Juros exatos e ordinários

Juros exatos e ordinários

Disciplina: Matemática F.– 2009

Profa. Suzana R. Macedo , M.Sc

JURO – COMERCIAL, EXATO E BANCÁRIOS

Na parte prática de Matemática Financeira o juro, é o elemento que nos permite levar um Valor Datado de uma data para outra, isto é, é o juro que nos permite levar um Valor Presente para um Valor Futuro ou vice-versa.

Como estudamos anteriormente, JUROS SIMPLES são calculados sempre sobre o valor inicial. Neste texto, estudaremos os juros simples sob trs variações: os juros ordinários, os juros exatos e os juros simples pela regra dos banqueiros.

  1. JUROS ORDINÁRIOS ou JUROS COMERCIAIS (Jc)

São aqueles em que se utiliza o ano comercial para estabelecer homogeneidade entre a taxa e o tempo. Logo, em juros ordinários todos os meses têm 30 dias e o ano tem 360 dias.

  1. JUROS EXATOS (Je)

São aqueles em que se usa o prazo “n” na quantidade exata de dias, observando a quantidade de dias que tem cada mês e, sendo a taxa expressa ao ano, utiliza-se o ano civil (365 dias) para estabelecer a homogeneidade entre a taxa e o tempo.

  • Obs: só usaremos os juros exatos quando expressamente mencionados.

  1. JUROS SIMPLES PELA REGRA DOS BANQUEIROS (Jb)

É o cálculo em que, para estabelecer a homogeneidade , é usado o ano comercial, 360 dias, como nos juros ordinários, mas o tempo, número de dias, segue o princípio dos juros exatos, ou seja, segue o calendário do ano civil (com o número exato de dias de cada mês).

  1. EXEMPLOS DE CÁLCULOS

  1. Calcular os juros exatos, os juros ordinários e os juros pela regra dos banqueiros de um capital de R$ 100.000,00, que foi aplicado durante os meses de julho e agosto a uma taxa de 12% ao ano.

EXATOS:

COMERCIAIS:

BANCÁRIOS: quantidade exata de dias.

b) Qual é o juro exato de um capital de $ 10.000,00 que é aplicado por 40 dias e à taxa de 36% a.a. ?

c) Calcular o juro comercial correspondente ao exercício do item anterior.

Observe que, nas mesmas condições de aplicação, o juro comercial é maior que o juro exato.

d) Calcular os juros exato, comercial e bancário obtidos numa aplicação feita no dia 03/03/XX, no valor de R$ 5.000,00, à taxa de 36% a.a, para ser resgatada no dia 10/05/XX.

Comentários