Programação grafica parte 1

Programação grafica parte 1

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Programação Gráfica –Parte 1 Versão em C –2006 –PUCPR –Tutoria de Jogos –1ºAno

Paulo V. W. Radtke pvwradtke@gmail.com http://www.ppgia.pucpr.br/~radtke/jogos/

PUCPR -CCET2

Esta versão édedicada exclusivamente para os cursos de Ciência da

Computaçãoe Engenharia da Computação .

Para a versão de Sistemas de

Informação, utilizando Java, pegue o arquivo correspondente e participe da aula no horário adequado.

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Conteúdo

Instalando as bibliotecas SDL no DevC++.

Introdução àbiblioteca Chien2dLite.

Ciclo de vida básico de um programa.

Primeiro exemplo: carregando uma tela usando SDL.

Carregando spritese mostrando-os na tela.

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Serão utilizadas 3 bibliotecas da SDL:

SDL: biblioteca núcleo. Fornece funcionalidades básicas.

SDL_Image: biblioteca para a manipulação de imagens 2D.

SDL_Mixer: biblioteca que extendeo suporte de áudio da SDL. Suporta vários formatos de músicas, como MIDI, MP3, Ogg, trackede diversos de áudio.

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Para facilitar a instalação, foi criado um pacote, disponibilizado na página da tutoria: pacote-dev-cpp.zip .

Este arquivo deve ser descompactado no diretório aonde se encontra instalado o Dev- C++.

Ex: Se ele se encontra instalado em C:\Dev-

Cpp, o mesmo deve ser descompactado em C:\, a raiz do drive.

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Além disto, épossível fazer o download dos pacotes diretamente do site da SDL: http://www.libsdl.org

Como toda biblioteca compartilhada, a

DLL possui um grupo de arquivos que devem ser colocados no diretório

Systemdo Windows ou distribuídos junto com a aplicação.

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Como não temos permissão de escrita no diretório System, utilizaremos a segunda opção.

Apesar de aparentemente mais desvantajosa, esta abordagem émais prática do ponto de vista de distribuição.

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Arquivos DLL relevantes:

libpng13.dll

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Chien2DLite

Biblioteca básica 2D para spritese fontes bitmap .

Se preocupa com o gerenciamento das primitivas escolhidas

Baseada em uma classe(C++).

A classe éum singleton, e a instância do vídeo pode ser acessada a partir de qualquer ponto do programa.

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Chien2DLite

Adaptada a partir de uma versão OpenGL, a biblioteca somente carrega imagens quadradas, com tamanhos potência de 2.

Ex: 8x8, 16x16, 32x32, 64x64, 128x128, 256x256, 512x512, 1024x1024, etc.

A biblioteca somente desenha blocos

( azulejos, do inglês tiles), não dando suporte a imagens.

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Chien2DLite

A primeira versão básica não possui primitivas 2D tradicionais.

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