Grau de Proteção são medidas aplicadas ao invólucro de um equipamento elétrico, visando:

a) Proteção de pessoas contra o contato a partes energizadas sem isolamento; contra o contato as partes móveis no interior do invólucro e proteção contra a entrada de corpos estranhos.

b) Proteção do equipamento contra o ingresso de água em seu interior.

Os invólucros são designados por uma simbologia que é composta de uma sigla “IP”, seguido de dois dígitos, que classificam o grau de proteção do equipamento elétrico.

Devemos observar que um equipamento instalado ao tempo estará sujeito a variações bruscas de temperatura, umidade, descargas elétricas causadas por raios, inundações, etc. Apesar do equipamento com grau de proteção IP 65 ter sido construído para impedir a entrada de poeira e a penetração de jatos de água, o mesmo foi dimensionado levando em consideração a aplicação em um ambiente industrial.

O uso deste equipamento ao tempo implicará em adicionar proteções especiais. A NBR IEC 60529 menciona essas proteções especiais como letras suplementares, (além das proteções definidas na classificação IP), são elas:

LETRA SUPLEMENTAR Letra Descrição

H Equipamento de alta tensão

Ensaiado para efeitos prejudiciais devidos à penetração de água quando as partes perigosas móveis do equipamento (por exemplo, o rotor de uma máquina rotativa) estão em movimento.

Ensaio para efeitos prejudiciais devidos à penetração de água quando as partes móveis do equipamento (por exemplo, o rotor de uma máquina rotativa) estão estacionários.

Apropriado para uso sob condições ambientais especificadas e fornecido com características ou processos de proteções adicionais.

Comentários