pode ser feito, agora, através do software. Não só o controle da entrada e da saída, mas também a data especificada necessária para reposição do estoque, para que não chegue a ser zero.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ESTAGIÁRIO

As atividades desenvolvidas no estágio são as de nível administrativo, tomadas de decisão, e mudança gerencial. Mudança gerencial, digo, porque existia um problema que foi dado ao nós como estagiário, resolver: controle de compras e de estoque. Logo que cheguei na empresa, não havia muitas coisas para se fazer, já que a empresa é de pequeno porte, e todos os cargos estavam preenchidos. Mas, com o passar do tempo, analisando as atividades internas da empresa, logo percebi que havia problemas com estoque, ou seja, não se tinha um número real do valor em moeda que se tinha empregado em estoque, e tinha mercadorias que eram vendidas, mas já tinham acabado no estoque. Então, como a diretoria é composta por familiares, resolvi sair da diretoria, criei e assumi o cargo de gerente administrativo de estoque e compras.

O primeiro passo era conferir toda a mercadoria que havia estocada. Primeiramente, trabalhei especificamente a parte de estoque, depois de tudo controlado, passei a assumir o setor de compras, onde se comprava materiais de expediente e mercadorias que estavam faltando no estoque. Foi elaborado um simples software para fazer o controle, e depois este foi acoplado ao sistema de informação da empresa.

Foram feitas poucas mudanças no sistema da empresa. Mas era necessário separar, para que não houvesse interferência de dados no sistema, e esses pudessem ser perdidos. Através desse sistema pode-se controlar, agora, as datas de validade das mercadorias. E isso foi para todas as mercadorias, sem exceção. O R.H. da empresa funciona até que muito bem. Todos os funcionários trabalham satisfeitos e dão os resultados esperados.

O programa de controle de estoque foi elaborado pelo próprio estagiário, a partir de seus conhecimentos em análise de sistemas e linguagem de programação, por se tratar de um programa bem simples. À partir da criação desse software, todo dia se fazia conferência do estoque, já que era muita coisa, e não se tinha o controle correto e real do que se tinha no estoque, nem de quando era a data de validade de cada produto. Foram descobertos vários produtos que estavam perdendo a validade. Em seguida, o passo seguinte era entrar em contato com os fornecedores para tentar uma troca de mercadorias.

Outra atividade desempenhada durante o estágio foi a elaboração do manual e do estatuto da empresa. Não que a empresa não tivesse um, mas estava ultrapassado. Portanto, em reunião com a diretoria foi sugerida pelo estagiário a reavaliação do estatuto da empresa. A idéia foi acatada por todos e colocada em prática rapidamente. A avaliação foi feita sem muita confusão. Diminuímos algumas coisas que estavam demais para o tipo de gestão atual, acrescentamos outras pertinentes aos funcionários e o tipo de atendimento ao cliente. Ou seja, serviços de pós-venda, que não existia de fato. O que existia era a chamada “camaradagem” e amizade que surgia entre os funcionários da empresa e os clientes.

Comentários