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Guias e Dicas
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manutençao industrial, Notas de estudo de Engenharia Elétrica

TIPOS DE MANUTENÇÃO

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 18/05/2009

tiago-souza-7
tiago-souza-7 🇧🇷

12 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe manutençao industrial e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Elétrica, somente na Docsity! 3. TIPOS DE MANUTENÇÃO: 3.1 MANUTENÇÃO CORRETIVA A manutenção corretiva é a forma mais óbvia e mais primária de manutenção; pode sintetizar-se pelo ciclo "quebra- repara", ou seja, o reparo dos equipamentos após a avaria. Constitui a forma mais cara de manutenção quando encarada do ponto de vista total do sistema. Pura e simples, conduz a: É claro que se torna impossível eliminar completamente este tipo de manutenção, pois não se pode prever em muitos casos o momento exato em que se verificará um defeito que obrigará a uma manutenção corretiva de emergência. Apesar de rudimentar, a organização corretiva necessita de: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL PROJETO: APOSTILA VIRTUAL DISCIPLINA: ELE339 - MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL ORIENTADOR: JOÃO MARIA CAMARA ALUNOS: IGOR MATEUS DE ARAÚJO CRISLUCI KARINA SOUZA SANTOS  Baixa utilização anual dos equipamentos e máquinas e, portanto, das cadeias produtivas;  Diminuição da vida útil dos equipamentos, máquinas e instalações;  Paradas para manutenção em momentos aleatórios e muitas vezes, inoportunos por corresponderem a épocas de ponta de produção, a períodos de cronograma apertado, ou até a épocas de crise geral;  Pessoal previamente treinado para atuar com rapidez e proficiência em todos os casos de defeitos previsíveis e com quadro e horários bem estabelecidos;  Existência de todos os meios materiais necessários para a ação corretiva que sejam: aparelhos de medição e teste adaptados aos equipamentos existentes e disponíveis, rapidamente, no próprio local;  Existência das ferramentas necessárias para todos os tipos de intervenções necessárias que se convencionou realizar no local;  Existência de manuais detalhados de manutenção corretiva referentes aos equipamentos e às cadeias produtivas, e sua fácil acessibilidade;  Existência de desenhos detalhados dos equipamentos e dos circuitos que correspondam às instalações atualizados;  Almoxarifado racionalmente organizado, em contato íntimo com a manutenção e contendo, em todos os instantes, bom número de itens acima do ponto crítico de encomenda;  Contratos bem estudados, estabelecidos com entidades nacionais ou internacionais, no caso de equipamentos de alta tecnologia cuja manutenção local seja impossível;  Reciclagem e atualização periódicas dos chefes e dos técnicos de manutenção;  Registros dos defeitos e dos tempos de reparo, classificados por equipamentos e por cadeias produtivas (normalmente associadas a cadeias de manutenção);  Registro das perdas de produção (efetuado de acordo com a operação-produção) resultantes das paradas devidas a defeitos e a parada para manutenção; 3.3 MANUTENÇÃO PREDITIVA O objetivo deste tipo de manutenção é prevenir falhas nos equipamentos ou sistemas através de acompanhamento de parâmetros diversos, permitindo a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível. É a primeira grande quebra de paradigma na manutenção, e tanto mais se intensifica quanto mais o conhecimento tecnológico desenvolve equipamentos que permitam avaliação confiável das instalações e sistemas operacionais em funcionamento. A figura 03 ilustra o processo de manutenção preditiva: quando o grau de degradação se aproxima ou atinge o limite estabelecido, é tomada a decisão de intervenção. Normalmente esse tipo de acompanhamento permite a preparação prévia do serviço, além de outras decisões e alternativas relacionadas com a produção.  Existência de uma biblioteca organizada contendo: manuais de manutenção, manuais de pesquisas de defeitos, catálogos construtivos dos equipamentos, catálogos de manutenção (dados pelos fabricantes) e desenhos de projeto atualizados (as-built).  Existência de fichários contendo as seguintes informações:  Fichas históricas dos equipamentos contendo registro das manutenções efetuadas e defeitos encontrados;  Fichas de tempos de reparo, com cálculo atualizado de valores médios;  Fichas de planejamento prévio normalizado dos trabalhos repetitivos de manutenção. Nestas fichas contém-se: composição das equipes de manutenção, materiais, peças de reposição e ferramentas, PRRT, com a seqüência lógica das várias atividades implicadas;  Existência de plannings nos quais se mostram os trabalhos em curso e a realizar no próximo futuro. Devem existir plannings locais nas oficinas;  Existência de um serviço de emissão de requisições ou pedidos de trabalho, contendo a descrição do trabalho, os tempos previstos, a lista de itens a requisitar e a composição da equipe especializada;  Emissão de mapas de rotinas diárias;  Existência de um serviço de controle, habilitado a calcular dados estatísticos destinados à confiabilidade e à produção;  Existência de um serviço de emissão de relatórios resumidos das grandes manutenções periódicas;  Existência de interações organizadas com o almoxarifado e os serviços de produção. Manutenção preditiva é a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de CONDIÇÃO ou DESEMPENHO, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. fig. 03 - Gráfico ilustrativo da manutenção preditiva. condições básicas: 3.4 MANUTENÇÃO DETECTIVA Ex.: o botão de lâmpadas de sinalização e alarme em painéis. A identificação de falhas ocultas é primordial para garantir a confiabilidade. Em sistemas complexos, essas ações só devem ser levadas a efeito por pessoal da área de manutenção, com treinamento e habilitação para tal, assessorado pelo pessoal de operação. É cada vez maior a utilização de computadores digitais em instrumentação e controle de processo nos mais diversos tipos de plantas industriais.  O equipamento, o sistema ou a instalação devem permitir algum tipo de monitoramento/medição;  O equipamento, o sistema ou a instalação devem merecer esse tipo de ação, em função dos custos envolvidos;  As falhas devem ser oriundas de causas que possam ser monitoradas e ter sua progressão acompanhada;  Deve ser estabelecido um programa de acompanhamento, análise e diagnóstico, sistematizado;  É fundamental que a mão-de-obra da manutenção responsável pela análise e diagnóstico seja bem treinada. Não basta medir; é preciso analisar os resultados e formular diagnósticos. Manutenção detectiva é a atuação efetuada em sistemas de proteção buscando detectar FALHAS OCULTAS ou não- perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção. São sistemas de aquisição de dados, controladores lógicos programáveis, sistemas digitais de controle distribuídos - SDCD, multi-loops com computador supervisório e outra infinidade de arquiteturas de controle somente possíveis com o advento de computadores de processo. A principal diferença, é o nível de automatização. Na manutenção preditiva, faz-se necessário o diagnóstico a partir da medição de parâmetros; na manutenção detectiva, o diagnóstico é obtido de forma direta a partir do processamento das informações colhidas junto a planta. Há apenas que se considerar, a possibilidade de falha nos próprios sistemas de detecção de falhas, sendo esta possibilidade muito remota. De uma forma ou de outra, a redução dos níveis de paradas indesejadas por manutenções não programadas, fica extremamente reduzida. 3.5 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO É uma nova concepção que constitui a segunda quebra de paradigma na manutenção. Praticar engenharia de manutenção é deixar de ficar consertando continuadamente, para procurar as causas básicas, modificar situações permanentes de mau desempeno, deixar de conviver com problemas crônicos, melhorar padrões e sistemáticas, desenvolver a manutenibilidade, das feedback ao projeto, interferir tecnicamente nas compras. Ainda mais: aplicar técnicas modernas, estar nivelado com a manutenção de primeiro mundo.
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