Natação - ensine a nadar

Natação - ensine a nadar

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Rodolfo Joaquim Pinto da Luz — Reitor Aquilles Amaury Córdova Santos — Vice-Reitor

António Diomário de Queiroz — Presidente Alcides Buss Amo Blass

Maurílio Lopes Silva Paulo Fernando de Araújo Lago W ai ter Carlos Costa

Salim Miguel — Diretor-Executivo da Editora da UFSC

ENSINEA NADAR

Florianópolis EDITORA DA UFSC

2ª Edição 1988

Natação: ensine a nadarSidney Ferreira

F224 Farias. Sidney Ferreira Farias. Florianópolis. Hd. da UFSC. I988 p 49 — (Serie Didática)

I Natação I Tílulo. I. Série. CDU 797.2 CDD797 21 índice para o catalogo sistemático (CDU) I. Natação —797.2

Reservados todos os direitos de publicação total ou parcial pela EDITORA DA UFSC

Impresso no Brasil Printed in Brazil

Colaboração: MÍRIAM RUTH HAGEMANN Desenhos: EDSON ROBERTO DE SOUZA

PREFACIO7
APRESENTAÇÃO9
INTRODUÇÃO10
CONCEITUAÇÃO10
ETAPAS DE COMO "ENSINAR A NADAR"10
DIRETRIZES PEDAGÓGICAS14
CONCLUSÃO28

Trata-se de uma valiosa contribuição dentro dos múltiplos aspectos que podem ser destinados à natação.

O professor Sidney menciona no seu trabalho, num linguajar facilmente compreensível, procedimentos fundamentais a um educador, além de oferecer uma seqüência pedagógica para iniciação à prática da natação e sugestões de atividades nas suas diferentes etapas.

Considero como de grande valia para formação nos Cursos de

Licenciatura em Educação Física, e demais interessados, contribuindo ainda mais no aspecto de iniciação da natação.

Importante também salientar que, seja qual for o fim que se destine a natação, todos os praticantes passam por experiências iniciais de como nadar. Experiências que perduram por longo período ou até por toda existência.

Ao considerar a natação antes de tudo, como uma atividade utilitária percebo ainda mais a importância e acessibilidade do conteúdo.

Júlio César S. Rocha

"O ARCO-ÍRIS É A FITA QUE A NATUREZA PÕE NO CABELO APÓS O BANHO" (Autor desconhecido)

Ola pessoal, eu sou Yendis! Vim do fundo do mar com objetivo de dar sugestões de como ensinar a nadar!

Aprender é algo verdadeiramente necessário e importante ao ser humano.

Em se tratando de aproveitar os benefícios do banhar-se no mar, num rio, numa piscina ou mesmo numa banheira, verifica-se que são mais facilmente sentidos, se soubermos como usufruir, utilizando nossos próprios meios para isto.

Aprender a nadar é um aspecto que facilitará a verificação desses benefícios, fazendo com que naturalmente possamos ser mais felizes e saudáveis. Porém, aprender a nadar necessita seguramente de alguns princípios pedagógicos, que se forem observados, permitirão aos aprendizes tentar atingir os seus objetivos.

Baseado nestes princípios que estamos abordando o ato de ensinar a nadar. Esperamos que o conteúdo oriente e desperte, sem que seja a solução dos instrutores ou aprendizagens; pois cada aluno é um ser, cada grupo uma sociedade e sua aula um mistério.

Antes de ensinarmos a aprendizagem de "como ensinar nadar", devemos primeiro saber diferenciar "Natação" de "NADAR"

1. Identifica a disciplina integrante dos currículos dos cursos na área da Educação, objetivando preparar os alunos a ensinarem ou ministrarem atividades nas aulas para nadar, em diversas faixas etárias, ao sexo masculino e feminino; 2. Competição que reúne um determinado número de pessoas, que objetivam a performance por distância ou em determinado tempo.

Ato psicomotor que objetiva a locomoção no meio líquido na horizontal, na vertical, parcialmente ou totalmente imerso.

Quando vamos ao cinema ou ao teatro, assistir determinados filmes e peças, somos levados pelos artistas, músicas e enredos ou até companhias, isto é, estamos sendo motivados por alguns desses elementos.

Em se tratando de ensino, você não tem atores, musicas etc., mas tem que despertar nos alunos atitudes mentais às aulas.

É o fator "X" que influenciará e despertará o interesse dos aprendizes.

Um dos grandes fatores de interesse é VOCÊ. Se você é entusiasta, interessado, ativo e atencioso, conseguirá a confiança e a simpatia dos alunos, facilitando assim a tarefa de motivação às atividades.

Dentro da motivação, a liderança ocupa espaço muito importante. É um aspecto que você não pode dispensar, é a parte que visa influenciar as pessoas a determinada tarefa.

É importante ao educador ter liderança amigável, caso não a tenha, deve treiná-la a fim de conseguir maior sucesso em suas metas educacionais.

Veja agora o que você pode fazer para começar bem as suas aulas:

1. Ensinar a NADAR é fácil, mas NADAR não o é; 2. O aprendiz deve ser iniciado gradativamente, seja qual for a sua idade ou sexo; 3. O ensino deve ser lento, gradual em intensidade, complexidade e principalmente do conhecido para o desconhecido. 4. Motive mesmo no último minuto da sua aula, "o importante é a vontade de voltar do aluno"; 5. Revista de segurança (invisível) os seus alunos.

Após aclarar "VOCÊ" e "LIDERANÇA", passemos a outros cuidados essenciais na aplicação de atividades aos aprendizes:

1. Você deve sempre apresentar e colocar os exercícios de maneira clara, que desperte a atenção, interesse e a vontade de realizá-los;

2. Sempre que possível, demonstre ou facilite a com preensão do movimento com explicações claras; 3. Nunca coloque movimentos difíceis no início das aulas, ou aqueles para os quais os alunos não estão preparados; 4. Procure iniciar as atividades com exercícios gradativos; 5. Dose sempre as repetições mais ou menos pela maioria 6. Nunca coloque os alunos diretamente de frente para o sol; 7. Se o local possuir ducha, oriente os alunos para que passem por ela antes de entrarem na piscina; 8. Corrija os erros com muito cuidado, mas, sempre de uma forma global, para não ferir os menos capacitados; 9. Retifique os erros de forma elogiosa ("Está certo, mas procure fazer deste modo"); 10. Sinta sempre no rosto e no desempenho dos alunos, as respostas às suas atividades; 1. Faça demonstrações lentas, chamando atenção para os pontos mais importantes;

12. Observe a fadiga dos alunos; 13. Respeite as individualidades.

Quando devemos dar aula de "como nadar"?

Educador é aquele que objetiva a formação do homem biopsicoanatomofisiologicamente, tentando torná-lo cada vez mais sadio, social e humano.

Em vista disto, sempre devemos atender as reais necessidades do grupo, tais como:

1 - Procure dar aulas com sol, em piscina térmica se for possível; 2 - Nunca dê uma aula quando sentir que os alunos precisam conversar; 3 - Responda aos interesses dos alunos, elaborando auIas para eles, jamais para você; 4 - Procure dar cursos nas estações mais quentes do ano;

5 - Uma aula no frio pode apresentar o motivo para a não realização de outras;

6 - Atente para as condições da água (higiene), verificar os vestiários e a área da piscina;

7 - Não faça da chamada uma faca de dois gumes; 8 - Respeite a idade. Não forme turmas com mais de 10 alunos - caso sejam iniciantes;

9 - Dê tudo nas suas aulas, seja no conteúdo, na motivação e especialmente, dê muita afetividade;

10 - Tente dar aulas em horários que sejam de agrado comum; 1 - Separe os já iniciados dos não iniciados; 12 - No trabalho com bebes, sem a ajuda da mãe, deve mos dar aulas individuais.

Você deve ter notado que a palavra AFETIVIDADE cita da, estava grifada, veja os motivos:

"É a característica do psiquismo humano evidenciada na capacidade de experimentarmos sentimentos e emoções em nossas reações e estímulos sociais e orgânicos".1

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