Exercicios resolvidos Planejamento e Controle de Produção - Tubino

Exercicios resolvidos Planejamento e Controle de Produção - Tubino

(Parte 1 de 11)

Lista de Exercícios Resolvidos de Planejamento e Controle da Produção

Lista de Exercícios Resolvidos de Planejamento e Controle da Produção

Capítulo 1 - Visão Geral dos Sistemas de Produção

1.6 - Questões para discussão

1 - Segundo seu ponto de vista, comente quais os principais problemas gerados pelo excesso de protecionismo alfandegário à eficiência produtiva das empresas?

Havendo altas barreiras alfandegárias, limita a concorrência, fazendo com que as empresas administrem os preços em função dos lucros desejados. As principais conseqüências desse tipo de política à eficiência produtiva das empresas são: a baixa qualidade de produtos, limite de desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, falta de flexibilidade da produção, mãode-obra vista como uma ferramenta e altos custos de produção.

2 - Escolha um sistema produtivo de bens e outro de serviços. Descreva suas funções de produção, marketing e finanças.

• Sistema produtivo de bens: Malharia Função Produção

Insumos Conversão Saídas

Matérias-primas (malhas e aviamentos em geral) Mão-de-obra (costureiras) Equipamentos (máquinas de corte, costura e outros) Instalações

Corte Costura Inspeção Armazenagem Expedição

Roupas

A função Produção transforma insumos em roupas através dos processos de conversão listados.

Função Marketing

É responsável pela venda e divulgação do produto, tomando decisões sobre estratégias de publicidade e estimativas de preços para o mesmo. Também é encarregada de contatar o cliente e perceber as mudanças ocorridas no mercado, visando fornecer à Produção, a médio e curto prazo, informações sobre a demanda do produto, permitindo o planejamento e programação da produção, bem como, a longo prazo, buscar informações sobre futuras necessidades dos clientes, visando o projeto de novos produtos.

Função Finanças

Deve administrar os recursos financeiros e alocá-los onde forem necessários, deve providenciar a orçamentação e acompanhamento de receitas e despesas, a provisão de fundos http://portaldoconhecimento.no.comunidades.net

Lista de Exercícios Resolvidos de Planejamento e Controle da Produção para atender a este orçamento, e a análise econômica dos investimentos produtivos. Periodicamente, junto com as funções Produção e Marketing, deve preparar um orçamento de longo prazo, considerando a necessidade de recursos para operacionalizar a capacidade produtiva projetada, além da provisão destes através de fontes de financiamento.

• Sistema produtivo de serviços: Transporte urbano Função Produção

Insumos Conversão Saídas

Ônibus Mão-de-obra (motoristas e cobradores) Combustível

Transporte de pessoas Transporte de pessoas

A função Produção transforma insumos em transporte de pessoas através dos processo de conversão listado.

Função Marketing

É responsável divulgação do serviço, tomando decisões sobre estratégias de publicidade e estimativas de preços para o mesmo. Também é encarregada de contatar o cliente e perceber as mudanças ocorridas no mercado, visando fornecer à Produção, a médio e curto prazo, informações sobre a demanda do serviço, permitindo o planejamento e programação da produção, bem como, a longo prazo, buscar informações sobre futuras necessidades dos clientes, visando o projeto de novos serviços.

Função Finanças

Deve administrar os recursos financeiros e alocá-los onde forem necessários, deve providenciar a orçamentação e acompanhamento de receitas e despesas, a provisão de fundos para atender a este orçamento, e a análise econômica dos investimentos produtivos. Periodicamente, junto com as funções Produção e Marketing, deve preparar um orçamento de longo prazo, considerando a necessidade de recursos para operacionalizar a capacidade produtiva projetada, além da provisão destes através de fontes de financiamento.

3 - Discuta o crescimento excessivo das funções de apoio aos sistemas produtivos, e sua relação com a burocratização e morosidade de resposta aos problemas.

Com o crescimento excessivo da funções de apoio, fica mais difícil o compartilhamento de informações na tomada de decisões, comprometendo a eficiência do sistema, além de criar uma burocratização pela subdivisão de tarefas. Por exemplo, havendo uma divisão responsável pela manutenção das máquinas, se ocorre um problema simples com uma máquina, quem fica responsável pelo seu conserto? O operador ou ele tem que esperar o pessoal da manutenção resolver o problema? Cria um conflito retardando a resposta ao problema.

4 - Apresente três sistemas de produção, definindo quais são seus horizontes de planejamento de longo, médio e curto prazo.

http://portaldoconhecimento.no.comunidades.net

Lista de Exercícios Resolvidos de Planejamento e Controle da Produção

• Fábrica de eletrodomésticos

Planejamento de longo prazo: aumento da capacidade produtiva. Planejamento de médio prazo: quanto produzir em cada período levando em conta a demanda prevista e confirmada.. Planejamento de curto prazo: o que e quanto produzir, comprar ou montar de cada item e seqüenciar as ordens.

• Hospital

Planejamento de longo prazo: aumento do número de leitos. Planejamento de médio prazo: quantidade de cirurgias em cada período levando em conta a demanda prevista e confirmada. Planejamento de curto prazo: quantas consultas, cirurgias serão realizadas e seqüenciamento do atendimento aos clientes.

• Transportadora de valores

Planejamento de longo prazo: aumento do número de veículos. Planejamento de médio prazo: quanto transportar em cada período levando em conta a demanda prevista e confirmada. Planejamento de curto prazo: quanto transportar e seqüenciamento dos pedidos de transporte.

5 - Qual a relação entre o plano de produção, o plano mestre de produção e o programa de produção?

No plano de produção são definidas estratégias de longo prazo da empresa segundo as estimativas de vendas e a disponibilidade de recursos financeiros e produtivos, sendo pouco detalhado e dividido em famílias de produtos. No plano mestre de produção, definido a médio prazo, são assumidos compromissos de fabricação e montagem de bens e serviços segundo estabelecido no plano de produção e com base nas previsões de vendas de médio prazo ou nos pedidos em carteira já confirmados, envolvendo ao invés de famílias de produtos, itens dessas famílias. No programa de produção estabelece-se a curto prazo quanto e quando comprar, fabricar ou montar de cada item necessário à composição dos produtos finas. Para isso são dimensionadas e emitidas Ordens de Compra, de Fabricação e de Montagem dos produtos definidos no Plano Mestre de Produção. Em função da disponibilidade dos recursos produtivos, a Programação da Produção se encarrega de fazer o seqüenciamento da ordens emitidas, de forma a otimizar a utilização dos recursos.

6 - Descreva um sistema de produção de bens e outro de serviços que caracterizem um: 6.1 - Processo contínuo;

Sistema de produção de bens: petróleo e derivados Sistema de produção de serviços: serviços de aquecimento e ar condicionado

6.2 - Processo repetitivo em massa; Sistema de produção de bens: automóveis http://portaldoconhecimento.no.comunidades.net

Lista de Exercícios Resolvidos de Planejamento e Controle da Produção

Sistema de produção de serviços: transporte aéreo 6.3 - Processo repetitivo em lotes;

Sistema de produção de bens: fabricação de produtos têxteis em pequena escala Sistema de produção de serviços: restaurantes

6.4 - Processo por projeto.

Sistema de produção de bens: navios Sistema de produção de serviços: escritórios de advocacia

7 - Exemplifique as principais diferenças entre a produção de bens e a prestação de serviços.

• Orientação do produto: Os serviços são intangíveis, ou seja, são experiências vivenciadas pelos clientes, enquanto os bens são tangíveis, ou seja, são coisas que podem ser possuídas pelos clientes.

(Parte 1 de 11)

Comentários