Planejamento educacional

Planejamento educacional

Planejamento

O que veremos

  • Vídeo introdutório sobre o tema

  • Compreensão do vídeo

  • Planejamento é...

  • Planejamento educacional

Vídeo

Compreensão do vídeo

  • Qual a sua percepção do vídeo?

  • Que pontos lhe chamou atenção?

Planejamento é...

  • Ato ou efeito de planejar.

  • Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; planificação.

  • Processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações visando à consecução de determinados objetivos.

Planejamento

  • Planejar e pensar andam juntos.

  • Nas mais simples e corriqueiras ações humanas, quando o homem pensa de forma a atender suas metas e seus objetivos, ele está planejando, sem necessariamente criar um instrumental técnico que norteie suas ações.

Planejamento educacional

  • Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.

Planejamento educacional

  • O que é importante, do ponto de vista do ensino, é deixar claro que o professor necessita planejar, refletir sobre sua ação, pensar sobre o que faz, antes, durante e depois.

Planejamento educacional

  • É essencial enfatizar que o planejamento de ensino implica, especialmente, em uma ação refletida: o professor elaborando uma reflexão permanente de sua prática educativa.

Planejamento educacional

  • Planejar, então, é a previsão sobre o que irá acontecer, é um processo de reflexão sobre a prática docente, sobre seus objetivos, sobre o que está acontecendo, sobre o que aconteceu. Por fim, planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico.

Planejamento educacional

  • Mas como planejar? Quais as ações presentes e como proceder do ponto de vista operacional, uma vez que o planejamento é um processo, um ato político-pedagógico e não tem neutralidade porque sua intencionalidade se revela nas ações de ensino?

Planejamento educacional

  • As fases, os passos, as etapas, as escolhas, implicam em situações diversificadas, que estão presentes durante o acontecer em sala de aula, num processo de idas e vindas.

Planejamento educacional

  • É importante que o professor estude sobre essa temática, uma vez que há uma diversidade metodológica que pode ser trabalhada em sala de aula e/ou numa situação didático-pedagógica.

Bibliografia

  • LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. IN Revista Ibero-Americana de Educação, OEI, nº 37/3, 2005

  • http://www.rieoei.org/1106.htm. Acesso em 19 abr 2009.

Comentários