Desafios na publicação cientifica

Desafios na publicação cientifica

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Pesqui Odontol Bras 2003;17(Supl 1):49-56

De sa fi os na pu bli ca ção ci en tí fi ca

Chal lenge in sci en tific pub li ca tion

Gilson Luiz Volpato* Eliane Gonçalves de Freitas**

RESUMO: Dis cu ti mos os prin ci pa is pro ble mas que fa zem com que um tex to ci en tí fi co não seja en con tra do, lido ou acei to pe los le i to res. Um tex to ci en tí fi co é con si de ra do um ar gu men to ló gi co. Por tan to, mé to dos, re sul ta dos e da dos da li te ra - tu ra são con si de ra dos pre mis sas que su por tam as con clu sões do tra ba lho; e na ses são “Intro du ção”, as jus ti fi ca ti vas cor ro bo ram o ob je ti vo do es tu do. Esta con cep ção tor na o tex to uma es tru tu ra her me ti ca men te co e ren te onde so men te da dos ne ces sá ri os de vem ser in clu í dos (al gu mas con tro vér si as são per ti nen tes). Num se gun do pas so, mos tra mos equí vo cos for ma is na re da ção ci en tí fi ca, os qua is tor nam os tex tos me nos atra ti vos. Assim, da mos exem plos de er ros e ina de qua ções for ma is na apre sen ta ção de tí tu los, re su mos, re sul ta dos (fi gu ras e ta be las) e er ros gra ma ti ca is em por - tu guês (tam bém vá li dos para a gra má ti ca in gle sa). Pos te ri or men te, en fa ti za mos a ne ces si da de para re da ções em lín - gua in ter na ci o nal (in glês) e pu bli ca ção em pe rió di cos com im pac to na co mu ni da de ci en tí fi ca in ter na ci o nal. Fi nal men - te, con si de ra mos as pec tos para me lho ra dos pe rió di cos bra si le i ros na área bi o ló gi ca. DESCRITORES: Di vul ga ção ci en tí fi ca; Pu bli ca ção; Re da ção; Ciên cia.

ABSTRACT: We dis cuss the main pro blems which make a sci en ti fic text dif fi cult to find, to be read or to be ac cep ted by re a ders. A sci en ti fic text is con si de red a lo gi cal ar gu ment. The re fo re, met hods, re sults and data from li te ra tu re are pre - mi ses sup por ting the con clu si ons of the work; and in the “Intro duc ti on” ses si on, the jus ti fi ca ti on cor ro bo ra tes the ob - jec ti ve of the study. This con cep ti on ma kes the text a her me ti cally co he rent struc tu re whe re only the ne ces sary data should be in clu ded (some con tro versy is still per ti nent). In a se cond step, we show for mal mis ta kes in sci en ti fic wri ting which make texts less at trac ti ve. Thus, we give exam ples of er rors or ina de quacy of for mal as pects of pre sen ting ti tles, abs tracts, re sults (fi gu res and ta bles), and gram mar mis ta kes in Por tu gue se (but also va lid for English gram mar). After that, we emp ha si ze the need for wri ting in in ter na ti o nal lan gua ge (English) and for pu bli ca ti on in pe ri o di cals with in - ter na ti o nal im pact on the sci en ti fic com mu nity. Fi nally, con si de ra ti ons to im pro ve the Bra zi li an pe ri o di cals in the bi o - lo gi cal area are pre sen ted.

DESCRIPTORS: Sci en tific divulgation; Pub li ca tion; Re dac tion; Sci en ce.

“Good sci en ti fic wri ting is not a mat ter of life and de ath; it is much more se ri ous than that.”

(Day3, 1998)

As pu bli ca ções ci en tí fi cas de pes qui sa do res bra si le i ros têm au men ta do ver ti gi no sa men te nos úl ti mos anos (Sou za12, 2002). Esse au men to não é ape nas nu mé ri co ab so lu to, mas tam bém uma ele - va ção per cen tu al em re la ção a ou tros pa í ses (Izi - que6, 2002; Sou za12, 2002), como con fir ma do por da dos do ISI (Insti tu te for Sci en ti fic Infor ma ti on) e SciELO (Sci en ti fic Elec tro nic Li brary On-line). Mais im por tan te: pa re ce tam bém sig ni fi car um au - men to qua li ta ti vo. Isso sem le var em con ta as pes - qui sas de boa qua li da de pu bli ca das em ve í cu los não al can ça dos pelo ISI e SciELO. Embo ra esse qua dro seja ani ma dor, acre di ta mos que há ain da um lon go ca mi nho pela fren te para uma me lho ra efe ti va na di vul ga ção da pes qui sa bra si le i ra.

O prin ci pal res pon sá vel por esse au men to da pro du ção ci en tí fi ca na ci o nal é o sis te ma de pós- graduação (Sou za12, 2002) que, por meio da CAPES, pri o ri za o nú me ro de ar ti gos pu bli ca dos para con ce i tu ar os pro gra mas na ci o na is. Ape sar dis so e da qua li da de des se sis te ma, há ain da mu i - to o que me lho rar. Algu mas de suas nor mas di fun - di das em vá ri os pro gra mas de pós-gra du a ção (in - clu si ve na que les con si de ra dos de bom ní vel pela CAPES) re pre sen tam en tra ves para um avan ço qua li ta ti vo mais sig ni fi ca ti vo e têm con tri bu í do para a for ma ção de ul tra-es pe ci a lis tas que ain da ca re cem de uma abor da gem mais ge ral da ciên cia (vide Vol pa to13, 2001). Se isso não for cor ri gi do, mu i to em bre ve es ses ul tra-es pe ci a lis tas es ta rão

*Re se arch Cen ter on Ani mal Wel fa re – RECAW; La bo ra tó rio de Fi si o lo gia e Com por ta men to, De par ta men to de Fi si o lo gia, IBB, UNESP.

**Re se arch Cen ter on Ani mal Wel fa re – RECAW; La bo ra tó rio de Com por ta men to Ani mal, De par ta men to de Zo o lo gia e Bo tâ ni ca, IBILCE, UNESP.

de fi nin do nor mas ma cros da ciên cia no País, o que pode le var a sig ni fi ca ti vos lap sos qua li ta ti vos na ciên cia na ci o nal.

Ape sar da di vul ga ção in for mal da ciên cia (via con gres sos, pa les tras, vi si tas etc.) per mi tir uma rá pi da ve i cu la ção da in for ma ção re cen te (Po bla - ción, Du ar te10, 1989), é ape nas a di vul ga ção for mal (pu bli ca ção) que dá cre di bi li da de su fi ci en te para que a in for ma ção seja ace i ta como su por te para ou tros tra ba lhos. Mes mo as sim, não há con sen so in ter na ci o nal so bre como ava li ar a pro du ção ci en - tí fi ca (Sou za12, 2002), o que tor na essa ati vi da de ár dua, con tro ver sa e pro ble má ti ca; mas, ain da as - sim, ne ces sá ria. Embo ra no Bra sil mu i tos pes qui - sa do res ain da lu tem para au men tar suas mo des - tas ta xas de pu bli ca ções anu a is, no qua dro in ter na ci o nal a di vul ga ção ci en tí fi ca não tem se re - su mi do ao nú me ro de ar ti gos pu bli ca dos. A cor ri - da, já há vá ri os anos, é pelo nú me ro de ci ta ções do que é pu bli ca do.

Enquan to al guns au to res têm seus ar ti gos no com ple to ano ni ma to após a pu bli ca ção, mes mo em pe rió di cos de re co nhe ci do nome in ter na ci o nal, ou tros con se guem ta xas de cen te nas ou até mi lha - res de ci ta ções. Com as fa ci li da des na co mu ni ca - ção glo bal, essa pres são che gou ao Bra sil há al - guns anos e do mi na rá em bre ve nos trâ mi tes da ciên cia na ci o nal.

Ci tan do um exem plo, em 1996, du ran te vi si ta ao Insti tu te of Fresh wa ter Eco logy, Amble si de, na Ingla ter ra, per ce be mos que um dos cri té ri os ado - ta dos pelo che fe da equi pe para a es co lha de ar ti - gos a se rem ci ta dos era o nú me ro de ci ta ção que o ar ti go já ha via re ce bi do. Ou seja, den tre os ar ti gos pos sí ve is para a ci ta ção, pri o ri za va os já con sa gra - dos pela li te ra tu ra in ter na ci o nal. Por es tra nho que pos sa pa re cer, isso tem ra zões ló gi cas e ci en tí fi cas. Num tex to ci en tí fi co, a ci ta ção bi bli o grá fi ca va li da a in for ma ção pe ran te a co mu ni da de ci en tí fi ca. Por tan to, nada me lhor que es co lher aque las já ace i tas pela co mu ni da de como sen do boa base para a in for ma ção. Evi den te men te, não é só isso que ocor re. Arti gos dos cha ma dos pa í ses de sen vol - vi dos aca bam sen do pri o ri za dos e, nes ses ca sos, pode se tra tar ex clu si va men te de pre con ce i to.

Se gun do Day3 (1998), e pos si vel men te mu i tos ou tros pes qui sa do res, um ex pe ri men to ci en tí fi co es ta rá con clu í do ape nas se pu bli ca do. No en tan to, en ten de mos que isso é ape nas par te do pro ble ma. No qua dro que es bo ça mos, a pu bli ca ção se tor na o meio, mas não o fim. Ela é o pas so ób vio para que se te nha a pos si bi li da de de que o co nhe ci men to ge - ra do aden tre pela co mu ni da de ci en tí fi ca de in te res se (ge ral men te em ní vel in ter na ci o nal). Se - gun do Vol pa to13 (2001), o co nhe ci men to ci en tí fi co é aque le que é ge ra do pelo mé to do ci en tí fi co (seja como for con ce bi do) e ace i to por par ce la sig ni fi ca ti - va da co mu ni da de ci en tí fi ca. Esse au tor ar gu men - ta que as res pos tas ci en tí fi cas às ques tões são da - das pe los ci en tis tas com base nos tex tos que co nhe cem e ace i tam. As pu bli ca ções que fi cam es - que ci das em es tan tes de bi bli o te cas não aden tram a ciên cia, e po dem ou não aden trá-la no fu tu ro, mas isso será sem pre in cer to. Por tan to, con clui Vol pa to13,14 (2001, 2002), não bas ta pu bli car, é pre - ci so que o tex to seja en con tra do, lido e ace i to. Esse é o gran de de sa fio da pu bli ca ção ci en tí fi ca nos dias de hoje e muda ra di cal men te vá ri os con ce i tos na pu bli ca ção ci en tí fi ca.

Day3 (1998) com pa ra a pu bli ca ção ci en tí fi ca ao se guin te fato. Qu an do uma ár vo re cai no meio de uma flo res ta, não po de mos di zer que sua que da pro du ziu um som, a me nos que te nha al guém para ouvi-lo. Caso con trá rio, ocor rem ape nas on das de pres são. Para que haja som é ne ces sá rio um re cep - tor para cap tar esse si nal. Se um tra ba lho ci en tí fi - co não for lido, en ten di do e ace i to, será ape nas uma ár vo re ca in do si len ci o sa men te no meio da flo - res ta.

No se gui men to des te tex to abor da re mos ques - tões ló gi cas e es tru tu ra is do tra ba lho ci en tí fi co, pro cu ran do for ne cer ca mi nhos que fa ci li tem a di - vul ga ção da idéia. É nes se am bi en te que ques tões éti cas não de vem ser es que ci das, sen do a au to ria uma de las. Den tre as vá ri as pu bli ca ções so bre esse tema, uma me re ce dis tin ção. É a pro pos ta de Mad dox8 (1994), que sin te ti za di zen do que o au tor (seja ou não o pri me i ro au tor) deve ter par ti ci pa do da his tó ria do tra ba lho e ser apto a de fen dê-lo, em sua es tru tu ra bá si ca, pe ran te a co mu ni da de ci en - tí fi ca. É o res pe i to a isso e à qua li da de dos da dos ob ti dos e aná li ses en ce ta das que ga ran te a va li da - de do que se se gue nes te tex to.

Na di vul ga ção ci en tí fi ca, três as pec tos es tru tu - ra is são pri o ri tá ri os: a ló gi ca e con sis tên cia in ter na do es tu do; a for ma ade qua da e con vin cen te de apre sen ta ção; e a ade qua ção do ve í cu lo e idi o ma de pu bli ca ção. São es ses os as pec tos dis cu ti dos a se guir.

Vol pa to14 (2002) com pa ra o ar ti go ci en tí fi co (ou tese e dis ser ta ção) a um ar gu men to ló gi co. Um ar -

Vol pa to GL, Fre i tas EG de. De sa fi os na pu bli ca ção cien tí fi ca. Pes qui Odon tol Bras 2003;17(Supl 1):49-56.

gu men to é cons ti tu í do de pre mis sas e con clu são. No ar ti go ci en tí fi co, a Intro du ção é um ar gu men to, no qual pre mis sas le vam à con clu são de qual seja o ob je ti vo do tra ba lho. O res tan te do tex to é um se - gun do ar gu men to que de mons tra a va li da de das con clu sões. Assim, Ma te ri al e Mé to dos, Re sul ta dos e Dis cus são for ne cem as pre mis sas com o ob je ti vo ine quí vo co de cor ro bo rar as con clu sões. Nes sa vi - são, o tex to ci en tí fi co deve ser sin té ti co, apre sen - tan do ape nas as pre mis sas ne ces sá ri as e su fi ci en - tes para sus ten ta ção do ob je ti vo do tra ba lho e de suas con clu sões. Qu al quer in for ma ção que não atin ja essa fi na li da de deve ser ex clu í da. No caso de da dos que con tra ri am a con clu são do au tor, de - vem ser in clu í dos for man do par te do ar gu men to (nes se caso, a con clu são tem ex ce ções ou é mo di fi - ca da). É essa es tru tu ra fe cha da e bem ar ti cu la da que dá ao tex to ci en tí fi co sua qua li da de. É a per - cep ção cla ra des sa es tru tu ra que per mi te ao pes - qui sa dor re di gir um bom tex to. Se gun do in for ma - ções pes so a is de vá ri os edi to res in ter na ci o na is, a prin ci pal di fi cul da de dos ma nus cri tos de bra si le i - ros para pu bli ca ção em pe rió di cos de boa qua li da - de in ter na ci o nal não é o in glês, mas sim a es tru tu - ra ção equi vo ca da do ar ti go e fal ta de es ti lo ci en tí fi co (en que te fe i ta pelo Dr. Wag ner C. Va len ti, De par ta men to de Bi o lo gia Apli ca da, FCAV, Ja bo ti - ca bal, UNESP; in for ma ção pes so al).

Uma téc ni ca de re da ção mu i to usa da, mas nem sem pre com pre en di da pe los au to res, é a Re da ção de Trás para a Fren te (aqui re fe ri da como RTF). Nes sa téc ni ca o ar gu men to é re di gi do par tin do-se da con clu são e re tro ce den do-se até o iní cio. Ela foi sin te ti za da por Mag nus son9 (1996) e é de ta lha da em Vol pa to13 (2001). O uso des sa téc ni ca pres su - põe que o ar gu men to ci en tí fi co de sen vol vi do já te - nha sido de vi da men te cri ti ca do e de pu ra do pelo pes qui sa dor. Ou seja, o au tor já está con ven ci do da ade qua ção do ar gu men to (va li da de do ob je ti vo e ade qua ção de mé to dos, re sul ta dos, com pa ra ções e con clu sões). Só en tão deve ini ci ar a re da ção do tex to (nada de re di gir Ma te ri al e Mé to dos en quan to ter mi na de co le tar da dos!). Se gun do a RTF, os pas - sos são os se guin tes:

1)Re di ja as con clu sões do tra ba lho (ge ral men te são pou cas). Lem bre-se de que são es cri tas no pre sen te, pois não se re fe rem à amos tra exa mi - na da, mas à po pu la ção da qual se quer re fe rir.

2)Esco lha ago ra os re sul ta dos que ob te ve e que são ne ces sá ri os para sus ten ta rem as con clu - sões.

3)Esco lha a me lhor for ma de apre sen tar es ses re - sul ta dos (fi gu ras, ta be las ou tex to), pro cu ran do evi den ci ar os prin ci pa is ele men tos que fun da - men tam as con clu sões. 4)Re di ja o item Re sul ta dos. 5)Re di ja o item Ma te ri al e Mé to dos, in di can do aí ape nas a me to do lo gia ne ces sá ria para os re sul - ta dos apre sen ta dos, ou mes mo aque la que não pro du ziu da dos úte is, mas que pode ter afe ta do a con di ção ex pe ri men tal. Se não for um des ses dois ca sos, sim ples men te ex clua (lem bre-se, o ar ti go não é um re la tó rio: é um ar gu men to). Pri - me i ro ca rac te ri ze sua po pu la ção de es tu do, ou amos tra; em se gui da, in for me sua es tra té gia de pes qui sa (de li ne a men to); de po is es pe ci fi que de - ta lhes da me to do lo gia (como me diu as va riá ve - is, qua is os equi pa men tos, téc ni cas es pe cí fi cas usa das etc.); fi nal men te, in for me como ana li - sou os da dos (este úl ti mo item pode ser su pri - mi do, se foi in clu í do na apre sen ta ção dos re sul - ta dos). 6)Re di ja a Dis cus são, se guin do a for ma ar gu men - ta ti va mais ade qua da. Os da dos da li te ra tu ra são usa dos para va li dar as téc ni cas, os re sul ta - dos e as con clu sões ob ti das, bem como for ne cer in for ma ções que pos si bi li tam am pli ar as con - clu sões. Não há re gras rí gi das. É um tex to ar gu - men ta ti vo. Cite as re fe rên ci as ne ces sá ri as, e de boa qua li da de, in de pen den te men te de es ta rem ou não ci ta das em ou tras par tes do tex to. Com isso, você con clu iu o ar gu men to prin ci pal do tex to, que é o que dá su por te às con clu sões (lem bre-se, a es sên cia de um ar ti go ci en tí fi co não são seus da dos, mas sim suas con clu sões!). Ago ra, re di ja a Intro du ção do tra ba lho. Seja sin té ti co e in - ci si vo ao mos trar o pro ble ma in ves ti ga do e as jus ti - fi ca ti vas que su por tam o ob je ti vo pro pos to. De fi ni - ções de ter mos e im por tân cia do es tu do po dem ser in clu í dos, se es tri ta men te ne ces sá ri os.

Uma vez con clu í dos es ses dois blo cos fun da - men ta is do tex to ci en tí fi co, [(Intro du ção) + (Ma te ri - al e Mé to dos, Re sul ta dos e Dis cus são)], re di ja Re - su mo, Tí tu lo, Pa la vras-cha ve, Agra de ci men tos, Apo io Fi nan ce i ro e Ende re ços.

Como a es tru tu ra ló gi ca dá con sis tên cia ao tex - to, uma im por tan te eta pa já foi en tão ven ci da. Mas ela é ape nas o co me ço!

A es tru tu ra ção ló gi ca ade qua da mos tra da aci - ma é, sem dú vi da, im por tan te na cons tru ção de

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um tex to ci en tí fi co ele gan te. Mas há equí vo cos for - ma is que po dem com pro me ter essa ele gân cia (ra - ra men te a con sis tên cia ló gi ca). São equí vo cos que ra ra men te en con tra mos em re vis tas de boa qua li - da de in ter na ci o nal. A se guir, re su mi mos os prin ci - pa is de les e que in flu em di re ta men te no pro ces so de es co lha do ar ti go pelo le i tor. Lem bre-se que não bas ta pu bli car, é ne ces sá rio ser lido e ace i to.

Uma for ma sim ples de ava li ar qua is são as chan ces de seu tex to ser lido é com pa rá-lo aos tex - tos que gos ta mos de ler, que são sim ples, cla ros, bem apre sen ta dos, bo ni tos. Por exem plo, não gos - ta mos de tí tu los imen sos que, de tão lon gos, nem con se gui mos me mo ri zá-los. Nem de tex tos pro li - xos, ta be las imen sas, grá fi cos com pli ca dos. A re - gra é mais de bom sen so do que nor ma ti va. Atu al - men te, a ve lo ci da de com que as in for ma ções nos che gam é avas sa la do ra. O pro ble ma não é mais con se guir a in for ma ção, mas sim triá-la. É nes se con tex to que nos sos ar ti gos vão ser es co lhi dos, ou não.

O pri me i ro con ta to do le i tor com o ar ti go é pelo

Tí tu lo, ain da na fase de re vi são da li te ra tu ra nos in de xa do res. Se seu tra ba lho for re je i ta do aí, já não será lido. A se gun da fase é a le i tu ra do Re su - mo. Pas sa das es sas duas bar re i ras, o le i tor pode se le ci o nar seu tex to. Nes sa ter ce i ra fase ele po de rá ler seu ar ti go, mas ape nas se sen tir-se atra í do com a fo lhe a da que dará na se pa ra ta. E nes sa fo lhe a da ob ser va rá prin ci pal men te Fi gu ras e Ta be las. Se elas dão in for ma ções re le van tes e in te res san tes, cer ta men te se em pe nha rá na le i tu ra do tex to. Caso con trá rio, po de rá ser mais um da que les ar ti gos que nun ca se rão li dos, só ar qui va dos.

A se guir são apre sen ta das ca rac te rís ti cas nor - te a do ras para ela bo ra ção des ses três tó pi cos do tra ba lho ci en tí fi co, cu jos prin cí pi os fo ram ex tra í - dos de Vol pa to13,14 (2001; 2002).

Título

O tí tu lo deve ex pres sar a es sên cia do tra ba lho: con clu são ou ob je ti vo. Deve ser sin té ti co, pois atual mente o le i tor se de pa ra com uma ava lan che de tí tu los de ar ti gos, po den do re je i tar al guns sim - ples men te por não se rem li dos na ín te gra. O tí tu lo pode ser uma fra se com ple ta, com su je i to, ver bo e com ple men to, ou des cre ver ape nas o con jun to de va riá ve is in ves ti ga das. Não há uma re gra ge ral, pois a cri a ti vi da de deve im pe rar. Só não se es que - ça de que ele não pode ser en ga no so, re fe rin do-se a as pec tos mar gi na is do es tu do. O uso de ter mos mu i to es pe cí fi cos tam bém re duz o nú me ro de le i to - res que o com pre en dem.

Resumo

Como o nome diz, con tém uma sín te se do tra ba - lho. Para isso, é fun da men tal que o au tor te nha uma no ção mu i to cla ra da es tru tu ra ló gi ca e ar gu - men ta ti va de seu tra ba lho. Fun da men tal men te, um re su mo pode con ter: jus ti fi ca ti vas, ob je ti vos, es tra té gia ex pe ri men tal, prin ci pa is re sul ta dos e con clu sões. Se for mos ex clu ir al guns des ses tó pi - cos, a úl ti ma in for ma ção a ser re ti ra da é a con clu - são, pois é a es sên cia do ar gu men to. A pri me i ra de las são as jus ti fi ca ti vas, po den do-se ini ci ar o re - su mo di re ta men te com o ob je ti vo da pes qui sa. Mas se ain da for ne ces sá rio ex clu ir mais al gum tó pi co, ge ral men te é mais apro pri a do ex clu ir os re sul ta - dos e não o de li ne a men to. Fica di fí cil en ten der os re sul ta dos se a es tra té gia da pes qui sa é omi ti da. Afi nal, o re su mo é con si de ra do uma car ta de in ten - ções (Vol pa to14, 2002). Nes se sen ti do, ele in for ma onde o au tor pre ten deu che gar, e onde acha que che gou, mas é ne ces sá rio ler o ar ti go na ín te gra. Mes mo as sim, como em qual quer ou tro tó pi co de um tex to ci en tí fi co, lem bra mos que re da ção é arte e re gras rí gi das não aju dam mu i to. Mu i tas ve zes uma as so ci a ção en tre tí tu lo e ob je ti vo já es cla re - cem a es tra té gia da pes qui sa, de for ma que os re - sul ta dos po dem ser in clu í dos e o de li ne a men to ex - clu í do sem pre ju í zos.

Figuras e Tabelas

De vem ser cla ras e sin té ti cas. Evi te in clu ir vá - rias in for ma ções num mes mo grá fi co, em bo ra uma fi gu ra pos sa con ter al guns grá fi cos. Cada li nha ou sím bo lo in se ri do num grá fi co aju da rá ou atra pa - lha rá o le i tor. Pen se cri ti ca men te nis so. Alguns equí vo cos co muns são lis ta dos aba i xo.

1)Uso de erro pa drão da mé dia (EPM): em da dos com alta va ri a bi li da de, é co mum que al guns pes qui sa do res sin tam-se com pe li dos a usar o EPM ao in vés do tra di ci o nal des vio-pa drão. De fato, o EPM é cal cu la do como o des vio-pa drão di vi di do pela raiz qua dra da do nú me ro de ré pli - cas amos tra do. Assim, o pa râ me tro fica bem redu zido. Mas isso é fon te de equí vo cos (vide tam bém Cle ve land, McGill2, 1985). Pri me i ra - men te, o que se pre ten de mos trar? É a va ri a bi li - da de dos da dos ao re dor da mé dia? Então, deve-se usar o des vio-pa drão. Mais que isso, se o nú me ro de ré pli cas não é o mes mo en tre as amos tras com pa ra das, en tão o des vio-pa drão é

Vol pa to GL, Fre i tas EG de. De sa fi os na pu bli ca ção cien tí fi ca. Pes qui Odon tol Bras 2003;17(Supl 1):49-56.

ne ces sá rio para não en ga nar ou pre ju di car o en ten di men to do le i tor. O EPM é uma me di da es ta tís ti ca e não pode ser con si de ra do um cos - tu me den tro de uma área de pes qui sa. Erro gri - tan te ocor re tam bém quan do va lo res de ten dên - cia cen tral (por ex., mé dia) são apre sen ta dos sem as res pec ti vas va ri a bi li da des. Da dos mé di - os sem os res pec ti vos des vi os-pa drões não têm sig ni fi ca do bi o ló gi co e com pro me tem a ace i ta - ção do tra ba lho pela co mu ni da de ci en tí fi ca. 2)Esca las com mu i tas di vi sões: lem bre-se que o grá fi co mos tra va lo res por meio de es ca las. Isso bas ta. Não pre ci sa en cher a es ca la com nú me - ros. Ape nas al guns são su fi ci en tes para nor te ar o le i tor e tor nar a apre sen ta ção cla ra. O va lor es pe cí fi co da mé dia ou da fre qüên cia apre sen - ta da ra ra men te é re que ri do num tra ba lho ci en - tí fi co. A ciên cia bus ca ge ne ra li za ções a par tir de da dos (Chal mers1, 1993) e a re pe ti ção de uma pes qui sa não im pli ca que en con tre mos os mes - mos da dos, mas sim as mes mas ge ne ra li za ções (con clu sões). Ou tro erro de re pre sen ta ção grá fi - ca que ex pres sa a mes ma ig no rân cia em ter mos de ciên cia é a apre sen ta ção de grá fi cos com va - lo res ex pres sos em bar ras e, aci ma de las, os va - lo res mé di os ex pres sos nu me ri ca men te. 3)Grá fi cos em piz za: for ma ge ral men te não re co - men da da. Ela não en fa ti za as di fe ren ças en tre os va lo res (a es pé cie hu ma na per ce be me lhor as di fe ren ças vi su a is de com pri men to do que as de área). Além dis so, no caso de me di das de mé dia ou me di a na, não per mi te a in clu são de in di ca - do res da va ri a bi li da de (des vio-pa drão, quar til, am pli tu de etc.).

4)Uso equi vo ca do da es ta tís ti ca: o pes qui sa dor mos tra seus da dos, com di fe ren ça de cer ca de 20% en tre as mé di as, mas cu jos des vi os im pe - dem ace i tá-las como es ta tis ti ca men te di fe ren - tes en tre si. Ou seja, não ocor reu di fe ren ça es - ta tis ti ca men te sig ni fi ca ti va, mas o au tor pode fi car mo ti va do a di zer que a di fe ren ça é real e deve ser con si de ra da. Por exem plo, faz isso usan do o equi vo ca do ar gu men to de que, em ter - mos de pro du ção, a di fe ren ça per cen tu al é im - por tan te, mes mo não ten do sido de tec ta da ao ní vel es ta tís ti co. Gra ve erro! Se a di fe ren ça é es - ta tis ti ca men te não sig ni fi ca ti va, im pli ca que, ao re pe tir a si tu a ção, os da dos pos sam ter suas mé di as até in ver ti das (se A era ma i or que B, na re pe ti ção B pode ser ma i or que A). Isso pode ge - rar re co men da ções de con du tas com ple ta men te equi vo ca das, le van do a tra ta men tos ine fi ca zes ou até pre ju di ci a is. Se o re cur so es ta tís ti co foi con si de ra do apro pri a do, en tão o as su ma até o fi nal. Use a es ta tís ti ca, mas use-a cor re ta men - te.

5)Sím bo los va zi os: para re su mir con ce i tos, é co - mum os au to res usa rem abre vi a tu ras (por ex., UG, SNC, A, I etc.). Mas mu i tas ve zes usam sím bo los não ne ces sá ri os, ou mes mo sim bo lo - gia ina pro pri a da. O sím bo lo deve ser sim ples e de fá cil me mo ri za ção pelo le i tor. Por tan to, deve ha ver al gu ma li ga ção ló gi ca en tre ele e seu sig - ni fi ca do. Por exem plo, abre vi ar gru pos ex pe ri - men ta is por G-I, G-I, G-II e G-IV é com ple ta - men te fa lho nes se as pec to, pois fica di fí cil lem brar o que re pre sen tam. Mais elu ci da ti vo se ria ISO para re pre sen tar si tu a ção de iso la - men to e G5, G10 e G15 para os ca sos de agru - pa men to nas di fe ren tes den si da des (5, 10 e 15 ani ma is por es pa ço). O mes mo acon te ce na re - fe rên cia a grá fi cos. Uma fi gu ra pode con ter, por ex., dois grá fi cos (A e B). Na le gen da da fi gu ra o le i tor en con tra rá que A = ma chos e B = fê me as. Expe ri men te subs ti tu ir no grá fi co as le tras A e B pelo que re pre sen tam (ma chos e fê me as) e verá que a apre en são da in for ma ção é mu i to mais rá pi da e fá cil.

Redação

De nada vale um tex to bem es tru tu ra do em seu con te ú do e for mas grá fi cas, se a re da ção das fra ses é pre cá ria. A gra má ti ca de nos so idi o ma é com ple - xa e os tex tos ci en tí fi cos em re vis tas na ci o na is ge - ral men te apre sen tam er ros. Mas há al guns que são mais gri tan tes e co muns e de vem ser ne ces sa - ri a men te eli mi na dos. Lis ta mos aba i xo equí vo cos de re da ção que são mu i to fre qüen tes em ar ti gos pu bli ca dos em pe rió di cos na ci o na is. Alguns de les ex tra po lam nos sa gra má ti ca e são tam bém vá li dos na gra má ti ca in gle sa.

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