Empreendedorismo - trabalho plano de negócios

Empreendedorismo - trabalho plano de negócios

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EMPREENDEDORISMO 2007 Plano de Negócios

EMPRESA: ELEMAT RAMO DE ATIVIDADE : Comercio de Materiais Elétricos

Aluno RA : TURMA

1- Alexandre Esteca 03030325 9ºGEENA 2- Richard Roberto Caires 03030289 9ºGEENA 3- Rodrigo da Silva Rodrigues 03030936 9ºGEENA 4- Gustavo Barnabé 03030736 9ºGEENA 5- 6-

Apresentação3
1.Sumário Executivo4
1.1 Dados da empresa4
1.2 Visão e Missão4
1.3 Perfil de atuação5
2. Produtos e Serviços5
2.1 Características dos produtos6
3. Análise do Mercado7
3.1 Mercado consumidor7
3.2 Mercado Fornecedor8
3.3 Mercado Concorrente8
3.4 Pontos fortes, fracos e a melhorar9
3.5 Oportunidades existentes10
4. Plano De Marketing1
4.1 Objetivos e metas1
4.2 Estratégias de Marketing e Vendas13
4.3 Canais de distribuição13
4.4 Preço13
4.5 Comunicação14
4.6 Satisfação do cliente15
5. Plano Financeiro15
6. Recomendações Finais16

A organização dos Empreendimentos, empresas e outros, dependem de um bom planejamento para se saber qual direção deve ser tomada. O gestor/administrador do negócio próprio deve conhecer o tamanho do desafio a ser enfrentado, planejar cada detalhe, encontrar a melhor solução, ser persistente, analisar os riscos preparar-se, acreditar no seu potencial e começar ou dar continuidade á caminhada.

Para gerir um negócio, isto é, administrar um empreendimento cooperativo, usa-se várias ferramentas, uma delas é o Plano de Negócios. Ele é um documento que permite retratar a situação atual do empreendimento e projetar no futuro o seu desenvolvimento, diminuindo as possibilidades de riscos que todo empreendimento pode ter. Isto é, o Plano de Negócios indica caminhos para a gestão (administração) que consegue planejar e decidir a respeito do futuro do empreendimento, tendo como base os recursos disponíveis e potenciais, sua situação atual financeira, em relação ao mercado, aos clientes e à concorrência.

Com o Plano de Negócios é possível pensar nos riscos e propor planos para diminuí-los e até mesmo evitá-los; identificar pontos fortes e fracos em relação à concorrência e ao ambiente em que se atua ou atuará; conhecer o mercado e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços; analisar o desempenho financeiro do empreendimento, avaliar investimentos, retorno sobre o capital investido; enfim, ter-se-á um poderoso guia que norteará todas as ações.

Portanto, o Plano de Negócios não é uma ferramenta estática, pelo contrário, é uma ferramenta muito dinâmica e deve ser atualizado e utilizado de tempos em tempos. Está cada vez mais, tornando-se a principal arma de Gestão que se pode utilizar em busca do sucesso do empreendimento cooperativo. Nesse sentido, este Plano de Negócios tem por objetivo apresentar a ELEMAT Comercio de Materiais Elétricos Residenciais e Industriais LTDA.

A ELEMAT Comercio de Materiais Elétricos LTDA é uma empresa que para seu crescimento, tem um planejamento sistematizado para otimizar suas ações, decisões e definir melhor para onde ir. Ou seja, para crescer, e atender seus clientes com melhoria continua pode-se usar vários instrumentos e, um deles, é este Plano de Negócios, que permite retratar a situação atual da empresa e projetar no futuro o seu desenvolvimento, demonstrando os pontos que devem ser otimizados para viabilizar o seu crescimento.

1. SUMÁRIO EXECUTIVO. 1.1. Dados da empresa:

• Razão social: ELEMAT Comercio de Materiais Elétricos Residenciais e Industriais LTDA

• Nome fantasia: ELEMAT

• Área de atuação: Vendas de Materiais Elétricos Residenciais e Industriais.

1.1 DADOS DA EMPRESA:

1.2. Visão e missão: Missão:

A missão deve retratar a razão de existência empresa, o que esta deve fazer para alcançar a visão. A pergunta que se faz quando se define a missão da empresa é “para que serve nosso empreendimento?” Em resposta a esta questão foi desenvolvida a missão abaixo:

“Atender o cliente residencial e industrial, com qualidade e preços baixos”.

Visão:

A Visão explicita o que a empresa quer ser, representa a meta que mostra onde esta pretende chegar. A definição da visão é muito importante, pois dá um sentido de direção ao negócio, favorece o comprometimento e o envolvimento de todos, unifica as expectativas e serve como base para o estabelecimento de estratégias a serem utilizadas para o alcance das metas do empreendimento. A visão definida para a ELEMAT foi a seguinte:

“Atingir um alto nível de desenvolvimento, competitividade, buscando excelência e qualidade”.

1.3 Perfil de atuação:

• Social: Proporciona empregos com sal.

• Meio ambiente: Preservação do meio ambiente através de reciclagem de materiais como papel entre outos.

• Saúde: Condições de higiene e saúde propícias ao desenvolvimento dos trabalhos, diminuição de incidências de doenças, aumento da expectativa de vida.

• Educação: Aprendizagem através de cursos para funcionários, técnica de gestão do empreendimento.

2 PRODUTOS E SERVIÇOS:

A ELEMAT Comércio de Materiais Elétricos residenciais e Industriais, atuará na área de vendas de materiais elétricos residenciais, como fios, eletrodutos, disjuntores de baixa tensão, materiais elétricos em geral desde o inicio da construção da residência até o acabamento. Na área industrial, vendas de cabos, contatores, tomadas tripolares, disjuntores, motores elétricos trifásicos, entre outros produtos que atendam instalações elétricas em industrias de grande porte.

2.1 Características do produto:

Todos os produtos possuem um ciclo de vida que começa com pouca representação, passa pelas fases de crescimento, maturidade e termina com o declínio.

• Pouco representativos: São os produtos que estão entrando no mercado. As vendas começam lentamente, mas depois aumentam com o passar do tempo.

• Crescimento: São os produtos que têm suas vendas subindo rapidamente.

• Maturidade: Um produto está maduro quando se torna conhecido no mercado e quando as vendas sobem gradualmente. Como muitos compradores já conhecem e possuem o produto, o crescimento das vendas é mais lento e pode começar a cair.

• Declínio: São os produtos que já passaram pelas fases de pouca representatividade, crescimento e maturidade e que possuem tendência de declínio de vendas.

Interruptores e pulsadores

DIisjuntores Reator eletronico Reator convencional

Detector de monóxido de carbono

Fios Lâmpadas fluorescentes Fusivel

Detector de inundação

Lâmpadas econômicas

Lâmpadas incandecentes

Detector de gás GLP Chave faca

Legenda:

* Pouco representativos: VENDAS BAIXAS **Crescimento: VENDAS EM CRESCIMENTO

***Maturidade: CHEGANDO AO MÁXIMO DE VENDAS

****Declínio: VENDAS EM DECLÍNIO

3. ANÁLISE DO MERCADO:

• Mercado atual – A ELEMAT está no mercado desde o final do ano de 2006 e atua no ramo vendas de materiais elétricos residenciais e industriais.

• Localização geográfica (mercado atual) – A ELEMAT atua no mercado brasileiro, ou seja, atualmente vende produtos para o Brasil todo. A sede esta localizada no município de Campinas – SP.

• O mercado existe nas relações de oferta e procura de algum produto ou serviço, sendo composto por três partes: o mercado consumidor, o mercado fornecedor e o mercado concorrente.

3.1 Mercado consumidor:

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