Comandos Elétricos

Comandos Elétricos

(Parte 7 de 8)

EXERCÍCIOS DE COMANDO 5

1) Projete um semáforo que registre vinte segundos na luz verde dois segundos na luz amarela e quinze segundos na luz vermelha para uma rua que esta sendo cruzada por uma avenida.

2) Desenhe um circuito constituído por quatro chaves fim de curso, seis contatores e por seis motores elétricos trifásicos. Cada motor será acionado por um contator que por sua vez será acionado por uma botoeira (b1 a b6), ou por uma combinação de chaves fim de curso, da seguinte forma:

da chave de partida reversora com bloqueio e outro circuito com intertravamento.

4) Desenhe um circuito para comandar o circuito de carga da chave de partida estrela triângulo manual (uma botoeira para estrela e outra para triângulo).

5) Desenhe um circuito para comandar o circuito de carga da chave de partida estrela triângulo automática (com temporizador de estrela para triângulo). Não se esqueça de colocar sistema de proteção para evitar curto circuito.

6) Desenhe um circuito para comandar o circuito de carga da chave de partida estrela triângulo automática (com temporizador de estrela para triângulo) com reversão. Não se esqueça de colocar sistema de proteção para evitar curto circuito.

7) Desenhe um circuito para comandar o circuito de carga da chave de partida compensadora (autotransformador). Não se esqueça de colocar sistema de proteção para evitar curto circuito.

8) Desenhe um circuito para comandar o circuito de carga da chave de partida compensadora (autotransformador) com reversão. Não se esqueça de colocar sistema de proteção para evitar curto circuito.

9) Desenhe um circuito para comandar o circuito de carga da chave de partida de motor de duas velocidades. Não se esqueça de colocar sistema de proteção para evitar curto circuito e de comutação de velocidades.

10) Desenhe um circuito para comandar o circuito de carga da chave de partida de motor de três velocidades. Não se esqueça de colocar sistema de proteção para evitar curto circuito e de comutação de velocidades.

11) Desenhe um circuito para comandar o circuito de carga da chave de partida série-paralela estrela Não se esqueça de colocar sistema de proteção para evitar curto circuito e de comutação de serie para paralelo.

12) Desenhe um circuito para comandar o circuito de carga da chave de partida série-paralela triângulo Não se esqueça de colocar sistema de proteção para evitar curto circuito e de comutação de serie para paralelo.

13) Desenhe um circuito para comandar o circuito de carga da chave de partida série-paralela estrela-triângulo Não se esqueça de colocar sistema de proteção para evitar curto circuito e de comutação de serie para paralelo e de estrela para triângulo.

14) Desafio: Desenhe um circuito onde uma botoeira b1 (NA somente) ao ser acionada a primeira vez ligue um contator K1 e ao ser acionada a segunda vez desligue o mesmo K1. Obs não se pode outros contatos da botoeira e nem temporizador.

Obs.: todos esses comandos serão novamente desenhados porém usando PLC.

15)observe o esquema a seguir:

RUA

AVENIDA

Projete um semáforo para este cruzamento de forma que se tenha para a avenida:

20 segundos na luz verde, 22 na luz vermelha , 2 na luz amarela

e para a rua:

20 segundos na luz verde, 22 na luz vermelha , 2 na luz amarela.

EXERCÍCIOS (CHAVES DE PARTIDA)

1) Desenhe o fechamento estrela e o fechamento triângulo(com a numeração) e diga qual é para menor tensão e qual é para maior tensão.

2) Qual o problema da chave de partida direta com relação ao início da partida do motor.

3) Desenhe a chave de partida estrela-triângulo e diga qual a sua função.

4) deseja-se montar uma chave reversora para um motor que consome uma corrente nominal de 4A, e consome uma corrente de partida de 14A. Sabendo que o relé térmico e os contatores devem ser regulados para 25% a mais que a corrente do motor, e que os fusíveis devem ser 10% acima da corrente do motor. Calcule qual deve ser a corrente dos fusíveis, do relé, e dos contatores.

5) No circuito da questão anterior se usarmos uma chave estrela-triângulo para a partida a corrente de partida irá cair para 9A. De posse desse dado calcule de novo a corrente para os fusíveis, o relé, e os contatores.Obs.: observe o diagrama das duas chaves de partida.

6) Trocando-se o motor da questão 4 por outro que possua uma corrente nominal de 12A, e consome uma corrente de partida de 40A, calcule os valores da corrente para os fusíveis, o

relé, e os contatores das questões 4 e 5.

7) Observe o esquema:

S1 S1- detecta peça plástica (NA)

S2- detecta peça plastica preta(NA)

S3 S3- detecta peça metalica(NA)

S4 S2 S4 -detecta plastica branca(NA)

E1

E2

peça plastica peça plastica

preta branca

peça

metalica

peça metálica E1-acionada por motor M1

peça plástica preta E2 - acionada por motor M2

peça plástica branca

desenhe o circuito elétrico para fazer funcionar o esquema a seguir (carga e comando). Após desenhe o mesmo circuito usando o PLC.

EXERCÍCIOS DE PLC

1) Uma industria produz um determinado detergente. Para a fabricação deste detergente é necessário que se tenha a mistura de cinco elementos (líquidos): A, B, C, D, E. Cada um dos elementos estão armazenados em tanques e para cada tanque existe um motor que bombeia o elemento para um tanque maior onde serão todos misturados por um motor (misturador). Sabendo que as vazões dos tanques são todas iguais a dez litros por minuto e que para a fabricação do detergente são necessários 10 litros de A, 20 litros de B, 30 litros de C, 20 litros de D, 20 litros de E. Desenhe um circuito usando PLC e faça o programa para rodar o sistema.

2) Uma determinada industria possui 10 motores sendo que três são partida estrela-triangulo, três são partida compensadora, quatro são partidas diretas. Sabe-se que esses motores partem em seqüência da seguinte forma:

as três partidas estrela-triangulo com intervalo de tempo de 50 segundos entre cada uma; três compensadoras após 20 segundos da ultima estrela-triangulo com tempo de 30 segundos entre cada uma, as quatro partidas diretas com intervalo de 40 segundos entre cada uma e sendo a primeira com 80 segundos após a última compensadora.

3) Desenhe um circuito seqüencial de 10 lâmpadas com o tempo de cada lâmpada de três segundos, e reinicio automático.

4) Uma empresa que produz asfalto possui o seguinte sistema: Uma chave estrela-triangulo comandando uma esteira para transportar a brita fina; Uma chave compensada comandando uma esteira para transportar o piche; uma chave de partida série-paralela comandando uma esteira para transportar a brita grossa; três chave de partida direta para misturar os elementos. Uma chave reversora para levar o produto final (asfalto) para o carregamento. Caso o asfalto produzido tenha má qualidade um observador diz ao operador para inverter a reversora para que o asfalto não vá para o carregamento. Observe o esquema:

E1

E2

E3

misturador

sensor1

Carregamento eliminado

E4 Sensor2

Faça a automação deste sistema para que ele seja independente de operadores, sabendo que será instalado um sensor para verificar a qualidade do asfalto; que cada esteira transporta 5 Litros/minuto de produto; que a capacidade do misturador é de 50 litros; que o asfalto tem 50% de brita fina, 30% de brita grossa; 20% de piche; Na esteira de carregamento tem um sensor que percebe a presença do caminhão para rodar.

(Parte 7 de 8)

Comentários