Comandos Elétricos

Comandos Elétricos

(Parte 8 de 8)

Obs.: As variáveis não determinadas no problema podem ser qualquer valor.

5) Elabore um circuito de comando para controlar um semáforo de uma avenida em cruzamento com uma rua. Sendo que deverá conter um plc; seis lâmpadas sendo 2 amarelas, 2 verdes, 2 vermelha; 4 sensores sendo 2 para cada mão avenida e 2 para cada mão para rua. Sabe-se que o tempo em que o semáforo permanece verde para avenida é de 20 segundos, e 15 segundos na luz vermelha; sabe também que o tempo da luz amarela e de 2 segundos. Elabore o circuito de tal forma que caso a avenida esteja sem tráfego o semáforo esteja com a luz verde da rua acessa; o mesmo acontecerá com a rua. Observação: sensores só atuaram se não existir tráfego na rua ou na avenida; tanto na avenida como na rua é permitido o contornar somente a direita.

6) faça um desenho de comando usando PLC, contatores, de um inversor de freqüência. O driver será controlado pelo contator que por sua vez será comandado pelo O programa do PLC deverá ligar o drive durante 30 minutos no sentido direto e logo após 10 minutos no sentido reverso, depois ficará parado durante 20 minutos e logo após recomeçara o processo.

7) uma empresa que produz ração para bovinos possui o seguinte processo de fabricação:

Um motor para fornecer o milho, outro para a soja, e outro para um determinado produto químico. Sabendo-se que cada motor é acionado por uma partida direta e que o sistema é operado por operadores através dos botões de comando, faça automação dos sistemas através de um PLC para que seja desnecessário o trabalho dos operadores.

EXERCÍCIOS DE INVERSOR DE FREQUÊNCIA

1) Calcule a velocidade em RPM de um motor de 4 pólos com as seguintes freqüências:

a) 60Hz b) 40Hz c) 5Hz d) 100Hz e) 1Hz f)24Hz g)20Hz

Configure no conversor os parâmetros necessários e teste todas as freqüências acima.

2) Calcule a freqüência necessária para rodar um motor de 4 pólos com as seguintes velocidades:

a) 1800RPM b) 100RPM c) 1RPM d) 2400RPM e) 3600RPM f) 6000RPM

g) 5400RPM

3) Configure o inversor para que ele tenha os seguintes parâmetros: freqüência máxima de 100Hz, velocidade mínima de 120RPM, tempo de aceleração de 5 segundos, tempo de parada de 10 segundos, curva de aceleração linear. Opere o motor nessas configurações.

4) No exercício anterior altere o tempo de desaceleração para 0,1 segundos e depois de partir o motor regule a freqüência para 60Hz e faça a parada do motor. Ocorre alguma anormalidade na parada do motor? Por quê?

5) Configure o inversor para que ele tenha partida dividida em duas etapas: A primeira até 30Hz em 2 segundos, a segunda até 60 Hz em 6 segundos.

6) Rode o motor em uma freqüência de 1Hz e teste a força do seu eixo (segure-a com a mão), Altere a seguir o parâmetro reforço de torque e refaça o teste. Qual a sua conclusão sobre este parâmetro.

7) Utilizando botoeiras e contadores desenhe um circuito para fazer com que o inversor faça a partida reversora de um motor (b1) sentido direto b2 (sentido reverso) com tempo de partida em dez segundos. Use b0 para a parada desacelerada e b3 para parada livre.. Monte e teste este circuito.

8) utilizando-se dos componentes necessários, monte um circuito com conversor para que todo o controle de partida, parada e controle de velocidade seja feito por outros elementos (sem usar o painel de controle). Teste esta configuração.

9) Configure o inversor para que ele tenha multivelocidades, e para que a sua rampa de aceleração seja uma curva. O que a rampa de aceleração define?

10) Faça um levantamento dos principais erros que podem ocorrer com o inversor e suas possíveis causas?

11) Cite todos os grupos de parâmetros do conversor e diga a função de cada grupo.

12) Faça um estudo do modo de operação JOGGING, das funções de proteção, e ligação de sinais para controle automático de operação destacando função e aplicação. (Consulte a apostila).

13) Desenhe um circuito e seu programa onde um PLC determine a partida e a parada do inversor, sendo que b1 parte e b0 para o motor. Atenção na interface entre PLC e Inversor.

14) Quais as principais vantagens do inversor em relação a sistemas de controle de velocidades comuns (chaves de duas ou três velocidades). E cite as principais aplicações do inversor de freqüência.

(Parte 8 de 8)

Comentários