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Aviação Executiva, Notas de estudo de Engenharia Aeronáutica

Aviação Executiva

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 17/06/2009

juliano-malaquias-4
juliano-malaquias-4 🇧🇷

4.9

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Baixe Aviação Executiva e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Aeronáutica, somente na Docsity! ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A AVIAÇÃO CIVIL ESTEVÃO FRANTHYNE FELICIANO FREDERICO DA FONSECA HERCULES PONTIELI HUGO SAMUEL JOHNATHAN LIMA SÉRGIO FERNANDES STENYO DA SILVA VICTOR VIEIRA RESUMO Este trabalho foi elaborado com o objetivo de abordar um tema de extrema importância na esfera da aviação civil que vem a ser a aviação executiva, mostrando que a mesma é cada vez mais eficaz, quando não insubstituível para prosperar oportunidades e realizar negócios, construindo assim a imagem de uma empresa que não conhece distâncias, deixando de ser considerada só um Hobby para grandes executivos e passando hoje a existir como uma necessidade para sair na frente de um mercado de grande concorrência. Por esse motivo à aviação executiva esta em franco crescimento e aquecendo a economia dos segmentos aeronáuticos com a venda dos aviões mais modernos e confortáveis do gênero executivo, entre as empresas do segmento se destacam; a Embraer, Dassalt, Pilatus, Eurocopter (Helibras), Agusta, Cirrus, Bell- Helicopters, entre outros. Abordaremos também os motivos que levaram a aviação executiva a se destacar economicamente no cenário da aviação civil, mostrando assim os países que se destacam no ramo, como: o Brasil e Estados Unidos, e possivelmente mostrando como o setor funciona perfeitamente, que são os tripulantes (pilotos, comissários de bordo), e a sua relação com o seu empregador. INTRODUÇÃO No começo do século XIX desde a criação do avião ate sua expansão em todo mundo, ainda era esperada a grande revolução no transporte, mas antes dessa chegada, os meios de 2 transportes tinham como principal meio as ferrovias e os navios. O grande crescimento das cidades, a industrialização em grande desenvolvimento, exportação do café se expandindo cada vez mais, o transporte carecia de mais eficiência e rapidez. Com a chegada dos primeiros aviões no Brasil, o sistema de transporte sofreria revolução e traria o que todos necessitavam o meio de transporte aéreo com maior agilidade, ganho de tempo e fácil locomoção. A primeira linha aérea a atuar no Brasil (Sindicato Condor) e logo depois a Viação Aérea São Paulo (VASP), possibilitaram o crescimento dessa área. Assim já com a grande demanda nesse novo meio de transporte, a aviação teve seu crescimento acentuado em toda parte do mundo. Ao longo do tempo surgiram novas empresas e com elas novas tecnologias, em 1960 os primeiros motores á jato possibilitaram outra grande revolução na aviação. Grandes empresários, executivos e donos de grandes empresas vieram a utilizar o avião como principal meio de transporte para resolver negócios em outras localidades e de longa distância, criando assim a aviação privada ou executiva que traria mais agilidade, eficiência e conforto. Até os dias de hoje a aviação executiva só tende a crescer cada vez mais, a busca por esse ramo tem sido cada vez maior pelo fato do usuário ter maior ganho de tempo, conforto, segurança e poder resolver seus negócios com maior agilidade e melhor eficiência. Em questão de horas pode-se ganhar ou perder uma negociação de milhões de dólares. Segundo pesquisa da NBAA (National Busines Aviation Association), pessoas que utilizam outras fontes de transporte comparando com as que utilizam a aviação executiva os resultados surpreendem: Somando todas as horas desperdiçadas em outros transportes no trânsito, o empresário que usa a aeronave executiva é capaz de economizar um período de tempo equivalente á um mês, por qual seja o ramo de atuação, tanto em aviões ou helicópteros. A aviação executiva tornou-se ferramenta de trabalho indispensável para as grandes corporações em tempo de economia globalizada e mercado extremamente competitivo, possibilitando também grande economia de tempo a seus usuários. AVIAÇÃO EXECUTIVA GERAL A aviação executiva esta em franco crescimento mundial e não há dúvidas de que a aviação executiva está crescendo mais rápida do que em qualquer outro momento da história. Isto está ocorrendo por diversos fatores, como a busca das corporações em geral por maior 5 Marcel Dassault em 20 de dezembro de 1947, quando seu fundador mudou seu sobrenome de Marcel Bloch para Marcel Dassault. Dentre Uma das suas principais aeronaves do gênero executivo podemos citar o Falcom 200, 900 nas versões EX, e 7EX, esses modelos são trijatos de ultralongo alcance com capacidade de 8 a 14 passageiros, podendo chegar a velocidade máxima de 890km/h e sendo muito confortável. Cessna Aircraft Company: A criação da companhia remonta a Junho de 1911, quando Clyde Cessna, um agricultor de Rago, Kansas, construiu um avião muito simples, sediada em Wichita, Kansas, é um fabricante de aviões de propósito genérico, desde pequenos bilugares, de motor único, a jatos comerciais e um dos seus principai aviões de destaca na aviação executiva é Mustang e o Citation x que um avião a jato intercontinental com capacidade para 10 ou 12 passageiros, alcance de 6.000 km e com uma velocidade de 1.126 km/h. Bombardier: Foi fundada em 1942 em Valcourt, Quebec, por Joseph-Armand Bombardier. Entre os aviões que se destacam na área da aviação executiva citaremos o, Learjet, e o Global 5000 é um jato bimotor de longo alcance, sendo este de 9.965 km, com capacidade para transportar 15 a 20 passageiros, velocidade de 950 km/h, tem como principal característica seu longo alcance. A Bombardier envolveu-se com uma disputa internacional com a Embraer, empresa brasileira fabricante de aviões regionais, por conta dos pesados subsídios recebidos pela Bombardier do governo canadense (embora a Embraer tenha recebido subsídios semelhantes do governo brasileiro). Embraer: Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A nasceu como uma iniciativa do governo brasileiro dentro de um projeto estratégico para implementar a indústria aeronáutica no Brasil, em um contexto de políticas de substituição de importações. Foi fundada no ano de 1969, e seu primeiro presidente foi o engenheiro Ozires Silva, que havia liderado o desenvolvimento do avião Bandeirante. È uma empresa que fabrica aviões militares e aviões de sensoriamento remoto. também, para uso na aviação regional, agrícola e executiva. Sendo a terceira maior produtora de jatos comerciais, atrás da Airbus e Boeing, em termos de valor absoluto desde 1999 e hoje também, a maior fabricante de jatos executivos em pedidos em carteira. Dentre suas principais aeronaves do gênero executivo destacam-se os seguintes: Phenom 100 e 300, jatos de ultima geração. O Phenom 100 é de 1.160 milhas náuticas, com capacidade para até 6 pessoas 6 (incluindo o piloto) e velocidade cruzeiro de 704 km/h. O Legacy é um jato com capacidade para 10 á 16 passageiros, tem um velocidade de 834 km/h, e foi o primeiro jato da aviação executiva desenvolvido pela Embraer e um dos concorrentes direto com a Bombardier. Helibras - Helicópteros do Brasil S.A. nasceu em 1980, é a única empresa que fabrica helicópteros em toda a América do Sul, abastecendo o mercado com aeronaves de última tecnologia, reconhecidas entre as mais conceituadas do mundo, em termos de velocidade, segurança, precisão e conforto. Entre os seus principais helicópteros da área executiva destacam- se: O155 B1/EC, 155 Esquilo que tem capacidade para transportar ate 12 passageiros, com rotor principal tipo Spheriflex com 5 pás, velocidade máxima de 324 km/h e com alcance de 802 km. RELAÇÃO FUNCIONAL PATRÃO X TRIPULANTE O mercado para pilotos que desejam atuar no ramo da aviação executiva é bastante promissor, isso devido á um amplo crescimento da área, mas também é bastante exigente quanto á escolha do profissional, isso ocorre pela responsabilidade que um piloto de avião executivo deve ter, estando sempre atento quanto ao vencimento da licença de operações da aeronave, quanto à hora de fazer manutenção, limpeza e também toda etapa antes do vôo, como acompanhar o abastecimento, fazer o plano de vôo, e por todos esses motivos que se exige um profissional dinâmico com boa formação técnica e humanista. O piloto da aviação executiva tem que prestar contas para o seu patrão com relação às despesas de operação da aeronave e isso o torna muito próximo fazendo com que haja um vinculo de patrão e tripulantes, sem deixar de citar que o piloto executivo tem que estar sempre á disposição do patrão. Os atrativos para os pilotos decidirem atuar nesta área são os bons salários e o prazer de estar sempre convivendo com um mundo de luxo. 7 BIBLIOGRAFIA BOMBARDIER – BUSINESS AIRCRAFTS. Disponível em: http://www.bombardier.com/ Acesso 27 agosto de 2007. CESSNA – CESSNA STORY. Disponível em: http://translate.google.com/translate?hl=pt- BR&sl=en&u=http://www.cessna.com/&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result&prev=/searc h%3Fq%3DCessna%2BAviation%26hl%3Dpt-BR Acesso 30 agosto.2007. DASSAULT – INOVAÇÃO. Disponível em: http://translate.google.com/translate?hl=pt- BR&sl=en&u=http://www.dassault- aviation.com/en/aviation.html%3FL%3D1&sa=X&oi=translate&resnum=3&ct=result&prev=/se arch%3Fq%3DDassault%2BAviation%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D%26sa%3DX Acesso 28 agosto de 2007. EMBRAER - HISTÓRICO. Disponível em: http://www.embraer.com/portugues/content/empresa/history.asp Acesso 28 agosto de 2007. GOMES, Beto; KLOTZEL, Ernesto; ALENCAR, Valtécio; GALANTE, Solange. Longe da crise; Em primeira mão; Trânsito no céu. Revista Aero Magazine, São Paulo, 2007. Seção Especial(Notícias), pgs. 44 a 60. GOMES, Beto; KLOTZEL, Ernesto. Ferramenta que não tem preço; Solução sob medida; Questões de estratégia. Revista Aero Magazine, São Paulo, 2007. Seção Especial (Notícias), pgs. 48 a 58. HELIBRAS (EUROCOPTER) - HISTÓRICO. Disponível em: http://www.helibras.com.br/historico.asp Acesso 30 agosto de 2007. KLOTZEL, Ernesto. Labace Integrada. Revista Aero Magazine, São Paulo, 2007. 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