trocador de calor

trocador de calor

(Parte 1 de 2)

- Permutadores de calor Standard - Reforma e Fabricação de Trocadores

- Conforme normas ASME, TEMA, ABNT

- Feixe tubular em forma de “U”

Av. Brasil 20.151 Barros Filho

Fonefax: (21) 3371-7912 vendas@trocalor.com.br w.trocalor.com.br

A linha de Permutadores standard TroCalor, abrange 31 modelos que variam desde 0,53 a 10,52 m2 de área de troca, Os números de passes no lado dos tubos variam de 2 ou 4 de acordo com a necessidade da aplicação, os cabeçotes de ferro fundido são facilmente removíveis para proporcionar uma manutenção rápida, os espelhos são fixos.

Estes modelos são particularmente indicados para resfriamento de óleo em máquinas injetoras, motores marítimos, unidades hidráulicas, motores estacionários, máquinas-ferramenta, resfriamento de água com água, etc.

CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS Casco confeccionado em com tubo preto de aço carbono.

Chapas defletoras (chicanas) confeccionadas em aço carbono galvanizado, garantem a orientação e circulação do fluido em regime turbulento, dando um máximo de eficiencia ao equipamento, os furos das chicanas são puncionados em máquina CNC, de maneira a minimizar o bay-pass entre o tubo e o furo, proporcionando um melhor desempenho térmico.

Espelhos de aço carbono, aonde todos os furos são feitos dentro da tolerância permitida pela norma TEMA, mantendo assim um perfeito ajuste com os tubos na hora da expansão com o mandril.

Tubos lisos de cobre, são fixados ao espelho por mandrilhamento com controlador de torque automático, evitando desta maneira que a parede do tubo sofra uma redução de espessura maior do que a permitida pela norma de fabricação.

Cabeçotes em em aço carbono, são disponíveis em 2 ou 4 passes, podendo também ser fornecido com anodo de zinco para proteção contra corrosão galvânica, quando solicitado.

Os trocadores após limpeza externa, recebem como proteção anticorrosiva duas demãos de primer epóxi óxido de ferro, e no interior das tampas duas demãos com epoxi alcatrão de hulha.

Toda as fases de fabricação dos permutadores são acompanhadas por profissionais altamente especializados, conferindo assim nossa garantia da qualidade desde o recebimento da matéria prima, fabricação, testes e entrega do material junto ao cliente.

Esta linha de permutadores é recomendada para Troca de Calor entre: Óleo/Água; Água/Água; Água/Vapor; Vapor/Líquido; etc.

IDENTIFICAÇÃO Exemplo:

Modelo espelho fixo
Diâmetro nominal do casco
4 = 4.50” Comprimento
5 = 5.50” total do N.º de passes
6 = 6.50” permutador 2 ou 4
8 = 8.63”

Descrição Material Condição de projeto

Casco Tubo de aço carbono

Tubos Cobre

Chicanas Aço carbono galvanizado

Tampas Aço carbono Bases Aço carbono

Espelhos Aço carbono Juntas Borracha nitrílica

Aço carbono

TAMPA Aço carbono

JUNTA Borracha nitrílica

FEIXE TUBULAR Tubos de cobre

BASE Aço carbono

Tubo Aço carbono CHICANAS

Aço carbono galvanizado

CONEXÃO Luva aço forjado

DADOS DIMENSIONAIS STANDARD – MODELO BEM Permutador de calor com 2 ou 4 passes nos tubos e espelhos fixos.

Dimensões em milímetros Conexões Vazão de óleo (l/h)

Vazão de água

2 passes (l/h) Vazão de água 4 passes (l/h) Modelo

Área de troca m

N.º de Tubos / Ø

A B C D E F G H I J K L Corpo Tampa 2 P

Tampa

4 P Min. Max. Min. Max. Min. Max.

Notas:

1) Recomendamos que sejam utilizadas as vazões de água da tabela, afim de evitar problemas de incrustações, erosão excessiva ou perda de carga elevada, antes do período normal de manutenção do permutador. Na tubulação do feixe, em caso de utilização da vazão mínima da tabela, consegue-se uma velocidade de escoamento de 0,90 m/s, que evitará um rápido acúmulo de crostas na parede da tubulação, já no caso do uso da vazão máxima tabelada, garantimos uma velocidade de 2,20 m/s, que para uma tubulação de cobre é a velocidade máxima indicada afim de evitar a erosão prematura da sua parede.

2) Em todos os modelos são usados tubos com Ø 3/8” e espessura de parede de 1,0 m.

3) As quedas de pressões nos trocadores, estão limitadas ao máximo de 10 PSI (0,70 kgf/cm2), considerando o uso das vazões indicadas na tabela para cada modelo.

E Ø De K I

4 PASSES2 PASSES

A TroCalor Fabrica e Reforma Trocadores de Calor mediante desenho ou especificação do cliente, atendendo às normas internacionais ASME Sec. VIII div. 1 e TEMA.

Trocadores de Calor são utilizados em diversos seguimentos nas Indústrias Petroquímicas, Químicas, Farmacêuticas, Alimentícias, Mecânicas, geração de energia, etc.

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO De acordo com a aplicação do equipamento: aço carbono, cobre e suas ligas, titânio, aço inoxidável, etc.

NORMAS UTILIZADAS ASME seção VIII Divisão. 1 para vasos de pressão e TEMA nas classes B, C e R.

Os tubos do feixe tubular são fixados ao espelho através de mandrilhamento com controle de torque automático, os furos dos espelhos são providos de ranhura (groove) para melhor expansão dos tubos, assegurando total estanqueidade.

Todos os equipamentos são submetidos a testes de pressão hidrostática, de acordo com as condições de trabalho e em conformidade com as normas ASME seção VIII Divisão 1 para vasos de pressão.

(Parte 1 de 2)

Comentários