Trabalho RH: Higiene Segurança e Medicina do Trabalho

Trabalho RH: Higiene Segurança e Medicina do Trabalho

  • Adriano Rezende

  • Anderson de Matos

  • Carlos Gustavo

  • Juliana Moraes

  • Marcelo Teixeira

  • Thiago Lobato

  • Wanderson Pereira

O que é higiene e medicina do trabalho?

  • Higiene do trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.

O programa de higiene no trabalho envolve:

  • O programa de higiene no trabalho envolve:

  • 1-Ambiente físico de trabalho: Todo o ambiente que circunda as atividades diárias.

  • 2-Ambiente psicológico: os relacionamentos humanos agradáveis, tipos de atividade agradável e motivadora, estilo de gerência democrático e participativo e eliminação de possíveis fontes de estresse

  • 3-Aplicação de princípios de ergonomia: máquinas e equipamentos adequados às características humanas, mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas e ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano

  • 4-Saúde ocupacional: ausência de doenças por meio da assistência médica preventiva.

É necessário a empresa ter um programa de saúde ocupacional?

  • A Lei Nº 24/94 instituiu o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

  • Através do PCMSO é exigido o exame médico pré admissional e os exames médico periódicos.

  • Estes exames também são exigidos quando houver retorno ao trabalho, no caso de afastamento superior a 30 dias, e quando ocorrer a mudança efetiva de função (deve ser feito antes de ocorrer a transferência).

  • No caso de afastamento definitivo da empresa, deve-se exigir o exame médico demissional, nos 15 dias que antecedem o desligamento do funcionário.

Qual a relação entre higiene e segurança no trabalho?

  • A saúde e segurança dos empregados constituem uma das principais bases para a preservação da força de trabalho adequada.

  • De modo genérico, higiene e segurança do trabalho constituem duas atividades intimamente relacionadas, no sentido de garantir condições pessoais e materiais de trabalho capazes de manter certo nível de saúde dos empregados.

CLASSIFICAÇÃO DE ACIDENTES

  • CLASSIFICAÇÃO DE ACIDENTES

  • INCAPACITANTE

  • SÉRIO

  • RELATÁVEL

  • TRAJETO

  • INCIDENTE

  • DANOS MATERIAIS

  • LAR / LAZER

ACIDENTE INCAPACITANTE – AI

  • ACIDENTE INCAPACITANTE – AI

  • Acidente do trabalho que resulta em incapacidade permanente total ou parcial, em incapacidade total por tempo limitado ou ainda em morte.

ACIDENTE RELATÁVEL – AR

  • ACIDENTE RELATÁVEL – AR

  • Acidente do trabalho em que a lesão sofrida pelo acidentado não impede que o mesmo exerça todas as atividades de sua função.

ACIDENTE COM DANOS MATERIAIS

  • ACIDENTE COM DANOS MATERIAIS

  • Evento que resulta em perdas materiais para a empresa.

  • INCIDENTE

  • Evento que embora não ocasione lesões ou danos materiais, tenha apresentado potencial para tal.

ACIDENTE NO LAR/ LAZER

  • ACIDENTE NO LAR/ LAZER

  • Acidente que ocorre com o funcionário em sua residência ou durante uma atividade de lazer, que implique no seu afastamento de trabalho.

Acidente do trabalho

  • Custos

  • Danos matérias

  • Lesão

  • Perda de tempo

POR QUE USAR EPI'S

  • EPI’s são ferramentas de trabalho, dispositivo ou produto de uso individual que visam a proteção do trabalhador quando exposto aos agentes ambientais: Físicos, Químicos, Biológicos. Protegendo assim, a sua saúde.

Qual o objetivo dessa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes?

  • Qual o objetivo dessa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes?

  • Cabe à CIPA apontar os atos inseguros dos trabalhadores e as condições de insegurança, uma vez que o órgão de segurança aponta soluções.

  • Alguns requisitos de um plano de segurança:

  • 1 - A segurança em si é uma responsabilidade de linha e uma função de staff

  • 2 - De acordo com as especificações da empresa são os meios materiais preventivos

  • 3 - A segurança deve abranger todos os locais da empresa

  • 4 - O plano de segurança envolve pessoal e trabalho, além dos fatores sóciopsicológicos

  • 5 – A segurança do trabalho treina técnicos e operários, cumpre normas de segurança, simula acidentes, inspeciona equipamentos, roupagem adequada, etc.

Quais são os princípios que regem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes?

  • 1 - Apoio ativo da administração

  • 2 - Manutenção de pessoal dedicado exclusivamente à segurança

  • 3 - Instruções de segurança para cada trabalho

  • 4 - Instruções de segurança a empregados novos

  • 5 - Integração de todos os empregados no espírito de segurança

  • 6 - Extensão do Programa de Segurança fora da companhia

  • 7 - Não deve haver confusão entre CIPA e o Órgão de segurança

A Mueller Mineira é uma empresa que está no mercado há ......

  • A Mueller Mineira é uma empresa que está no mercado há ......

A questões de medicina, higiene e segurança do trabalhos são primordiais para a filosofia da empresa, todos os funcionários são treinados e capacitados em todos às suas áreas com o objetivo de diminuir e eliminar possíveis acidentes ou incidentes no ambiente em que atua.

  • A questões de medicina, higiene e segurança do trabalhos são primordiais para a filosofia da empresa, todos os funcionários são treinados e capacitados em todos às suas áreas com o objetivo de diminuir e eliminar possíveis acidentes ou incidentes no ambiente em que atua.

CONDIÇÕES BÁSICAS DE ADMISSÃO

  • Os exames admissionais são fundamentais para a verificação do estado de saúde do empregado ao iniciar suas atividades na empresa.

  • São exigidos exames de rotina e outros que diferenciam-se por cargos, ou seja todos os exames exigidos tem ligação direta com às atividades exercidas, como exemplo: audiometria em caso de ambiente com frenquência de ruídos, radiografias para atividades que exigem constante esforço físico e e testes pulmonares para os cargos diretamente expostos aos agentes agressivos.

Além disso também são feitos exames periódicos de que variam de 6 a 12 meses para avaliação das condições dos colaboradores.

  • Além disso também são feitos exames periódicos de que variam de 6 a 12 meses para avaliação das condições dos colaboradores.

  • Os exames demissionais são exigidos para verificar se os funcionários não sofreu nenhum tipo de variação no seu estado de saúde enquanto exercendo suas atividades na empresa.

Todos os funcionários ao entrar na empresa são submetidos à treinamento de segurança e específicos para cada área de atuação.

  • Todos os funcionários ao entrar na empresa são submetidos à treinamento de segurança e específicos para cada área de atuação.

  • Portanto os colaboradores que não adaptarem-se às regras estão sujeitos:

  • Advertência:

  • 1º - Verbal;

  • 2º - Escrito

  • 3º - Suspensão

  • 4º - Justa Causa - Art. 482 - CLT

Todos os dias são realizadas antes de iniciar as atividades uma reunião chamada DDS (Diálogo Diário de Segurança)

  • Todos os dias são realizadas antes de iniciar as atividades uma reunião chamada DDS (Diálogo Diário de Segurança)

  • Esta reunião propões o tratamentos de diversos assuntos da atualidade que podem contribuir para o bem estar físico e psicológico de seus colaboradores.

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