(Parte 1 de 11)

Apresenta:

Винисиус де Оливиера Ежидио Revisor e Editor-chefe

“...por que você quer tentar novamente? Isso já aconteceu uma vez e você sabe qual foi o resultado. Nós não nos entendemos, parece que estamos falando russo um com o outro. Já vi esse filme e não gostei do final...”

“...eu também conheço este filme, mas talvez nós não tenhamos gostado do final porque ainda não entendíamos russo

(...) Eu preciso tentar mais uma vez, nós só precisamos tentar...”

Segue abaixo a lista das pessoas que contribuíram de alguma maneira com nosso Curso de

Russo, seja enviando dicas, sugestões, correções ou apoiando de qualquer outra maneira nosso trabalho. Em nome da Equipe Rússi@Net, nossos mais sinceros agradecimentos:

· Lição 01: Aritanã Lima (Goiânia / GO), Vladimir Udiloff (São Paulo / SP),

Wanner Scavone (Campinas / SP), Yuliya Koldayeva (São José dos Campos / SP).

• Lição 02: Vladimir Udiloff (São Paulo / SP),

Yuliya Koldayeva (São José dos Campos / SP). • Lição 03: João Xandala (Lisboa / Portugal), Vladimir Udiloff (São Paulo / SP).

INTRODUÇÃOi
NOÇÕES PRELIMINARESiv
1. APRENDENDO A LER RUSSO

SUMÁRIO Alfabeto e Pronúncia; Transliteração; Placas de Rua 1

2. ESCRITA A MÃO EM RUSSO; MAIS SOBRE A PRONÚNCIA13
3. FRASES DO DIA-A-DIA; GRAMÁTICA BÁSICA

Dando Nome as Coisas; Gramática Básica; Gêneros 27

4. EXECUTANDO AÇÕES – VERBOS; PRONOMES PESSOAIS

Presente; Conjugações; Entonação nas Palavras; Substantivos e seus Casos; Conversação no Metrô

5. FAZENDO PERGUNTAS; O CASO PREPOSICIONAL

Substantivos Não-Inflexivos; Diálogos 52

REVISÃO 1

Exercícios Revisando as Lições 01-05 63

6. POSSESSÃO; INDO A LUGARES; O CASO ACUSATIVO

Nomes Pessoais Russos; Diálogos 65

7. DESCREVENDO COISAS: ADJETIVOS

Adjetivos Masculinos, Femininos e Neutros; “Que tipo de...?”; “Isso” e “Aquilo”; Adjetivos no Caso Preposicional e no Caso Acusativo; Advérbios

8. PLURAIS; REGRAS ORTOGRÁFICAS; FAZENDO COMPRAS

Regra Ortográfica 1; “Tem...?”, “Existe...?”; Regra Ortográfica 2; Países da Europa 93

9. NÚMEROS; O CASO GENITIVO

1-5.0; Genitivo Singular e Plural; Quantidade; Rublos e Dólares; Comprando Coisas; Mercado de Rua

10. “TER”; MAIS SOBRE O CASO GENITIVO

Pronomes Genitivos; “Não há”; Preposições que Levam o Caso Genitivo; o Caso Genitivo dos Adjetivos; “Se”; Diálogos

REVISÃO 2

Exercícios Revisando as Lições 06-10 143

VOCABULÁRIO SONORO .................................................... v

Curso de Russo: Do Básico ao Avançado Introdução

Página: i

Curso produzido e oferecido por: Rússi@Net - w.russianet.com.br

O Curso de Russo: Do Básico ao Avançado é uma gramática de russo para adultos que pretendem ser capazes de ler qualquer obra ou texto na língua russa. Ele foi desenvolvido inicialmente com o objetivo de ser um curso para aquelas pessoas que querem aprender sozinhas sem a ajuda de um professor. Isso quer dizer que existem muitas explicações, uma preocupação em transmitir as informações da forma mais completa possível, respostas para todos os exercícios e traduções para o português de todos os textos em russo. Desta forma, ele também pode ser usado como referência para estudantes que estejam fazendo cursos de russo de forma mais comunicativa, mas pretendem conhecer mais detalhes da gramática. Nele você irá encontrar as estruturas básicas de língua, um vocabulário suficientemente grande com mais de 1500 palavras, uma grande variedade de exercícios e um bom número de textos (incluindo conversações) com o objetivo tanto de ilustrar o uso da língua russa e também dar algumas informações sobre a vida na Rússia.

O CR: Do Básico ao Avançado os aspectos funcionais e comunicativos do aprendizado da língua, em sintonia com a constante evolução do aprendizado de línguas. Exercícios envolvendo traduções do português para o russo incluem apenas coisas que o estudante pode realmente precisar dizer (ou escrever) em russo. Mais a frente, as lições tentam distinguir quais tópicos são essenciais para o aprendizado básico do russo e os menos importantes (marcados como EXTRA), que podem ser seguramente ignorados para aqueles que têm pressa em aprender.

A gramática é apresentada em uma ordem que, de acordo com as experiências do autor, funciona melhor no aprendizado do estudante. O objetivo principal é que toda a gramática básica de russo deve ser estudada, mas, mais importante do que isso, é que ela se torne útil para o estudante nos objetivos para ele busca ao aprender a língua russa. Os exemplos e exercícios se concentram em um nível de complexidade da língua que pode ser alcançada por qualquer estudante sério, que queira se fazer entender e falar corretamente em russo, mas não necessariamente se tornando um mestre no idioma russo ou tentar se passar por um russo. Os textos em russo, que foram todos escritos e/ou checados por professores nascidos na Rússia, são às vezes mais complicados do que o russo que o estudante será capaz de produzir, mas a habilidade de uma pessoa entender uma língua estrangeira é sempre maior que a habilidade de alguém saber falá-la ou escrevê-la.

Curso de Russo: Do Básico ao Avançado Introdução

Página: i

Curso produzido e oferecido por: Rússi@Net - w.russianet.com.br

Cada lição começa com exemplos de expressões que o estudante certamente irá precisar enquanto estiver estudando a língua russa, contendo pontos gramaticais que serão necessários durante as lições. Se você, o estudante, iniciar cada estudo tentando memorizar estas expressões, você terá uma boa base funcional para começar a se comunicar. As explicações te darão uma base para entender como a gramática funciona, com vários exemplos e textos.

A base teórica deste curso como uma ajuda no aprendizado dá noções da estrutura base da gramática tradicional (ex.: “presente”, “caso genitivo dos pronomes”) e a gramática comunicativa (ex.: “como conversar em russo”, “como reclamar de alguma coisa”) que devem ser combinadas ao máximo durante o curso. Desta forma, a utilidade funcional de cada estrutura é feita com o objetivo principal do aprendizado, e os exemplos que são pedidos ao estudante que memorize são realmente importantes para que o aprendizado não seja prejudicado.

Exercícios: Cada lição contém um ou dois exercícios de gramática para que você possa checar se você entendeu os pontos principais; algumas sentenças que devem ser traduzidas para o russo se concentram em coisas que você pode precisar dizer ou escrever em russo – portanto estas sentenças geralmente são práticas e curtas; e um exercício de compreensão que pede que você encontre uma informação específica no texto. Para aqueles que acham que os exercícios de tradução do Russo-Português úteis, todos os textos em russo nas lições estão traduzidos no fim de cada lição. Existem também exercícios de revisão a cada cinco lições.

Vocabulário: A gramática russa é interessante e muito fácil de ser seguida. A tarefa que irá consumir mais tempo de você será o vocabulário. No início, você vai sentir que está esquecendo as palavras de maneira tão rápida quanto às aprendeu – mas não desista, e o vocabulário não será mais problema depois de um tempo. O número de palavras novas é pequeno nas primeiras lições (350 nas dez primeiras lições), mas este número aumentará com o tempo, te dando um vocabulário e aproximadamente 1500 palavras no fim da Lição 30.

Notas Sobre o Russo Moderno: Ao contrário de todas as mudanças que a Rússia passou neste século, a essência da língua russa se tornou quase inalterada. A reforma ortográfica de 1917-18 cujo efeito principal foi a abolição de algumas letras redundantes (a mais notável delas foi a substituição do ђ pelo е), é provavelmente um dos maiores exemplos da interferência do governo na cultura russa – e é importante notar que os planos de uma reforma ortográfica foram propostas antes da Revolução Socialista de 1917. Durante o Comunismo, muitos termos novos foram adicionados ao vocabulário, principalmente termos políticos e industriais, mas não haviam

Curso de Russo: Do Básico ao Avançado Introdução

Página: i

Curso produzido e oferecido por: Rússi@Net - w.russianet.com.br tentativas de alterar a gramática da língua russa. O padrão de linguagem usada hoje é o padrão que era usado pelas classes sociais bem educadas de Moscou, não a dos trabalhadores ou camponeses. Realmente, apesar dos contrastes econômicos e as falhas no sistema sociopolítico, o Comunismo Russo obteve um grande sucesso lingüístico. Eles conseguiram manter uma continuidade lingüística com o passado enquanto alfabetizavam a população, tornando o russo a sétima língua mais falada no mundo (empatado com o português). Esta importante língua e toda sua essência, que foi usada de forma tão memorável por Tolstoi e Tchekhov mais de cem anos atrás resiste até hoje, e irá resistir como a chave de uma cultura rica, uma literatura fascinante e uma rede de comunicação com mais de 150 milhões de pessoas que têm o russo como primeiro idioma. Nesta era pós Guerra Fria, nós precisamos reconhecer que o russo é parte importante da herança cultural européia e também a primeira língua e a mais européia de todas elas.

VdOE

Campo Grande, MS, Brasil 2004-2005

Curso de Russo: Do Básico ao Avançado Noções Preliminares

Página: iv

Curso produzido e oferecido por: Rússi@Net - w.russianet.com.br

Para que qualquer aluno deste curso obtenha sucesso no aprendizado da língua russa, ele deve ter algumas noções preliminares de alguns termos e métodos usados para a confecção das 30 lições e anexos que compõem este curso. Todas estas noções estão descritas abaixo:

Entonação: para quem pretende fazer este curso apenas para poder ler obras escritas em russo talvez à entonação das palavras durante a pronúncia não seja tão importante, mas para o estudante que pretende aprender a língua russa com plenitude, tanto na forma oral quanto na forma escrita, a pronúncia correta das sílabas é essencial para que o aluno se faça entender. No início do aprendizado de russo é muito difícil para qualquer estudante saber identificar qual a sílaba tônica (sílaba que deve ser pronunciada com mais força) de cada palavra, portanto, para que o estudante de nosso curso saiba em qual sílaba ele deve mudar a entonação da voz, todas as sílabas tônicas nas palavras russas estão pintadas de vermelho. Ex.: na palavra зима (inverno) a sílaba que deve ser pronunciada com mais força é o ма.

Transcrição: é a representação sonora de letras ou sílabas em russo. Todas as transcrições estão entre [colchetes] e foram feitas de maneira que mais se aproximassem com os sons das letras usadas no Português do Brasil. Novamente usando a palavra зима como exemplo, a transcrição para o português seria [zi-má]. Confira os 4 grupos de letras russas na Lição 01 do curso e suas respectivas pronúncias adotadas.

Transliteração: motivo de muita confusão com o termo anterior, transcrição, a transliteração na verdade é a representação gramatical das letras russas. Simplificando, é um método de escrever palavras russas em cirílico usando caracteres latinos. Por exemplo, o nome próprio Таня poderia ser transliterado para Tania. As regras de transliteração adotadas neste curso são as dos idiomas Russo/Inglês. Mais detalhes na seção 1.5 da Lição 01.

Curso de Russo: Do Básico ao Avançado Lição 01

(Parte 1 de 11)

Comentários