Plano de aula - Recreação

Plano de aula - Recreação

(Parte 1 de 9)

3 ELABORAÇÃO PLANO DE AULA

Aula n.º Data: Horário:Turma:N.º de alunos: Tipo de Sessão: SAFG (Sessão de Atividade Física Generalizada)

Metodologia: Demonstração Dominância: Recreativa Local: Quadra de cimento

Objetivos: • Executar movimentos básicos: - Correr;

- Saltar.

• Evidenciar na aula: - Cooperação;

- Respeito aos colegas e professores.

Material: • Dois Arcos; • Dezessete fichas (auto avaliação).

Programação:Sessão de Atividade Física Generalizada

Descrição Representação Atividade: Prévia

Formação: Em círculo com o material.

Desenvolvimento: O professor mostrará o material a ser utilizado e explanará os objetivos quisto na aula.

2. Desenvolvimento

Descrição Representação Atividade: Passar o arco

Formação: Dois semicírculos, alunos de mãos dadas, o primeiro aluno da direita com um arco.

Desenvolvimento: Ao sinal o primeiro de cada semicírculo terá de passar o arco para o próximo sem soltar as mãos. O arco deverá chegar na mão do último aluno do semicírculo.

Atividade: Caça a raposa

Formação: Alunos em trios (dois de mãos dadas e um no meio), dispersos pelo local, um pegador (cão) e um fugitivo (raposa).

Desenvolvimento: Ao sinal o cão sai atrás da raposa, está deverá alojar-se em uma toca, cujo ocupante atual terá de procura outra, se o cão pegar a raposa, a raposa passa a ser cão.

Atividade: Bingo

Formação: Traçar uma linha (campo A) e dispor um arco (campo B) a 20 metros da linha, no centro da linha e do arco um aluno. Os demais alunos no campo A, numerar cada aluno. No campo B, ficará um aluno.

Desenvolvimento: O aluno do centro bradará um número, o respectivo número fugirá do mesmo, para se salvar terá de chegar no arco, o aluno de dentro do arco correrá para o campo B cedendo o lugar para o aluno que foi chamado. O aluno que for pego passa a pegar, reiniciando a atividade.

Atividade: Nunca três

Formação: Em duplas dispersos pelo local. O aluno mais alto será o pegador e o mais baixo o fugitivo.

Desenvolvimento: O pegador terá de pegar o fugitivo, este para não ser pego dará a mão para um das duplas (sexto oposto), o aluno da outra extremidade passará então a pegar e o aluno que pegava inicialmente passará a fugir. Caso o pegador pegue o fugitivo, inverte-se as ações, quem pegava passa a fugir e vice-versa. Atividade: Pega peixe

Formação: Alunos divididos em dois grupos com mesmo número de integrantes, um grupo de mãos dadas e o outro disperso pelo campo.

Desenvolvimento: Ao sinal do professor, o grupo que está de mãos dadas (rede) desloca-se pelo campo tentando capturar os colegas (peixes). Cada peixe que for capturado passa a fazer parte da rede. Após todos serem pegos invertem-se os papéis das equipes iniciantes e quem era rede passa a ser peixe e vice – versa.

pegador fugitivo

Atividade: Corrente humana

Formação: Alunos dispersos pelo local. O aluno mais velho será o pegador os demais fugitivos.

Desenvolvimento: O pegador terá de sair ao encalço dos colegas, quando tocar em algum, este dar-lhe-á a mão e continuarão a perseguição. Todos que forem pegos dão as mãos formando uma corrente humana. A atividade finda quando todos forem pegos.

Atividade: Garrafa envenenada

Formação: Dispersos pelo local, escolhe-se um aluno para pegar.

Desenvolvimento: O aluno escolhido deverá pegar os demais, todos que forem pegos deverão ficar parados com as pernas afastadas, para retornar para a atividade um colega deverá passar por debaixo de suas pernas. Após um tempo trocá-se o pegador. Atividade extra: Céu e terra

Formação: Riscar uma linha no chão, um lado será o céu e o outro a terra, posicionar os alunos em fila no lado céu.

Desenvolvimento: O professor bradará um dos lados, o lado dito deverá ser ocupado, para isto os alunos deverão pular para o mesmo. O aluno que pular para o lado errado, sai da atividade.

pegador pegador

Descrição Representação Atividade: Avaliação

Formação: Sentados em círculo. 17 fichas.

Desenvolvimento: O professor questionará os alunos sobre as atividades, explanando sobre os objetivos quistos com a aula. Após entregará para cada aluno uma ficha, nesta o aluno colocará uma nota de 0 a 10 de acordo com seu desempenho no decorrer da aula.

Plano de Aula

Aula n.º 03 e 04 Data: 07/04/2003Horário:09:50 às 1:30Turma:5AN.º de alunos: 17 Tipo de Sessão: SAFG ( Sessão de Atividade Física Generalizada)

Metodologia: Demonstração Dominância: Recreativa Local: Quadra de cimento

Objetivos: • Executar movimentos básicos: - Correr.

• Executar as destrezas motoras: - Arremessar;

- Pegar.

Material: • Dezessete arcos; • 1 bola;

• dezessete fichas (auto avaliação)

Programação:Sessão de Atividade Física Generalizada

Descrição Representação Atividade: Prévia

(Parte 1 de 9)

Comentários