MÃOS À OBRA todas as etapas da construção

MÃOS À OBRA todas as etapas da construção

(Parte 1 de 5)

Mªos à obra.

Dicas importantes para você construir ou reformar a sua casa.

Todas as etapas da construção.

Distribuiçãogratuita

Este folheto fornece informações úteis para orientá-lo na construção ou reforma de sua casa. Qualquer construção ou reforma exige a participação de um profissional habilitado, responsável pelo projeto e pela execução da obra. Procure a Prefeitura e/ou o CREA, para obter mais informações a respeito.

Antes de mais nada, veja se você tem os documentos que provam que o terreno é seu.

Esses documentos são a escritura ou o compromisso de compra e venda assinado e autenticado pelo vendedor.

Se você não tiver esses documentos, procure se informar como e onde obtê-los.

Se tem risco de desabamento da casa

Se o solo do terreno é fraco

Se tem risco de enchente

Você vai precisar de água desde o início da obra.

Limpe o terreno e confira no próprio local:

Construindo ou reformando, você sempre sai ganhando!

Este folheto ajuda você com uma porção de dicas para construir uma casa segura e durável. Vamos lá! Mãos à obra!

Aprovação do projeto

Verifique na Prefeitura (ou no CREA) quais são as exigências para aprovar a planta de sua casa e autorizar a sua construção (afastamentos do limite do terreno, técnico responsável etc.). Várias Prefeituras têm plantas prontas para casas com diferentes tamanhos, que já saem aprovadas e com licença para iniciar a obra.

Exemplo de planta de uma casa com embrião de 20 m2 e ampliação de 19 m2 Área total = 39 m2

Risque num papel como você imagina a sua futura casa. Assim, você pode decidir quantos cômodos vai construir e o tamanho deles. Você pode começar pelas partes mais necessárias, como quarto, cozinha e banheiro (embrião) e aumentar o número de quartos quando a família crescer (ampliação).

(20 m)(19 m)

Locação da casa

Comece o trabalho nivelando o terreno onde a casa será construída. Agora, construa cavaletes, um gabarito ou uma tabeira e marque a posição da casa no terreno. Não esqueça de conferir o esquadro. Esta etapa é muito importante para garantir a construção das paredes na posição correta.

Exemplo de casaencostada na divisaExemplo de casa no meio do terreno

Não deixe de fazer a impermeabilização para evitar que a umidade “suba” pelas paredes de sua casa.

A fundação ou alicerce serve para apoiar a casa no terreno. A fundação depende do tipo de solo do seu terreno. Uma sondagem permite saber qual é a fundação mais indicada. Existem firmas especializadas em sondagens de solos. Mas a melhor dica é consultar os vizinhos para saber como foram feitas as fundações das casas próximas.

Baldrame de blocos de concreto

Baldrame de concreto

Baldrame (sapata corrida)

Se você encontrar solo firme até uma profundidade de 60 cm, você pode abrir uma vala e fazer o baldrame diretamente sobre o fundo dela. Você pode fazer baldrame de blocos ou de concreto.

Não esqueça de instalar os tubos de esgoto e os ralos antes de concretar o radier.

Broca (estaca) Radier

Broca (estaca)

Se você não encontrar terreno firme até 60 cm de profundidade, vai ser necessário apoiar o baldrame sobre brocas.

Radier

Outra solução é construir uma laje de concreto sobre o solo, conhecida como radier. Além de apoiar sua casa, o radier já funciona como contrapiso e calçada. Mas o radier só pode ser usado se o terreno todo tiver o mesmo tipo de solo. Se uma parte for firme e a outra fraca, o radier não pode ser utilizado.

Concreto para fundação

ATENÇÃO: 1. Para as medidas, use latas de 18 litros. Evite latas amassadas. 2. Mantenha o concreto molhado durante uma semana após a concretagem.

Depois do terceiro dia já é possível executar outros serviços sobre esse concreto.

Argamassa para fundação

cimento de 50 kg

AplicaçãoTraço RendimentoDica por saco de

Camada de1 lata de cimentoVariávelA argamassa não deve nivelamento3 latas de areiaser muito mole (regularização)

Assentamento dos1 lata de cimento30 mO bloco-canaleta é o blocos de concreto½ lata de calmais indicado para esse do baldrame6 latas de areiatipo de fundação (sapata corrida)

Argamassa com1 lata de cimento10 m linearesSiga as instruções que impermeabilizante3 latas de areiade fundaçãovêm na lata do imper- 1 kg demeabilizante. Use a impermeabilizantemesma argamassa para assentar as duas primeiras fiadas da parede

AplicaçãoTraçoRendimento por sacoDica de cimento de 50 kg

Base de1 saco de cimento de 50 kg14 latas ou 0,25 mO solo deve ser concreto8 ½ latas de areianivelado e socado magro11½ latas de pedraantes do lançamento 2 latas de águado concreto magro

Concreto do1 saco de cimento de 50 kg9 latas ou 0,16 mProcure fazer a baldrame5 latas de areiaconcretagem de (sapata6 ½ latas de pedrauma vez só para corrida),1 ½ lata de águaevitar emendas de da brocaconcretagem na (estaca) efundação.O concreto do radierdeve ser bem adensado (vibrado)

ATENÇÃO: A lata de medida deve ter 18 litros. Evite latas amassadas.

Nivelamento

Qualquer um dos tipos de fundação deve ficar nivelado. Caso necessário, faça uma camada de argamassa para nivelamento (regularização) sobre a fundação pronta. Para evitar que a umidade do solo suba pelas paredes, aplique uma camada de argamassa com impermeabilizante sobre a fundação ou sobre a camada de nivelamento. Esta argamassa deve ser desempenada sem alisar. Quando ela estiver seca, aplique uma pintura impermeabilizante.

Ferramentas enxada pá carrinho de mão betoneira lata de 18 litros colher de pedreiro

(Parte 1 de 5)

Comentários