Refrigeração Manual de instalação Elgin

Refrigeração Manual de instalação Elgin

(Parte 1 de 4)

ELGIN S.A. Divisão Refrigeração

Rua Barão de Campinas, 305

CEP: 01201-901 – São Paulo – SP

Tel: (011) 3383-5900 - Fax: (011) 3383-5940

Email: refrigeracao@elginsp.com.br Site: w.elgin.com.br

1.Embalagem do compressor e/ou unidade condensadora2
2. Verificação preliminar2
3.Características de funcionamento do compressor2
4. Tipos de aplicações3
6. Cuidados no local de inst alação4
5. Estrutura de código4
8.Tubulação da linha de sucção e linha de líquido6
9. Formas de instalação9
10. Procedimentos de soldagem10
1. Verificação de vazamento1
12. Procedimentos p ara vácuo1
13.Procedimentos para carga de fluido refrigerante12
14. Medições dos principais parâmetros12
15. Balanceamento de sistemas13
16.Substituição adequada de um compressor avariado14
17. Sistema elétrico14
18. Esquemas elétricos15
19. Tabela de Dimensionamento de Fios18
20.Análise de problemas / Causas Prováveis / Ação Corretiva18
21.Causas de Falhas / Ação Corretiva23

Os produtos de que trata este manual deverão ser instalados e operados somente por técnicos de refrigeração devidamente qualificados e que possuam as ferramentas e equipamentos necessários para tal serviço.IMPORTANTE

Este manual tem como finalidade fornecer e sugerir as melhores opções e cuidados na instalação e operação dos compressores e unidades condensadoras Elgin.

Para se obter um elevado rendimento e prolongada vida útil do seu Compressor e/ou Unidade Condensadora Elgin, siga rigorosamente as instruções contidas neste manual e, em caso de dúvidas, consulte-nos

2MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE COMPRESSORES E UNIDADES CONDENSADORAS

O compressor e/ou a unidade condensadora deve sempre ser transportado(a) na posição vertical, isto é, com pés voltados para baixo e nunca deitados ou de cabeça para baixo. Evitam-se assim possíveis vazamentos de lubrificante (óleo) ou golpe de líquido devido à migração do lubrificante para dentro do cilindro ou do caracol (Scroll). O compressor e/ou unidade condensadora deve ser removido(a) cuidadosamente da embalagem, para não serem danificados.

Não levantar a unidade condensadora segurandoa pelas tubulações. Isso evitará deformações e possíveis vazamentos pela ruptura das soldas.

Os compressores e unidades condensadoras são fornecidos de fábrica pressurizados(as) com carga de

2. VERIFICAÇÃO PRELIMINAR:

Antes de instalar o produto, verificar a compatibilidade do compressor com a tensão (V) e freqüência (Hz) de alimentação, o tipo de aplicação desejada (alta, média ou baixa temperatura de evaporação), a capacidade frigorífica, o tipo de fluido refrigerante e o tipo de lubrificante (óleo).

Nos casos de substituição, comparar as características do compressor retirado com o modelo novo a fim de certificar-se da real equivalência.

Compressor Alternativo ou Recíproco:

Este modelo possui basicamente 05 elementos móveis: pistão, anel, pino, biela e virabrequim.

Os anéis de compressão encontram-se no pistão, o qual é interligado à biela através do pino e todo este conjunto está montado no virabrequim que executa movimentos excêntricos gerando 02 ciclos por volta completa, isto é, admissão e compressão.

O contato contínuo das superfícies com o filme de óleo é feita através dos anéis montados no pistão e as paredes do cilindro.

O compressor alternativo ou recíproco possui ainda a vantagem de ter baixo custo de fabricação comparado a modelos mais modernos.

Compressor Scroll:

O funcionamento deste modelo é baseado em duas peças no formato de caracol (em inglês “scroll”) que, num conjunto, uma das peças permanece fixa e a outra se movimenta de maneira orbital e de forma excêntrica, formando “bolsas ou células” de compressão que diminuem gradativamente o seu volume e aumentam progressivamente a pressão.

O contato contínuo das superfícies com o filme de óleo tem um poder de vedação maior, quando comparado aos modelos de pistão.

O compressor Scroll possui somente 2 peças móveis, enquanto que os modelos de pistão ou alternativos, possuem no mínimo 5 componentes móveis trazendo maiores probabilidades de falhas.

As principais vantagens do compressor Scroll são: menor nível de ruído, de vibrações e de consumo de energia.

3MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE COMPRESSORES E UNIDADES CONDENSADORAS

Modelo da Unidade Condensadora

Aplicação

Temperatura de

Evaporação (Pressão de Baixa)

Média Temperatura +10°C até -15°C (84 psig ~ 28 psig)

Baixa Temperatura -15°C até -30°C (35 psig ~ 15 psig)

Média Temperatura +10°C até -15°C (84 psig ~ 28 psig)

Baixa Temperatura -15°C até -40°C (28 psig ~ 1 psig)

Tipo de Compressor

Alternativo (Hermético)

Alternativo (Hermético)

Scroll

Scroll

Fluido Refrigerante

R-2

R-404A HP-81 R-402B

R-408A

R-2

R-2

Temperatura de Condensação (Pressão de Alta)

Máxima: +65°C (380 psig)

Máxima: +65°C (380 psig)

Máxima: +65°C (380 psig)

Máxima: +65°C (380 psig)

Tipo de Óleo Lubrificante

Mineral ou

Alquilbenzeno ISO 32

Polyol Ester ISO 32

Mineral ou

Alquilbenzeno ISO 32

Mineral ou

Alquilbenzeno ISO 32

4. TIPOS DE APLICAÇÕES:

OBS: Para aplicações com elevadas variações de temperatura, tais como, máquinas de fabricar gelo / sorveteiras por imersão (álcool) / câmaras de banana / câmaras de baixa temperatura com degelo a gás quente ou elétrico, recomendamos o uso de um regulador de pressão de sucção e/ou válvula de expansão com MOP (Máxima Pressão de Operação) para que se possa limitar a pressão de baixa do compressor, não permitindo que o mesmo trabalhe fora da fai- xa de aplicação, isto é, com pressão de baixa, acima dos valores de tabela desta página.

Exemplo: para UCB/ESB, a pressão de baixa máxima é de 35 psig, evitando principalmente, sobrecarga do motor elétrico (queima).

Recomendamos também o uso de acumulador de sucção ou separador de líquido para evitar golpe de líquido principalmente no final do processo (aplicações em baixa temperatura).

Observação importante:

O compressor Scroll só comprimirá o fluido refrigerante se girar no sentido correto. O compressor Scroll pode girar nos dois sentidos (horário e anti-horário), dependendo da ordem da conexão dos três cabos elétricos. Se o sentido de rotação estiver incorreto os seguintes fatos ocorrem:

As pressões de baixa e de alta não se alteram (compressor não comprime). A operação é extremamente ruidosa. A corrente elétrica será muito baixa. Neste caso, o técnico deverá inverter a posição de dois dos três cabos elétricos para que o compressor gire no sentido correto.

A operação do compressor Scroll no sentido inverso de rotação por período prolongado, causará a quebra do mesmo devido à falta de lubrificação.

4MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE COMPRESSORES E UNIDADES CONDENSADORAS

5. ESTRUTURA DE CÓDIGO

6. CUIDADOS NO LOCAL DE INSTALAÇÃO:

A instalação da unidade condensadora deve ser feita de modo que não bloqueie a entrada de ar fresco para o condensador (Ex: condensador colocado junto à parede).

Não instale a unidade condensadora em um ambiente fechado. Para obter melhor rendimento e bom funcionamento, a unidade condensadora deve ser instalada em um ambiente arejado e bem ventilado para que haja a renovação de ar fresco na entrada do condensador e saída livre do ar quente. Use algum meio de exaustão para evitar a recirculação de ar quente dentro da casa de máquinas.

Recomendamos a limpeza preventiva do condensador para evitar o acúmulo de sujeira que poderá prejudicar seriamente o rendimento e causar problemas ao compressor.

Sem ventilação adicionalVentilação natural insuficiente Sem ventilação natural

UC M 2 150ETL CÓDIGO DO PRODUTO

TIPO DE REFRIGERANTE/ÓLEO Observar faixa de aplicação

L’ Unite Hermetique Copeland

Com tanque de líquido Sem tanque de líquido

220 V - 1F - 60 Hz 220 V - 1F - 50 Hz (mediante consulta) 220 V - 3F - 50/60 Hz 380 V - 3F - 50/60 Hz

1,5 HP 2,0 HP 2,5 HP 3,0 HP

3,5 HP 4,0 HP 5,0 HP 6,0 HP

7,5 HP 9,0 HP 10,0 HP

R-2 - Óleo Mineral ou Alquilbenzeno - ISO32 R-404A - Óleo Poliolester - ISO 32 R-404A / R-402A / R-402B / R-408A - Óleo Poliolester - ISO 32

Média / Alta Temp. de Evaporação (-15C a +10C). Baixa Temp. de Evaporação (-40C/-30C a -15C).

Unidade Condensadora a ar, com compressor alternativo Unidade Condensadora a ar, com compressor scroll de refrigeração. Elgin Split ou Elgin Silenciosa ou Unidade Condensadora Silensiosa.

5MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE COMPRESSORES E UNIDADES CONDENSADORAS

Nas unidades condensadoras ESM e ESB siga as distâncias abaixo: C = Comprimento do condensador

Nas unidades condensadoras UCM, UCB, USM e USB, siga as distâncias abaixo:

•Filtro secador da linha de líquido: instalado na linha de líquido. Sua função é filtrar a sujeira e, principalmente, retirar, na medida do possível, a umidade do sistema.

•Válvula solenóide da linha de líquido: instalada na linha de líquido, antes e o mais próximo possível da válvula de expansão. Tem a função de desligar a unidade condensadora através do recolhimento do refrigerante (pump-down).

•Visor de líquido: instalado na linha de líquido. É utilizado para visualizar a carga de refrigerante e permitir a verificação da presença de umidade no sistema através do indicador de umidade.

•Válvula de expansão / Capilar: instalado na linha de líquido, na entrada do evaporador, o mais próximo possível do mesmo. Sua finalidade é promover a queda de pressão e alimentar corretamente o evaporador. Para isso deve ser dimensi- onado corretamente.

•Tanque de líquido: instalado na linha de liquido, logo após o condensador. Sua utilização é obrigatória quando se utiliza válvula de expansão.

•Acumulador de sucção (Separador de líquido): instalado na linha de sucção, antes do compressor. Sua função é evitar o retorno de líquido para o compressor, o que poderia causar “golpe de líquido”. Sua utilização é obrigatória em temperaturas de evaporação abaixo de -5oC (menos cinco graus Celsius) e em sistemas onde é realizado degelo (gás quente ou elétrico).

•Filtro de sucção: instalado na linha de sucção antes do compressor. Sua função é filtrar possíveis sujeiras da própria linha de sucção e do evaporador, o filtro de sucção é utilizado normalmente em sistemas grandes ou instalações que sofreram queima elétrica severa.

Medidas em mMedidas em m

6MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE COMPRESSORES E UNIDADES CONDENSADORAS

•Separador de óleo: instalado na linha de descarga, logo após o compressor. Seu retorno é conectado na linha de sucção ou no próprio cárter do compressor. É utilizado para reter o óleo de lubrificação que sai do compressor. Durante o funcionamento normal do compressor, uma pequena parcela de óleo é “bombeada” para o sistema de refrigeração e deve retornar ao compressor. O uso do separador de óleo é obrigatório nas seguintes condições: 1-Em sistemas com temperatura de evaporação abaixo de -10oC (menos dez graus Celsius). 2-Em unidades condensadoras instaladas acima do evaporador. 3-Em sistemas onde o comprimento da tubulação de sucção for superior a 3 metros. Neste caso, a cada 10 metros de comprimento da tubulação devem-se acrescentar 100 ml de óleo no compressor. Utilize somente o tipo de óleo especificado na tabela da pág. 3. Não esquecer de acrescentar óleo no separador de óleo, conforme indicação do fabricante.

•Pressostato de alta pressão: instalado no lado de alta pressão é conectado à tomada de pressão da descarga. Sua função é proteger o compressor contra alta pressão de descarga, em situações adversas como, por exemplo: condensador sujo, ventilador do condensador avariado, ambiente muito quente ou com recirculação de ar quente no condensador.

•Pressostato de baixa pressão: instalado no lado de baixa pressão é conectado à tomada de pressão da sucção. Uma de suas funções é proteger o compressor contra baixa pressão de sucção, como por exemplo, vazamento da carga de fluido refrigerante, ajuste incorreto da válvula de expansão e filtro secador obstruído (entupido). Pode ser utilizado, também, em conjunto com o termostato e a válvula solenóide da linha de líquido para desligar o compressor através do recolhimento (pump down) do fluido refrigerante quando o sistema atingir a temperatura ideal.

8. TUBULAÇÃO DA LINHA DE SUCÇÃO E LINHA DE LÍQUIDO:

As linhas de líquido e sucção, principalmente em longas distâncias ou grandes desníveis, devem ter o diâmetro das tubulações adequadamente dimensionado para garantir um bom retorno de óleo para o compressor. Para isso, utilize uma tabela de dimensionamento de tubulações e selecione corretamente os diâmetros recomendados, obtendo assim, velocidades adequadas na linha de sucção e na linha de líquido e conseqüentemente o eficiente retorno do óleo ao compressor. Para utilizar a tabela de dimensionamento das tubulações deve-se calcular primeiramente o comprimento equivalente que é a soma do comprimento da tubulação mais o comprimento equivalente dos acessórios, curvas, ramificações (T) e demais singularidades presentes no decorrer destes trechos.

Abaixo temos uma tabela com comprimentos equivalentes para algumas singularidades:

Comprimento Equivalente de Conexões de Cobre

Diâmetro do tubo de cobre (pol.)Comprimento Equivalente (m)

Curva 90oCurva 45oVálvula Globoe SolenóideVálvulaem ângulo(T) paraRamificação(T) para Bifurcação

7MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE COMPRESSORES E UNIDADES CONDENSADORAS

BTU/h Kcal/h W 8m 15m 23m 30m 45m 61m 8m 15m 23m 30m 45m 61m 8m 15m 23m 30m 45m 61m 8m 15 m 23m30m 45m 61m 1000252293 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 1/2 3/8 3/8 3/8 1/2 1/2 1/2 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3000756879 3/8 3/8 3/8 1/2 1/2 1/2 3/8 1/2 1/2 1/2 5/8 5/8 1/2 1/2 1/2 5/8 5/8 7/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 400010081172 3/8 3/8 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 5/8 5/8 5/8 1/2 5/8 5/8 5/8 7/8 7/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 600015121758 1/2 1/2 1/2 5/8 5/8 1/2 1/2 5/8 5/8 5/8 7/8 7/8 5/8 5/8 7/8 7/8 7/8 7/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 900022682637 1/2 5/8 5/8 5/8 7/8 7/8 5/8 5/8 7/8 7/8 7/8 7/8 5/8 7/8 7/8 7/81 1/81 1/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 1200030243516 5/8 5/8 7/8 7/8 7/8 7/8 5/8 7/8 7/8 7/8 7/8 7/8 7/8 7/8 7/81 1/81 1/81 1/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 1500037804395 5/8 5/8 7/8 7/8 7/8 7/8 7/8 7/8 7/8 7/81 1/81 1/8 7/8 7/81 1/81 1/81 1/81 1/8 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 1/2 1800045365274 5/8 7/8 7/8 7/8 7/81 1/8 7/8 7/8 7/8 7/81 1/81 1/8 7/81 1/81 1/81 1/81 1/81 3/8 3/8 3/8 3/8 3/8 1/2 1/2 2400060487032 5/8 7/8 7/8 7/81 1/81 1/8 7/8 7/81 1/81 1/81 1/81 1/8 7/81 1/81 1/81 3/81 3/81 3/8 3/8 3/8 1/2 1/2 1/2 1/2 3000075608790 7/8 7/8 7/81 1/81 1/81 1/8 7/81 1/81 1/81 1/81 1/81 3/81 1/81 1/81 3/81 3/81 3/81 5/8 3/8 3/8 1/2 1/2 1/2 1/2 36000907210548 7/81 1/81 1/81 1/81 1/81 3/8 7/81 1/81 1/81 1/81 3/81 3/81 1/81 3/81 3/81 3/81 5/81 5/8 3/8 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 420001058412306 7/81 1/81 1/81 1/81 1/81 3/81 1/81 1/81 1/81 3/81 3/81 3/81 1/81 3/81 3/81 5/81 5/81 5/8 3/8 1/2 1/2 1/2 1/2 5/8 480001209614064 7/81 1/81 1/81 1/81 1/81 3/81 1/81 1/81 3/81 3/81 3/81 5/81 1/81 3/81 3/81 5/81 5/82 1/8 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 5/8 540001360815822 7/81 1/81 1/81 1/81 3/81 3/81 1/81 3/81 3/81 3/81 5/81 5/81 3/81 3/81 5/81 5/82 1/82 1/8 1/2 1/2 1/2 1/2 5/8 5/8 600001512017580 7/81 1/81 1/81 1/81 3/81 3/81 1/81 3/81 3/81 3/81 5/81 5/81 3/81 3/81 5/81 5/82 1/82 1/8 1/2 1/2 1/2 5/8 5/8 5/8 660001663219338 7/81 1/81 1/81 3/81 3/81 3/81 1/81 3/81 3/81 3/81 5/81 5/81 3/81 5/81 5/81 5/82 1/82 1/8 1/2 1/2 5/8 5/8 5/8 5/8 7200018144210961 1/81 1/81 1/81 3/81 3/81 3/81 1/81 3/81 3/81 5/81 5/81 5/81 3/81 5/81 5/82 1/82 1/82 1/8 1/2 1/2 5/8 5/8 5/8 5/8 7800019656228541 1/81 1/81 3/81 3/81 3/81 5/81 1/81 3/81 5/81 5/81 5/82 1/81 3/81 5/81 5/82 1/82 1/82 1/8 1/2 5/8 5/8 5/8 5/8 7/8 8400021168246121 1/81 1/81 3/81 3/81 3/81 5/81 3/81 3/81 5/81 5/81 5/82 1/81 3/81 5/82 1/82 1/82 1/82 1/8 1/2 5/8 5/8 5/8 7/8 7/8 9000022680263701 1/81 3/81 3/81 3/81 5/81 5/81 3/81 3/81 5/81 5/82 1/82 1/81 3/81 5/82 1/82 1/82 1/82 1/8 5/8 5/8 5/8 7/8 7/8 7/8 12000030240351601 1/81 3/81 3/81 5/81 5/82 1/81 3/81 5/81 5/82 1/82 1/82 1/81 5/82 1/82 1/82 1/82 5/82 5/8 5/8 7/8 7/8 7/8 7/8 7/8 15000037800439501 3/81 3/81 5/81 5/82 1/82 1/81 5/81 5/81 5/82 1/82 1/82 5/82 1/82 1/82 1/82 5/82 5/82 5/8 5/8 7/8 7/8 7/8 7/81 1/8 18000045360527401 3/81 5/81 5/82 1/82 1/82 1/81 5/82 1/82 1/82 1/82 5/82 5/82 1/82 1/82 5/82 5/82 5/83 1/8 7/8 7/8 7/8 7/8 7/81 1/8 21000052920615301 3/81 5/81 5/82 1/82 1/82 1/81 5/82 1/82 1/82 1/82 5/82 5/82 1/82 5/82 5/82 5/83 1/83 1/8 7/8 7/8 7/8 7/811/81 1/8

(Parte 1 de 4)

Comentários