Adobe Photoshop 6 e 7 (Apostila)

Adobe Photoshop 6 e 7 (Apostila)

(Parte 1 de 9)

Apostila Photoshop 6 e 7

Apostila

Adobe Photoshop 6 e 7

Introdução

O Photoshop é um programa de edição de imagens que permite alteração cor, retoque e correção de imagens, aplicação de efeitos, inserir textos.

Utilizando o Photoshop, você produzirá imagens e páginas para a Web, ajustando cores e criando efeitos especiais.

Em sua versão 6, apresenta novas ferramentas para desenho e edição de formas e imagens. Aprimoramento na utilização das ferramentas possibilitando criar efeitos fantásticos como sombreamento, brilhos, relevos, transparência, deformação, etc.

No Photoshop a prioridade é a produtividade, as paletas do programa podem ser facilmente agrupadas e escondidas, deixando a área de trabalho desimpedida, facilitando o trabalho do usuário na localização do recurso que necessita.

Recursos especiais

Graças a um conjunto de ferramentas completo, o software auxilia o usuário a cumprir qualquer meta de criação ou de produção. Sua nova Ferramenta Correção (Healing Brush) revoluciona o processo de retoque de imagens, removendo pó, rachaduras, imperfeições e marcas sem esforço ao mesmo tempo em que, automaticamente, preserva sombreados, luz, textura e outros atributos inerentes ao objeto. Já o recurso Localizador de Arquivos (File Browser) permite localizar, organizar e administrar visualmente imagens de forma prática e rápida, enquanto o EXIF, das câmeras digitais, exibe datas, preferências e outras informações associadas (como as datas de criação e de alterações realizadas posteriormente).

Com novas ferramentas de criação, os designers ganharam mais flexibilidade para trabalhar efeitos visuais sofisticados e de alta qualidade. Um novo motor de pintura permite criar pré-seleções personalizadas de pincéis, simular técnicas pictóricas, como cores pastel e esfumados e também agregar efeitos, como plantas e folhas.

O Criador de Padrões (Pattern Maker), por sua vez, é um recurso que possibilita a criação de padrões para o preenchimento de áreas determinadas a partir de uma imagem, como textura de rocha ou areia. E o comando Dissolver (Liquify), agora com controles adicionais, oferece ainda mais domínio sobre os efeitos de distorção aplicados às imagens.

Contando com o ImageReady® 7.0, avançado componente para edição de imagens para Web, o Photoshop 7.0 oferece melhorias relevantes para que o desenvolvedor de Web possa compactar mais as imagens sem perder a qualidade de texto, nem dos vetores. Oferece ainda maior controle sobre as transparências, permitindo que estas sejam mantidas quando colocadas na Internet. Adicionalmente, um novo suporte para o formato WBMP promove a otimização das imagens para visualização por meio de PDAs e outros dispositivos sem fio. Para a criação interativa, o software ImageReady permite as separações, rotações, mapas de imagens e animações em uma única paleta, além de um tipo de rotação expandida para a criação de barras de navegação mais funcionais.

Para agilizar a administração e atualização de grandes conjuntos de imagens, o Photoshop 7.0 integra-se com o Adobe AlterCast®, o servidor para imagens dinâmicas. O Photoshop 7.0 suporta a linguagem XMP (Extensible Metadata Platform) da Adobe, que padroniza a criação e o processamento de conteúdo nos fluxos de trabalho. O Photoshop 7.0 também integra-se fortemente ao Adobe Illustrator®, Adobe InDesign®, Adobe GoLive®, Adobe LiveMotion™, Adobe Premiere®, Adobe After Effects® e Adobe Acrobat®.

Iniciando o Photoshop

Para carregar o Photoshop, proceda da seguinte maneira.

  1. Clique no botão Iniciar.

  1. No menu Iniciar, posicione o cursor do mouse em Programas, Photoshop 6.

Figura 1.0

  1. Clique em Adobe Photoshop 6/7.

Área de trabalho

A área de trabalho do Photoshop 6 é bem menos poluída do que os demais programas do mercado. Ao iniciar o Photoshop pela primeira vez o usuário verá uma caixa de ferramentas, paletas e os menus de acesso a operações como salvar arquivo, editar, exibir janelas, etc.

Figura 1.1

Caixa de ferramenta

Todas as ferramentas do Photoshop estão agrupadas em um só lugar, na caixa de ferramenta. A seleção de uma ferramenta se dá através de um clique do mouse, ou utilizando uma tecla de atalho.

Menus

O Photoshop é dotado de um menu completo, onde o usuário acessará uma tarefa correspondente ao recurso que esteja utilizando. Por exemplo, quando desejar duplicar uma imagem, clique no menu Imagem, Duplicar, e quando desejar salvar um arquivo clique em Arquivo, Salvar, assim por diante.

Paletas

No Photoshop, existem onze paletas divididas em quatro grupos. Elas ficam disponíveis no canto direito da área de trabalho.

Barra de Status

A barra de Status trás informações importantes sobre os recursos e ferramentas que estão sendo utilizadas, além de ser uma fonte valiosa de informações e dicas para o usuário.

Teclas de atalho

Teclas

Função

Ctrl + N

Criar um novo arquivo

Ctrl + O

Abre um arquivo existente

Ctrl + S

Salva o arquivo atual

Shift + Ctrl + S

Abre a caixa de diálogo Salvar como

Ctrl e +

Amplia a área de visualização

Ctrl e -

Reduz a área de visualização

Ctrl + P

Imprime o arquivo atual

Ctrl + Q

Fecha o Programa Photoshop

Shift + Ctrl + W

Fecha todas imagens

Caixa de ferramentas

Escolher a ferramenta correta para trabalhar é fundamental para se alcançar o resultado desejado.

A caixa de ferramentas do Photoshop vem com diversas ferramentas para auxiliar o usuário na edição de imagens.

Você pode clicar na parte superior da caixa de ferramentas e arrasta-la para qualquer lugar em sua área de trabalho. Mesmo quando posicionada sobre as paletas, a caixa de ferramentas ficará em segunda plano quando uma paleta for selecionada.

Figura 1.2 (Caixa de Ferramentas)

Algumas ferramentas são dotadas de uma pequena seta localiza em na parte inferior direita da ferramenta. Esta pequena sete indica que variantes desta mesma ferramenta podem ser acionadas.

Dica

Para acionar outros botões de uma ferramenta, basta clicar e manter o botão pressionado do mouse sobre a ferramenta desejada.

Figura 1.3

Esconder ou mostrar a Caixa de ferramentas

Para esconder a caixa de ferramentas.

  1. Clique no menu Janela, clique em Ocultar ferramentas.

Figura 1.4

  1. A caixa de ferramentas ficará oculta, não sendo mais acessível.

  1. Para trazê-la de volta, clique no menu Janela, clique em Mostrar ferramentas.

  1. A caixa de ferramentas fica novamente visível em sua área de trabalho.

Ferramenta () Seleção

Localizada na parte superior da caixa de ferramentas, esta ferramenta tem como objeto selecionar uma da imagem.

Ferramenta () Marca de Seleção Elíptica

Esta ferramenta faz seleções nas formas Elípticas. Com a tecla Shift pressionada criar uma seleção de circulo perfeito.

Ferramenta () Marca de Seleção de Linha Única

Esta ferramenta faz seleções em uma única linha horizontal.

Ferramenta () Marca de Seleção de Coluna Única

Esta ferramenta faz seleções em uma única linha Vertical.

Ferramenta () Mover

Permite mover texto imagens de uma área da imagem para um novo local.

(Parte 1 de 9)

Comentários