Prevalência de Obesidade e Fatores Potencialmente Causais em Adultos em Região do Sul do Brasil

Psicologia Oraganizacional:Relatorio de Estágio Organizacional
(Parte 1 de 8)
1 UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE-UNIPLAC
LAGES 2008
2 LENIR BERNARDINO RODRIGUES
Relatório de Estágio Organizacional apresentado na disciplina de Estágio Básico em Psicologia Organizacional, no 6º Semestre do Curso de Psicologia da Universidade do Planalto Catarinense. Orientadora: Prof.ª Beatriz Marcondes de Azevedo
LAGES 2008
3 UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE – UNIPLAC
à avaliação da Comissão Examinadora: |
Relatório apresentado para conclusão das disciplinas de Estágio Básico Supervisionado em Psicologia Organizacional do 6º semestre do curso de Psicologia, da Universidade do Planalto Catarinense e submetido
Comissão Examinadora Professora: Beatriz Marcondes de Azevedo – Orientadora
_ Professora: Lilian Aparecida Kanan _
LAGES, NOVEMBRO, 2008.
Dedico este relatório de estágio aos meus filhos, meu marido, em especial, à minha mãe.
Em primeiro lugar, agradeço a Deus, e a minha família que me proporcionou o apoio e a base necessária para ter a capacidade de ascender a essa importante conquista de conhecimento e tão almejada realização pessoal.
Agradeço com carinho aos funcionários da Nevatur Transportes e Turismo Ltda. do, em especial ao Coordenador de estágio João Orivaldo Lemos, por ter disponibilizado seu tempo para a efetuação deste relatório. Agradeço confiança a confiança do Administrador Sr. Fausto Geraldo Nunes que autorizou a realização do estágio, Agradeço ao mecânico da empresa que gentilmente autorizou a realização da análise de posto de trabalho. E aos demais profissionais da oficina mecânica pela ajuda e por sua cordialidade.
Agradeço ao meu marido, Prof. Antonio A. Minghetti, pelo apoio neste trabalho. E em especial, as professoras Márcia Formolo, Lilian Aparecida Kanan, Iranise Moro Pereira Jorge e a professora e orientadora Beatriz Marcondes de Azevedo, pelo conhecimento repassado em sala de aula, proporcionando a concretização deste trabalho.
A todos vocês meu eterno agradecimento!
Gráfico 01: Distribuição do percentual do número total de funcionários | 97 |
Gráfico 02- Distribuição percentual em relação ao gênero dos participantes | 98 |
Gráfico 03- Distribuição percentual do tempo de trabalho na Nevatur | 98 |
Gráfico 04- Distribuição percentual da cidade onde residem os funcionários | 9 |
Gráfico 05- Distribuição percentual da escolaridade dos funcionários | 100 |
Gráfico 06- Distribuição percentual dos funcionários nos setores da Nevatur | 101 |
Gráfico 07- Distribuição percentual do relacionamento das pessoas da Nevatur | 102 |
Gráfico 09- Distribuição percentual da realização pessoal | 104 |
Gráfico 10- Distribuição percentual de idéias e sugestões | 105 |
Gráfico 1- Distribuição percentual de reconhecimento por parte da chefia | 106 |
Gráfico 12- Distribuição percentual da estabilidade no emprego | 107 |
Gráfico 13- Distribuição Percentual dos critérios utilizados para promoções internas | 108 |
Gráfico 14- Distribuição Percentual dos Treinamentos | 109 |
Gráfico 15- Distribuição Percentual do relacionamento co o superior imediato | 110 |
Gráfico 16- Distribuição Percentual do salário recebido | 1 |
Gráfico 17- Distribuição Percentual do trabalho executado | 112 |
Gráfico 18- Distribuição Percentual da comunicação e a chefia | 113 |
Gráfico 19- Distribuição Percentual espaço físico do local de trabalho | 114 |
LISTA DE GRÁFICOS Gráfico 08- Distribuição percentual da autonomia para realizar o trabalho na empresa...103
Gráfico 21- Distribuição Percentual da Imagem da Nevatur com a comunidade | 116 |
Gráfico 20- Distribuição Percentual da influência do trabalho na saúde física e mental...115 Gráfico 2- Distribuição Percentual da cooperação existe entre os colegas de trabalho...117
Gráfico 23- Distribuição Percentual da tolerância da chefia a eventuais erros e falhas | 118 |
Gráfico 24- Distribuição Percentual da tolerância da chefia a problemas pessoais | 119 |
Gráfico 25- Distribuição Percentual de normas e regras estabelecidas pela empresa | 120 |
Gráfico 2- Percentual da maneira que a chefia exerce controle nas atividades | 121 |
Gráfico 26- Distribuição Percentual de materiais que a empresa oferece para você | 122 |
Gráfico 27- Distribuição Percentual da satisfação de trabalhar na Nevatur .....................123
Quadro 01: Diferença entre os grupos formados na organização | 19 |
Quadro 02: Principais características das organizações burocráticas | 20 |
Quadro 03: Classificação do Porte da Empresa | 24 |
Quadro 04: Linha do tempo com os principais acontecimentos | 31 |
Quadro 05: Diferentes Concepções do Termo Comportamento | 34 |
Quadro 06: Divisão das atividades do RH | 38 |
Quadro 07: Métodos de treinamento | 42 |
Quadro 08: Características da Cultura Organizacional | 48 |
Quadro 09: Característica críticas no processo de mudança | 50 |
Quadro 10: Métodos que diminuem a Rotatividade | 56 |
Quadro 1: Cargas de trabalho | 68 |
Quadro 12: Critérios observáveis em um Posto de Trabalho | 69 |
LISTA DE QUADROS Quadro 13: Descrição de Função – Mecânico.....................................................................90
Tabela 01: Os 10 produtos mais exportados de janeiro a julho/08 | 28 |
Tabela 02: Classificação das Empresas segundo IBGE | 30 |
LISTA DE TABELAS Tabela 03: Os Agentes de Risco........................................................................................124
Figura 1: Missão nas organizações | 2 |
Figura 02: Principais atividades dos Psicólogos Organizacionais | 3 |
Figura 03: Avaliação de desempenho e suas aplicações | 45 |
LISTA DE FIGURAS Figura 05: Organograma dos Setores da Nevatur................................................................85
Imagem 01: Manutenção da frota | 74 |
Imagem 02: Correção de falhas no Motor | 75 |
LISTA DE IMAGENS Imagem 03: Troca da mola de patim de freio......................................................................76
LISTA DE GRÁFICOS | 06 |
LISTA DE QUADROS | 08 |
LISTA DE TABELAS | 09 |
LISTA DE FIGURAS | 10 |
LISTA DE IMAGENS | 1 |
1.INTRODUÇÃO | 16 |
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA | 17 |
2.1 AS ORGANIZAÇÕES | 17 |
2.1.1Grupos Formais e Informais | 18 |
2.1.2Missão – Visão, Valores e Estratégias das organizações | 20 |
2.1.3 Definições de Micro, Média e Grandes Organizações | 23 |
2.2 ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS | 24 |
2.2.1 Organizações do Estado de Santa Catarina | 25 |
2.2.2 Organizações do Município de Lages | 28 |
2.3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 30 |
2.3.1 Psicologia Organizacional | 30 |
SUMÁRIO 2.3.2 Psicologia do Trabalho.................................................................................................32
2.3.3 Atuação dos psicólogos organizacionais | 3 |
2.3.3.1Comportamentos pessoal e Comportamento organizacional | 34 |
2.3.3.2 Diferenças individuais | 35 |
2.3.3.3 Subsistemas de RH – R&S | 37 |
2.3.3.4 Análise, descrição e especificação de cargos | 39 |
2.3.3.5Treinamento | 40 |
2.3.3.6 CHAs - Conhecimentos, habilidades e atitudes | 43 |
2.3.3.7 Avaliação de Desempenho | 4 |
2.4 CULTURA ORGANIZACIONAL | 46 |
2.4.1 Mudança na cultura Organizacional | 48 |
2.4.2 Clima e Diagnóstico Organizacional | 50 |
2.4.2.1Absenteísmo | 53 |
2.4.2.2 Rotatividade | 54 |
2.4.2.3 Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) | 56 |
2.5 SAÚDE OCUPACIONAL | 58 |
2.5.1Serviço Especializado em Eng. Seg. e em Med. do trabalho – SESMT | 60 |
2.5.2Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA | 60 |
2.5.3 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO | 61 |
2.5.4 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA | 62 |
2.5.5 Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT | 62 |
12 2.5.6 Equipamentos de Proteção Individual – EPI................................................................63
2.5.7Acidentes de Trabalho: conceito e causas | 63 |
2.6 ERGONOMIA | 6 |
2.6.1Definição de função, tarefa, atividade e trabalho | 69 |
2.6.2Análise do Posto de Trabalho | 70 |
3.MÉTODO | 7 |
3.1 Intervenção | 7 |
3.2 Local da pesquisa | 7 |
3.3 Equipamentos e materiais | 7 |
3.4 Procedimentos | 7 |
3.4.1 Escolha e seleção dos participantes | 7 |
3.4.2 Contato com os sujeitos | 78 |
3.4.3 Coleta de dados | 78 |
3.4.4 Organização, tratamento e análise de dados | 79 |
4.APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS | 80 |
4.1.1 Histórico da Empresa | 80 |
4.1.2 Descrição da organização | 81 |
4.1.3Missão, visão, valores | 81 |
4.1.4 Número de colaboradores | 82 |
13 4.1.5 Organograma descritivo e esquematizado...................................................................82

5.PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 85 |
5.1.1Comportamento pessoal X organizacional – diferenças individuais | 85 |
5.1.2Subsistemas de RH – R&S; | 86 |
5.1.3Análise, descrição e especificação de cargos | 8 |
5.1.4Treinamento e Avaliação de Desempenho | 90 |
5.1.5 Cultura Organizacional – níveis e elementos da CO | 91 |
5.2 CLIMA E DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL | 93 |
5.2.1Absenteísmo | 94 |
5.2.2Rotatividade | 94 |
5.2.3Qualidade de Vida no Trabalho | 95 |
5.3PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL | 96 |
6.SAÚDE OCUPACIONAL | 125 |
6.1 SESMT e PCMSO | 126 |
6.2 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) | 127 |
6.3Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Nevatur | 128 |
6.4 LTCAT Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho | 131 |
SUGESTÕES E RECOMENDAÇÕES | 132 |
CONCLUSÃO | 135 |
REFERÊNCIAS ON-LINE | 140 |
O objetivo deste relatório é mostrar a importância da ação da Psicologia no contexto das organizações de trabalho. A disciplina de Estágio Básico Supervisionado em Psicologia Organizacional relacionada com a de Psicologia do Trabalho, Psicologia Organizacional, Saúde Ocupacional e Ergonomia, forneceram elementos teóricos para o entendimento deste assunto iniciado em sala de aula e concretizado com a prática no local de estágio.
No decorrer do corpus deste relatório de estágio serão apresentados funcionamento e desenvolvimento da empresa Nevatur Transportes e Turismo Ltda., e em seguida apresentarse-á os resultados da pesquisa de clima organizacional e as observações realizadas no posto de trabalho efetivado no setor da oficina mecânica da empresa.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 AS ORGANIZAÇÕES
Uma organização de acordo com Robbins (apud Cunha e Carmo, 2007, p. 05), ―é a contribuição planejada das atividades coletivas de duas ou mais pessoas que, funcionando em uma base relativamente contínua e através da divisão de trabalho e da hierarquia da autoridade, buscam alcançar um objetivo comum ou um conjunto de objetivos".
Conforme Chiavenato (2001, p.126), ―a organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. A cooperação é essencial para a organização‖, segundo o autor citado uma organização só existe quando: Há pessoas capazes de se comunicar entre si (interação); Elas estão dispostas a contribuir com ação (cooperação); Elas cumprem um propósito comum (objetivos).
Segundo Lima e Albano (2002), as organizações se estabelecem com a oferta de produtos e serviços, consistindo em:
[...] um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas, onde, devido a limitações pessoais, os indivíduos são levados a cooperarem uns com os outros para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria (p.3).
No entanto, há que acrescentar que não existe organização sem pessoas com suas contribuições estruturadas, contínuas e planejadas coletivamente, através da divisão do trabalho e da hierarquia, na busca por alcançar um objetivo comum ou um conjunto de objetivos.
Segundo Maximiano (2000, p. 92-93), em uma organização, ―cada pessoa e cada grupo de pessoas têm atribuições especificas que contribuem para a realização de um objetivo [...] além das pessoas, as organizações empregam dinheiro, tempo, espaço e recursos materiais, como instalações, máquinas, móveis e equipamentos‖. Desta forma, com objetivos a curto, médio e longo prazo, uma organização luta para alcançar sua missão, fazendo com que as organizações se transformem de forma dinâmica e complexa, com influências mútuas, de forma controlada e coordenada, agindo em uma determinada situação ou ambiente.
Nas organizações, a divisão de tarefas contribui para a distribuição metódica do trabalho, conduzindo a organização a um crescimento natural, e as organizações, portanto, estão passando intensas influências do mercado competitivo, obrigando-as a estarem sempre alertas, com ajustes e adaptações às condições ambientais para manterem sua sustentabilidade (SCARIOT et. al , 2006).
A competitividade, inerente de qualquer mercado democrata, solicita que para as empresas manter-se no mercado se utilizem de um planejamento estratégico, absolutamente necessário para alcançar-se o sucesso. Dentro das organizações formam-se grupos sociais, que podem ser divididos em duas categorias, grupos sociais primários (informais) e grupos sociais secundários (formais) (MAXIMIANO, 2000).
2.1.1Grupos Formais e Informais
Em sendo a organização um conjunto de atividades sistemáticas com esforços coordenados de duas ou mais pessoas, a união desses sistemas sociais e técnicos determinam sua forma de ser, segundo sua missão, visão e valores, e assim compõe todo o conjunto da sociedade formado por grupos sociais primários ou secundários.
Para Blau e Scott (1979, p.69), ―todas as relações sociais, todos os contatos entre pessoas e os valores de crenças correspondentes, que não foram previamente definidos pela organização formal, são pertinentes ao grupo informal‖, nestas predominando muito mais as relações pessoais.
Da mesma forma, Maximiano (2000) expõe que os grupos informais passam a existir quando as pessoas convivem por um determinado tempo juntas, e através dessa convivência apresentam vários interesses em comum ou compartilham os mesmos valores, os quais são encontrados em grande quantidade em qualquer organização, pois as pessoas juntam-se para conseguirem alcançar objetivo que tenham em comum.
Os grupos informais não são requeridos, nem controlados pela organização. Em virtude disso, eles são variáveis, dinâmicos e mudam a sua direção rapidamente, consoante com os critérios estruturais da organização informal. Um grupo informal emerge dentro de uma organização quando ocorre identificação de conduta e interesses comuns entre os indivíduos (FORTES, 1996, p. 02).
Em uma organização, além dos grupos informais, existem os grupos formais, as diferença constitutiva entre esses dois consiste nestes últimos, as relações das pessoas são controladas por regulamentos explícitos, com normas e obrigações a serem respeitadas por seus integrantes; enquanto que os informais são caracterizados em maior grau por relações pessoais (MAXIMIANO, 2000).
Outra forma de observar a diferença entre grupos formais, informais, sociais, experimental e grupos de controle todos decorrentes do contexto organizacional, está disposta no quadro 01;
Quadro 01: Diferença entre os grupos formados na organização;
Grupos formais São grupos formados pelas relações das pessoais e são controladas por regulamentos explícitos, com normas e obrigações a devem ser consideradas por seus integrantes;
Grupos informais São os grupos espontâneos de pessoas que formam a organização informal;
Grupos sociais São conjuntos de pessoas que interagem entre si através de padrões de relacionamento;
Grupo experimental É o grupo formado para participar de uma pesquisa e sujeito a mudanças nas condições de trabalho;
Grupos controle É o grupo de trabalha sempre nas mesmas condições de trabalho a fim de comparar resultados com o grupo experimental.
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