Apostila - BrOffice

Apostila - BrOffice

(Parte 1 de 8)

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 1.BROFFICE.ORG3
 1.1.A suíte de escritório BrOffice.org3
 1.2.Vantagens3
 2.WRITER4
 2.1.Conhecendo o Writer4
 2.2.Utilização Simples4
 2.3.Criando um novo documento 5
 2.4.Salvando o Documento5
 a)Salvando com senha6
 b)Salvando um documento em PDF (Portable Document Format)7
 2.5.Abrindo um documento8
 2.6.Formatações simples8
 2.7.Aplicando Cores9
 2.8. Inserindo caracteres especiais9
 2.9.Negrito, itálico e etc10
 2.10.Alinhando o texto12
 2.1.Inserindo figuras12
 2.12.Inserindo capitulares13
 2.13.Ferramentas de Idioma13
 a)Configurando o Idioma13
 b)Verificação Ortográfica14
 c)Verificação automática15
 d)Contagem de palavras16
 2.14.Marcadores e Numerações16
 2.15.Auto­Texto18
 a)Auto­Texto com Figuras19
 2.16.Tabelas19
 a)Alterando colunas e linhas20
 b)Selecionando linhas ou colunas2
 c)Inserindo linhas e colunas23
 d)Excluindo linhas ou colunas23
 e)Alterando as bordas de uma tabela23
 2.17.Configurações do Documento25
 a)Papel, Orientação e Margens26
 b)Cabeçalhos e Rodapés27
 c)Inserindo cabeçalhos27
 a)Inserindo rodapés29
 3.CALC30

Sumário 1 http://www.f13.com.br Rua Coronel Solón, 480 Centro Fortaleza CEP: 60.040 270 Tel.: (85) 3252 3836

 3.1.Conhecendo o Calc30
 3.2.Utilização Simples30
 b)Salvando a planilha31
 c)Abrindo a planilha31
 d)Formatações simples32
 e)Aplicando Bordas32
 f)Aplicando Cores32
 g) Mesclando células32
 h)Utilizando moedas3
 i)Estilos de página34
 3.3.Trabalhando com Funções34
 a) Função SOMA()35
 b)Função MÉDIA()36
 c)Função MÁXIMO()36
 d)Função MÍNIMO()37
 e)Função SE()37
 3.4.Formatação Condicional38
 3.5.Assistente de Funções39
 3.6.Caixa de Seleção41
 3.7.Exercício Orientado: Controle de Compras42
 3.8.Utilizando Gráficos4
 3.9.Exercícios47
 4.Editor de Apresentações Impress49
 4.1.Principais características49
 4.2.Criando uma apresentação49
 4.3.Trabalhando com slides52
 a) Modo de visualização de slides52
 4.4. Escolhendo o tipo de slide53
 4.5.Inserindo novos slides54
 4.6.Visualizando a apresentação54
 4.7.Exportando a apresentação54
 a)Exportando para PDF54
 b)Exportando para SWF5

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Autor: Alexandre Muzzio de Paiva Neto Data: 2006 http://www.f13.com.br Rua Coronel Solón, 480 Centro Fortaleza CEP: 60.040 270 Tel.: (85) 3252 3836

1.BROFFICE.ORG

1.1.A suíte de escritório BrOffice.org

O OpenOffice.org 1.0 foi o primeiro produto a trazer os benefícios do software de código aberto a uma grande massa de usuários, distribuindo de forma completamente gratuita ferramentas de produtividade absolutamente essenciais no dia a dia. Traduzido em mais de 30 idiomas, disponível nas principais plataformas (Microsoft Windows, Mac OS X X11, GNU/Linux, Solaris), o OpenOffice.org 1.x está em uso por dezenas de milhões de usuários satisfeitos ao redor do mundo.

Após algum tempo, surgiu o projeto BrOffice.org que tem como objetivo traduzir e melhorar o OpenOffice.org.

1.2.Vantagens

–Você pode utilizar o BrOffice.org sem nenhum custo e pode usá lo para qualquer propósito em empresas privadas, entidades com ou sem fins lucrativos, escolas, governo e administração pública em geral.

–Está mais compatível com outros pacotes de software – agora ele entende até as funções mais obscuras e pouco usadas dos programas concorrentes.

–É a primeira suíte de escritório a utilizar o novíssimo formato OASIS

OpenDocument, um padrão aberto e pronto para o futuro, para ser usado em aplicativos de escritório.

–Suas raízes remontam a cerca de 20 anos, o que resulta numa grande experiência acumulada.

–Centenas de milhares de usuários participaram da fase de testes da Versão 2.0.

–Com um processo de desenvolvimento totalmente aberto, o BrOffice.org não tem nada a esconder – o produto se mantém apenas por sua reputação.

–O programa se parece e se comporta de forma familiar e pode ser utilizado imediatamente por quem já usou um produto concorrente.

–É fácil mudar para o BrOffice.org – ele lê todos os arquivos dos concorrentes.

O BrOffice.org 2.0 por padrão utiliza o formato de arquivo OASIS OpenDocument, que é uma especificação livre que visa facilitar a troca de documentos entre suítes diferentes, vale ressaltar que arquivos salvos neste formato só serão visualizados no http://www.f13.com.br Rua Coronel Solón, 480 Centro Fortaleza CEP: 60.040 270 Tel.: (85) 3252 3836

BrOffice.org ou qualquer outro software que ofereça suporte ao OASIS OpenDocument. A suíte de escritório Microsoft Office® não oferece suporte a este tipo de arquivo, então se os arquivos que forem criados no BrOffice.org precisem ser abertos no Microsoft Office®, então o mesmo deve ser salvo em formato compatível com o mesmo.

2.WRITER

O Writer é o processador de textos da suíte de escritório BrOffice.org, com ele você poderá criar documentos dos mais diversos tipos, desde um texto simples, até um livro inteiro.

Com o auxílio da ferramenta “Estilos e Formatação” você será capaz de criar documentos seguindo um padrão de formatação.

Verifica os erros de ortografia automaticamente e oferece sugestões de correção.

Converte automaticamente seu documento em formato PDF, assim todo mundo conseguirá ver o documento sem precisar ter o BrOffice.org instalado.

2.1.Conhecendo o Writer Segue abaixo uma breve descrição sobre o ambiente de trabalho do Writer:

Barra de menus: Esta barra disponibiliza acesso às mais diversas funções do Writer.

Barra de ferramentas: Esta barra disponibiliza acesso rápido às opções mais utilizadas no Writer.

Barra de formatação: Esta barra permite adicionar ou modificar as formatações mais utilizadas em textos.

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2.2.Utilização Simples

Após nos familiarizarmos com o ambiente de trabalho do Writer, já podemos aprender algumas utilizações básicas.

2.3.Criando um novo documento

Logo após você iniciar o BrOffice.org, você já tem a disposição um documento de texto em branco pronto para utilização, mas se a qualquer momento você precisar de um novo documento de texto, siga os passos abaixo:

Acesse o menu: “Arquivo > Novo > Documento de texto” ou pressione CTRL + N. Após esses passos você terá um novo documento de texto.

2.4.Salvando o Documento

Digite o texto abaixo em um novo documento de texto:

“ O OpenOffice.org 1.0 foi o primeiro produto a trazer os benefícios do software de código aberto a uma grande massa de usuários, distribuindo de forma completamente gratuita ferramentas de produtividade absolutamente essenciais no dia a dia. Traduzido em mais de 30 idiomas, disponível nas principais plataformas (Microsoft Windows, Mac OS X X11, GNU/Linux, Solaris), o OpenOffice.org 1.x está em uso por dezenas de milhões de usuários satisfeitos ao redor do mundo.

Após algum tempo, surgiu o projeto BrOffice.org que tem como objetivo traduzir e melhorar o OpenOffice.org. ”

Agora, selecione a opção Arquivo > Salvar (ou CTRL + S), selecione o local onde deseja salvar e selecione o tipo de arquivo, depois é só clicar no botão salvar.

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a)Salvando com senha

Você está criando um documento e deseja se certificar que somente pessoas autorizadas possam visualizar e editar o arquivo, neste caso podemos salvar o documento com senha, onde somente quem tiver a senha poderá visualizar o arquivo.

Siga os passos abaixo para salvar um documento com senha.

–Observe a figura acima e marque a caixa de texto “Salvar com senha” e clique em “Salvar”. A tela abaixo irá surgir.

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–No campo “Senha” digite a senha desejada e a repita no campo “Confirmar” depois basta clicar no botão “OK”.

–Feche o arquivo e tente abri lo novamente.

b)Salvando um documento em PDF (Portable Document Format)

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