AutoCAD 3D fazendo uma casa Pdf

AutoCAD 3D fazendo uma casa Pdf

(Parte 1 de 3)

Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina d Informática Aplicada à where design connectsa

Tutorial de AutoCAD 2000 para Windows módulo 3D

Modelando uma residência

Elaborado por:

Ezequiel Mendonça Rezende Fevereiro / 2000 where design connects Tutorial de AutoCAD 2000 para Windows 95 - Módulo 3D

1. Introdução:

O AutoCAD 2000 permite construir modelos virtuais de praticamente qualquer objeto, já que possui recursos de modelagens extremamente poderosos. Os objetos tridimensionais existentes no AutoCAD, são divididos em três categorias, sendo: ! Objetos de formas com extrusão (Thickness)

! Objetos de malhas de superfície (Surface e Meshes)

! Objetos sólidos ACIS (Solids) Neste tutorial veremos apenas os objetos construídos com os Sólidos.

2. Objetivo:

O objetivo deste tutorial, será a construção da residência abaixo, com todas as medidas exatas, e que no fim, possa ser exportado para um programa de acabamento (render). Perspectivas isométricas da residência:

SW Isometric View NE Isometric View

Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

SE Isometric ViewNW Isometric View

3. Informações técnicas:

Como em todo projeto, é necessário saber as medidas dos objetos a serem construídos, principalmente trabalhando em um programa CAD de modelagem, pois é preciso entrar com informações numéricas para a construção de cada volume que comporá a residência final.

Planta residência (sem escala) Elevação frontal (sem escala) Elevação posterior (sem escala)

Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Front View Back View

Elevação direita Elevação esquerda Planta telhado (sem escala) Right View Left View Top View

4. Iniciando:

Com todas estas informações em mão, já podemos começar a construir o nosso modelo da residência. Inicie o AutoCAD2000 e comece a trabalhar como se fosse um desenho qualquer em 2D (duas dimensões).

Configure os limites do desenho no menu Format→Drawing Limits e configure o canto inferior esquerdo do limite em 0,0 (Specify lower left corner or [ON/OFF] <0.0,0.0>: 0,0), Configure o canto superior direito do limite em 1500,1000 (Specify upper right corner <420.0,297.0>: 1500,1000).

Configure a sua grade (grid) de desenho no menu Tools→Drawing Settings para os valores x=5 e y=5. Ligue o comado Snap à Grid com a tecla F9 (snap on).

Crie um novo layer para as PAREDES no menu Format→Layer. Escolha uma cor para este

Layer e o coloque como o corrente.

Comece a desenhar o perímetro da Residência com uma polilinha (poliline). Dica: Se você tiver uma planta do pavimento em 2D, basta deixar visível os layer mais importantes e desenhar por cima um nova polilinha que irá vira um volume sólido.

Observe no desenho ao lado o ícone de UCS no canto inferior esquerdo. Este ícone será muito importante quando se trabalha em 3D. pois ele lhe mostrará em que plano você esta trabalhando e se é possível desenhar na vista que você escolheu. Para liga-lo, vá ao menu View→ UCS Icon→ Display→ On.

Após desenhar as informações 2D, você deve dividir a tela do AutoCAD em 3 ou 4 vistas simultâneas do seu trabalho. Para isto, vá ao menu

View→ Viewports→ 3Viewports. A sua tela deverá parecer com o layout abaixo.

Planta com a polilinha principal

Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Tela com 3 viewports em vista de topo (top view) Tela com 3 viewports em vista isométricas Observe que após dividir a tela do AutoCAD em um novo layout, você deverá especificar uma nova posição de vista para cada viewport, se possível deixando uma maior para o trabalho principal. Para isso ligue a barra de ferramentas

View. (vá ao menu View→ Toolbar e marque a opção View). Agora dê um clique na viewport que você deseja mudar a posição de vista e escolha o ícone correspondente na Toolbar View.

Já estamos prontos para começar a transformar o seu desenho 2D em um sólido. Inicialmente desligue os layer desnecessários e ligue a barras de ferramentas Shade, Solids e Solids Editing (vá

ao menu View→ Toolbar e marque as opções Shade, Solids e Solids Editing).

Toolbar Shade

Toolbar Solids

Toolbar Solid Editing Selecione a ferramenta Extrude na Toolbar Solids e selecione a polilinha que representa o corpo da residência. Execute o comando Extrude com um valor de 350 cm. Segue abaixo a seqüência do comando:

Select objects: 1 found(selecione a poliline)
Select objects:(enter)

Command: EXTRUDE Current wire frame density: ISOLINES=4 Specify height of extrusion or [Path]: 350 Specify angle of taper for extrusion <0>: (enter)

Na barra de ferramentas Shade, utilize as opções 2D Wireframe, Hide e Shade para melhor visualizar o seu sólido. Após este comando, o seu trabalho deverá estar parecido com o desenho abaixo:

Toolbar View

Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Sólido em visão WireframeSólido em visão Hide Sólido em visão Shade

6 Repita a seqüência acima para desenhar os vazios das varandas:

Polilinha do vazio da varandaIsometria com a polilinha

Preste atenção que não estou fazendo o pilar. Este novo volume que estamos fazendo é na realidade o vazio da varanda (ele realmente esta ocupando toda a varanda).

Agora mova a polilinha no eixo Z em 15 centímetros. Para isto utilize o mesmo comando move de edição 2D.

Veja abaixo a seqüência do comando:

Select objects: 1 found(selecione a polilinha)
Select objects:(enter)

Command: MOVE Specify base point or displacement: 0,0,0 Specify second point of displacement or <use first point as displacement>: 0,0,15

Perceba que entrei com as coordenadas X,Y,Z separadas por virgulas (,) para executar este comando. O que alterou foi somente o valor de Z (novo valor = 15). Agora o seu trabalho deve estar assim como o desenho abaixo:

Poliline da varanda com Z=0Poliline da varanda com Z=15

Repita o comando Extrude e selecione a polilinha. Execute com um valor de 285, que é a altura do piso da varanda até ao seu forro.

(Parte 1 de 3)

Comentários