A cada dia se busca a redução de desperdícios, a maximização dos resultados, a obtenção de lucros, a capacitação do trabalhador, tudo isso em custa de bons resultados a pequeno e médio prazo. Essa melhorias buscadas pelas empresas, tem como base diversos programas de qualidade total, que por sua vez vem se tornando uma ferramenta para a mudança organizacional, seja no comportamento das pessoas (funcionários e clientes), como também no modo de enxergar e entender a empresa e o seu ambiente de trabalho um dos programas utilizados pelas empresas, para o controle da qualidade é o 5-S, esse programa terá maior ênfase no trabalho que irá ser apresentado a seguir:

O programa 5-S, é uma metodologia de origem japonesa, que na sua origem tinha como objetivo reduzir os desperdícios de um país devastado pela guerra e assim possuía poucos recursos, que não poderiam ser usados de maneira inconsequente. Esse programa surgiu primeiramente com uma equipe chefiada pelo professos Kaoru Ishikawa, ele usava para envolver e conscientizar as famílias na organização e administração do lar. Posteriormente esse método foi levado para a industria.

O programa 5-S possui senso que devem ser seguidos para que os resultados esperados sejam alcançados com toda a satisfação possível, cada “S” possui um significado, mas esses significados vão além de meros ideogramas, eles possuem um valor forte quando são conjuntamente empregados. Eis o significado de cada um:

1° S - Organização - Cada pessoa deve saber classificar o material necessário e desnecessário de seu ambiente de trabalho. Os objetivos principais desta atividade são: Redução do espaço necessário, facilitar a organização, evitar compras em duplicidade, reduzir custos de armazenamento e transportes. 2º S - Ordenação - Esta etapa se desenvolve por meio da definição de quantidade necessária, local de armazenamento, controle visual. Cada coisa no seu lugar, na quantidade certa e de fácil acesso. 3° S - Limpeza - A importância de um ambiente limpo, seguro e participativo. Foco na eliminação das fontes de sujeira ou qualquer outra inconveniência que possa dificultar a realização das atividades. 4º S - Padronização/Higiene - Padronizar a maneira de agir das pessoas, transformar os padrões individuais de segurança, asseio, imagem em padrões coletivos. 5° S - Disciplina - É o cumprimento às normas estabelecidas, a busca constante da melhoria, a educação do ser humano. Entre os passos anteriormente apresentados, a disciplina é a chave para o sucesso do 5S.

Deve-se observar que os primeiros 3 S, são mais fáceis de ser implantados e executados, mas trazem poucos resultados em um âmbito geral. O quarto e o quinto S, são os que trazem os maiores e resultados e portanto são considerados os mais importantes. Então como já foi exposto nos significados de cada senso, podemos concluir que o programa 5-s tem como objetivos principais a melhoria do ambiente de trabalho, prevenção de acidentes, redução de custos, incentivos à criatividade, redução de desperdícios, melhoria das relações humanas e a elevação no padrão da qualidade dos serviços.

A metodologia 5-s é destinada a toda e qualquer área que se deseje uma melhoria, então essa metodologia é universal, podendo ser empregada em qualquer lugar, pois a melhoria é sempre desejada em qualquer situação de nossa vida, sabendo-se que o ser humano nunca esta conformado com o presente ele sempre esta nem busca de algo melhor, de uma melhoria seja ela a mais pequena possível assim o homem sempre esta em busca de inovação e essas novidades são oferecidas pelo programa da qualidade total. No caso da industria o programa usa métodos que quando implantados nos parecem bem óbvios, mas que nunca paramos para pensar, como é o caso da redução do dos estoques físicos para que ocorra a maximização do espaços dentro da empresa. O método perpassa não apenas pela aplicação dos conceitos da metodologia, mas também na mudança cultural das pessoas envolvidas e da aceitação de fatos novos que no primeiro momento pode até chocar, mas depois será compreendido, compreensão essa que virá mais tarde quando os resultados aparecerem e as consequências positivas forem verificadas.

Um fator muito importante que verificamos no processo de implantação do 5-s, é a resistência encontrada no primeiro momento, principalmente a incredulidade dos funcionários mais antigos, eles não confiam em inovações estão acostumados com as mesmas situações a bastante tempo e não acreditam que algo que chegou agora irá mudar essa situação. Por isso é preciso criar um clima organizacional para que o programa possa ser implantado, esse clima consiste em rodadas de palestras e discursões referentes ao assunto, para que o trabalhador possa entender o porque dessas mudanças. Outra dificuldade encontrada é o processo de manutenção do 5-s, que deve sempre estar sofrendo alterações, para cada vez mais se adequar ao ambiente da organização ou empresa na qual ele está implantado.

O programa deve ser implantado pela diretoria da empresa seguindo uma sistemática definida para que haja o bom entendimento do programa por parte dos integrantes da organização, o programa 5-S também pode ser implantado concomitantemente a outros programas para que os resultados alcançados sejam ainda melhores. Normalmente obtemos os seguintes resultados com a implantação do 5-S: # Formação de uma cultura de identificação dos desperdícios.

# A organização do que é útil facilita o trabalho e evita desperdícios de tempo.

# A limpeza obtida resulta em redução dos riscos de acidentes.

#Com o uso de técnicas de comunicação visual o ambiente de trabalho fica melhor organizado, seguro e agradável. E podemos identificar irregularidades apenas olhando.

# Com o uso de técnicas de comunicação visual o ambiente de trabalho fica melhor organizado, seguro e agradável. E podemos identificar irregularidades apenas olhando.

Muitas vezes a organização tenta implantar o 5-S e não explica quais os objetivos do projeto, não faz com que o trabalhador entenda que esta é uma forma de tornar o ambiente de trabalho melhor, favorecendo as relações de cooperação e de trabalho em equipe. É importante lembrar que o 5-S não é a solução para todos os problemas de qualidade, mas é o primeiro passo para projetos mais audaciosos, como a certificação das normas ISO por exemplo. Após conhecerem o 5-S, as pessoas da organização estarão dispostas a mudarem para melhor, facilitando a implantação de qualquer outro programa de qualidade, por isso 5-S é considerado como base para a qualidade total.

Comentários